Questões sobre Administração de Marketing

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No que se refere à análise de mercado, julgue os itens subsequentes.

A estratégia de segmentação de não-diferenciação é aquela em que a empresa opta por explorar todo o seu mercado potencial, em todas as regiões geográficas possíveis, valendo-se de um plano de marketing, único e válido para todo o mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, vem ganhando destaque nas discussões entre governos e empresas o tema do consumerismo, que significa um(a)

  • A. credo econômico e social que encoraja as pessoas a aspirar ao consumo, independente das consequências.
  • B. fenômeno característico da sociedade contemporânea ocidental, com origens no advento da produção em massa.
  • C. perspectiva que visa a tornar os consumidores menos dependentes do consumo e mais racionais em suas escolhas.
  • D. tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que não agridam o meio ambiente.
  • E. aquisição desmedida de produtos baseada nas facilidades de crédito e no fascínio gerado pela publicidade.

Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que

  • A. forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
  • B. esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
  • C. a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
  • D. a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
  • E. toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing.

Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I – As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II – As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III – Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV – A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K – preço;

L – posicionamento;

M – promoção;

N – produto;

O – praça;

P – pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é

  • A. I – K; II – N; III – M; IV – O.
  • B. I – L; II – M; III – N; IV – P.
  • C. I – M; II – L; III – O; IV – N.
  • D. I – N; II – K; III – P; IV – L.
  • E. I – O; II – P; III – L; IV – M.

A figura acima representa a estrutura de custos associados às atividades primárias de duas empresas de porte e mercado semelhantes. Elas são fabricantes de doces vendidos no varejo em padarias, lojas de conveniências e lanchonetes, etc. Considere que o fabricante X tinha uma variedade maior de produtos do que o Y, enquanto o fabricante Y tinha uma política de diminuir custos das matérias-primas por meio da compra de grandes lotes. O fabricante X utiliza a estratégia genérica de diferenciação, enquanto o fabricante Y fez uma opção estratégica por liderança em custos. Considerando o modelo da cadeia de valor de Porter e os dados da figura, infere-se que os custos

  • A. com as promoções e a propaganda do fabricante X são menores devido a maior exposição no ponto de venda, consequência do espaço ocupado pela variedade de itens.
  • B. com a obtenção e os estoques de matérias-primas do fabricante Y são maiores devido ao tamanho dos lotes de compra.
  • C. de distribuição do fabricante Y são menores em consequência da menor variedade de matérias-primas e do maior lote de compras.
  • D. de fabricação e os processos operacionais do fabricante X são maiores devido à maior variedade e complexidade na gestão de produção
  • E. de publicidade do fabricante X são maiores em função da necessidade de informar características do portfólio de produtos

A etapa em que o órgão de compras assegura-se de que a entrega do material será feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas denomina- se

  • A.

    análise de valor.

  • B.

    recebimento de materiais.

  • C.

    pesquisa e seleção de fornecedores.

  • D.

    seguimento de pedidos.

  • E.

    análise das requisições.

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, III, IV e V, apenas.

  • E.

    II, IV e V, apenas.

Considere as seguintes afirmações em relação à análise de ambiente:

I. A abordagem projetiva do ambiente baseia-se na projeção dos dados atuais para o futuro a partir da utilização de técnicas quantitativas, sendo utilizada principalmente para situações em que as mudanças não são previsíveis.

II. A abordagem prospectiva do ambiente consiste na elaboração de um cenário futuro a partir da utilização de modelos de julgamento, pareceres de profissionais e opinião de executivos.

III. A construção de cenários baseia-se na descrição de futuros alternativos e divergentes e pode ser apresentada por meio de um enredo que aponte mudanças evolutivas, em geral por crescimento ou decadência, ou um roteiro baseado em ciclos econômicos.

IV. A identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades.

V. A identificação de um ponto forte e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que podem ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

O ciclo de compras envolve correta e sequencialmente as etapas apresentadas em

  • A.

    1. Negociação com fornecedor

    2. Seleção de fornecedor

    3. Requisição do material

    4. Análise da Solicitação

    5. Acompanhamento

    6. Controle do recebimento

  • B.

    1. Seleção de fornecedor

    2. Requisição do material

    3. Análise da Solicitação

    4. Negociação com fornecedor

    5. Acompanhamento da compra

    6. Controle do recebimento

  • C.

    1. Requisição do material

    2. Análise da Solicitação

    3. Seleção de fornecedor

    4. Negociação com fornecedor

    5. Acompanhamento da compra

    6. Controle do recebimento

  • D.

    1. Requisição do material

    2. Análise da Solicitação

    3. Negociação com fornecedor

    4. Seleção de fornecedor

    5. Controle do recebimento

    6. Acompanhamento da compra

  • E.

    1. Análise da Solicitação

    2. Requisição do material

    3. Seleção de fornecedor

    4. Negociação com fornecedor

    5. Controle do recebimento

    6. Acompanhamento da compra

Com relação aos conceitos de mix de marketing, associe os 4P's da coluna da esquerda, com seus aspectos na coluna da direita.

Estão corretas as associações

  • A. I - P, III - R, IV - T.
  • B. I - Q, II -P, III - R.
  • C. I - S, II - Q, IV - R.
  • D. II - Q, III - P, IV - S.
  • E. II - R, III - P, IV - Q.
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