Questões sobre Administração de Marketing

Lista completa de Questões sobre Administração de Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura acima ilustra as fases do ciclo de vida de um produto. De acordo com Kotler, qual estratégia é mais adequada para a fase 1?

  • A. Ampliar atendimento e garantias.
  • B. Diversificar marcas e modelos.
  • C. Descontinuar oferta do produto.
  • D. Oferecer ampliações do produto.
  • E. Oferecer produto básico.

Uma das abordagens mais populares do marketing é aquela que o considera como um processo de decisões gerenciais – a administração de marketing. Para suporte à decisão empresarial de Marketing, são necessários dados e informações que podem ser obtidos por meio dos processos de pesquisa de Marketing e pelos Sistemas de Informações de Marketing e Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing]. Uma das diferenças entre os Sistemas de Informação de Marketing e os Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing] é que no segundo:

  • A.

    há uma clara focalização nas responsabilidades, estilos e necessidades de informação de cada decisor;

  • B.

    há melhorias significativas na qualidade das decisões em função do esclarecimento do significado dos dados brutos;

  • C.

    são utilizadas redes de comunicação para acesso priorizado aos bancos de dados;

  • D.

    há maior adaptabilidade às mudanças no ambiente por ser aplicável a problemas não estruturados;

  • E.

    é possível trabalhar volumes de dados significativamente maiores que no primeiro.

Dentre as diversas características da Comunicação Integrada de Marketing, podem ser citadas:

  • A.

    a utilização dos compostos de produto, preço, praça e promoção;

  • B.

    a consideração sobre as necessidades dos clientes, sobre o comportamento de compra e o estudo da concorrência e do consumo;

  • C.

    a utilização da propaganda, da promoção de vendas, do marketing direto e da venda pessoal;

  • D.

    o foco no cliente, no concorrente, na rentabilidade no longo prazo e no trabalho interfuncional;

  • E. a influência sobre o comportamento, a busca pela sinergia entre todos os elementos de comunicação e a contribuição na construção de relacionamentos.

Apesar de similares, os processos de Auditoria de Marketing e de Análise da Situação (ou do Ambiente) apresentam diferenças importantes. Dentre os diversos aspectos que permitem distinguir o primeiro (Auditoria) do segundo (Análise) pode-se citar:

  • A.

    a abrangência – mais restrita no primeiro que no segundo;

  • B.

    a frequência – menor no primeiro que no segundo;

  • C.

    o grau de personalização – maior no primeiro que no segundo;

  • D.

    a ocorrência – rotineira no primeiro e eventual no segundo;

  • E.

    a profundidade da análise – maior no primeiro que no segundo.

A respeito de administração de marketing, julgue os itens de 111 a 115.

O marketing mix, também chamado de composto de marketing, é o conjunto de instrumentos controláveis em que se pode obter o melhor ajuste entre a oferta do produto ao mercado e a demanda existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma moradora de bairro popular recém-criado em uma cidade do interior passou por variados sentimentos acerca do seu relacionamento com a empresa municipal de águas e saneamento. Seu bairro, até o mês de junho de 2009, não tinha água encanada nem sistema de esgoto, nem informações de quando a implantação ocorreria.

Com referência a essa situação hipotética, cada um dos itens subsequentes apresenta uma situação, também hipotética, relativa ao tema do atendimento ao cliente, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Interessada em adquirir um equipamento de controle de água digitalizado oferecido pela empresa, a moradora procurou mais informações, a partir das quais concluiu não possuir recursos suficientes e, portanto, nenhuma possibilidade de aquisição. Nessa situação, a moradora pode ser considerada como uma cliente efetiva para o referido produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação integrada de marketing é uma expansão do elemento de promoção do mix de marketing. Ela é essencialmente o reconhecimento da importância de comunicar uma mesma mensagem para os mercados-alvo. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Relações públicas traduzem-se na correta utilização de técnicas de atendimento ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.

Se uma empresa sustenta suas ações de atendimento na crença de que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores, além das características inovadoras, então a orientação dessa empresa para o mercado é focada na melhoria das suas vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento trouxe grandes alterações no ambiente das organizações, tais como a globalização, o acirramento da competição, a necessidade de constantes inovações, o controle apurado sobre os custos, a melhoria na qualidade e a eficiência no atendimento de seus clientes. Acerca das alterações no ambiente das organizações provocadas pelo desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

As organizações devem adequar-se rapidamente às alterações necessárias para atender às novas necessidades de mercado, investindo mais recursos na ampliação dos serviços prestados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Também conhecidas como Composto Promocional, ferramentas de promoção ou comunicação integrada em marketing, as seguintes atividades são utilizadas, com exceção de:

  • A.

    Descontos e reduções

  • B.

    Relações Públicas

  • C.

    Merchandising

  • D.

    Propaganda

  • E.

    Marketing direto

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...