Questões sobre Administração de Marketing

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O conceito de "posicionamento" está relacionado à maneira como o profissional de marketing quer que sua instituição ou produtos sejam percebidos pelo mercado. Sobre o posicionamento de mercado, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Em primeiro lugar, a empresa deve analisar quais as alternativas de que o mercado dispõe para atender às suas demandas. Assim, identifica seus concorrentes e define como deverá apresentar sua oferta.

  • B.

    As alternativas disponíveis para posicionarmos produtos populares e serviços são as mesmas, contemplam os 4p´s e estão baseadas no produto em si.

  • C.

    Caso opte por uma estratégia de diferenciação, o profissional de marketing deve escolher a forma correta de comunicar ao mercado a forma distinta do seu produto em relação aos demais.

  • D.

    No setor de serviços, pode-se adotar o posicionamento por cortesia, caracterizado por ambientes prazerosos e funcionários bem apresentados, treinados e educados, como no caso dos maitres em restaurantes e os gerentes de empresas com os quais podemos conversar de forma mais descontraída e transparente sobre os detalhes dos serviços oferecidos.

  • E.

    A busca pela identificação do consumo do produto com um tipo de personalidade que seja cativante para um grupo de consumidores em particular é comum, em algumas campanhas, e pode ser importante em estratégias de posicionamento.

Sobre o ciclo de vida dos produtos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Quando o produto está em crescimento, a empresa deve investir no composto de promoção.

  • B.

    As empresas, geralmente, investem no desenvolvimento do produto para conquistar maiores mercados quando estão na fase de crescimento.

  • C.

    O declínio de um produto significa que há uma queda em suas vendas.

  • D.

    Quando se observa o início da queda de vendas de um produto, pode-se decidir sobre sua revitalização ou sobre sua saída do mercado.

  • E.

    O melhor momento para se realizar um investimento em produção ocorre no período de maturidade.

De acordo com sua durabilidade e tangibilidade, os produtos podem ser classificados em três grupos: bens duráveis, bens não duráveis e serviços. Quanto às características dos elementos desses grupos, está CORRETO afirmar que:

  • A.

    Os serviços têm como características serem separáveis, invariáveis e estocáveis.

  • B.

    Os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente.

  • C.

    A tangibilidade não é uma das características dos serviços.

  • D.

    Os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos.

  • E. Os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.

A organização CPC Construções, do ramo de construção civil desagregou suas principais funções, transferindo-as para empresas separadas, ficando responsável exclusivamente pela coordenação dos serviços de engenharia, vendas, controle de estoque, contabilidade, entre outros.

Em tal contexto, é correto afirmar que a nova estrutura da organização é essencialmente

  • A. funcional, pois as demais organizações assumiram as funções principais da CPC Construções.
  • B. matricial, pois a CPC Construções passou a ser a matriz das demais organizações.
  • C. por equipe, pois as demais organizações passaram a compor a equipe da CPC Construções.
  • D. de estrutura de assessoria, pois as organizações vinculadas são altamente especializadas.
  • E. de redes, pois transfere a terceiros as atividades principais da organização, vinculadas sob contratos e conectadas, geralmente, por meio de tecnologias da informação (TI).

Julgue os itens a seguir, relativos ao marketing.

O papel das relações públicas no composto de marketing é proporcionar resultados de vendas mais imediatos, contemplando demonstrações nos pontos de venda, liquidações ou vendas especiais e distribuição de amostras grátis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Prahalad e Hamel consideram que para ser chave as competências deveriam responder aos critérios de oferecer reais benefícios para:

  • A.

    os consumidores, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • B.

    a estrutura social, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • C.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso a diferentes mercados;

  • D.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso ao mercado alvo das organizações;

  • E.

    os stakeholders (sem tradução, mas em tradução livre seriam as pessoas e organizações com algum interesse negocial na empresa), ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados.

Desejos são as necessidades humanas moldadas por elementos socioculturais. Quando viabilizados pelo poder de compra dos consumidores, desejos tornam-se

  • A. demandas.
  • B. segmentos de mercado.
  • C. mercado-alvo.
  • D. ofertas.
  • E. posicionamento de mercado.

Com relação à tarefa de se determinar o preço de um produto ou serviço, é INCORRETO afirmar que os descontos

  • A. podem comprometer os lucros da organização no longo prazo.
  • B. minam a percepção de valor das ofertas por parte dos clientes.
  • C. habituam os clientes a esperar melhores negócios e novas concessões.
  • D. desperdiçam verbas quando não aplicados corretamente.
  • E. representam estratégias difíceis de serem copiadas pela concorrência.

Considere as afirmações abaixo, sobre administração da força de vendas.

I – Por causa da complexidade dos mercados e do aumento da competitividade, nos dias de hoje, os vendedores devem se dedicar exclusivamente à tarefa de vender.

II – Ao definir os objetivos específicos de suas forças de vendas, as empresas devem considerar diversos fatores, dentre eles os tipos de produtos e de clientes.

III – Um erro na administração da força de vendas baseada em território é esperar que os vendedores atendam a todas as contas possíveis na área em que atuam.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. I, II e III.

Em uma palestra para profissionais de logística, uma especialista explicava os três tipos de canais de marketing utilizados pelas empresas para atingirem um mercado-alvo. Ela se referia aos canais de:

  • A. comunicação, distribuição e serviços.
  • B. transporte, armazenagem e entrega.
  • C. vendas, contato e entrega de valor.
  • D. distribuição própria, contratual e por multicanais.
  • E. varejo, atacado e venda direta.
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