Questões sobre Administração de Marketing

Lista completa de Questões sobre Administração de Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao marketing aplicado às unidades de informação, julgue os itens a seguir.

Segundo Kotler, citado por Amaral, a diferença entre o marketing não-diferenciado e o marketing diferenciado, aplicados às unidades de informação, é que o segundo não faz a segmentação de mercado e age como se sua oferta possuísse um grande e idêntico atrativo para todos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que se estabeleça uma estratégia de marketing eficiente em uma unidade de informação, é necessário dignóstico estrutural por meio de

  • a.

    tecnologias e metodologia.

  • b.

    tecnologias e estado-da-arte.

  • c.

    comunicação e tecnologias.

  • d.

    estado-da-arte e comunicação.

  • e.

    comunicação e metodologia.

O mix de marketing é definido como o grupo de variáveis controláveis que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja do mercado alvo; podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como "quatro P's". Ao manter uma rede de distribuidoras vendendo os vários modelos de carros da empresa, distribuidoras essas que são selecionadas com cuidado e que recebem a ajuda constante da empresa, a Ford está explorando a variável:

  • A. produto;
  • B. preço;
  • C. praça;
  • D. promoção;
  • E. procura.

A empresa Kodak, com seu negócio de filmes, preocupa-se com o crescimento de seu concorrente Fuji. Mas enfrenta a ameaça muito maior dos recentes progressos tecnológicos da "câmera sem filme", já vendida pela Canon e pela Sony. Uma câmera sem filme é de fato uma grande ameaça para a Kodak. Esse fator deve ser detectado e analisado na fase de:

  • A. determinação de quais concorrentes devem ser atacados e evitados;
  • B. determinação dos objetivos dos concorrentes;
  • C. identificação das estratégias dos concorrentes;
  • D. avaliação das forças e fraquezas dos concorrentes;
  • E. identificação dos concorrentes da empresa.

A dissonância pós-compra ocorre quando o consumidor:

  • A.

    ouve opiniões desfavoráveis sobre marcas não compradas;

  • B.

    percebe bem a diferença entre as marcas antes de efetuar a compra;

  • C.

    não está envolvido com a compra por ser ela barata;

  • D.

    após a compra nota certas desvantagens na marca comprada;

  • E.

    não consegue pagar a mercadoria

A técnica amostral ideal para se obter uma amostra representativa do universo pesquisado, mas que é impraticável quando a população é muito grande, uma vez que inviabiliza a aplicação de tabelas de números aleatórios, é a amostragem probabilística:

  • A.

    por conveniência;

  • B.

    simples;

  • C.

    por cota;

  • D.

    por conglomerado;

  • E.

    por julgamento.

O método de coleta de dados mais utilizado em pesquisa de marketing é:

  • A.

    observação;

  • B.

    telefônico;

  • C.

    por correspondência;

  • D.

    inquérito pessoal;

  • E.

    via internet.

Dos estágios envolvidos na preparação de um efetivo sistema de gestão de fluxo, aquele que engloba essencialmente um estudo de mercado e, conseqüentemente, entra no escopo do marketing é o estágio de:

  • A.

    considerações logísticas no projeto do produto;

  • B.

    definição de objetivos;

  • C.

    projeto dos sistemas de informação;

  • D.

    projeto de um sistema físico;

  • E.

    projeto do sistema de gestão.

O gerente de marketing de uma empresa francesa do setor de embalagem procura desenvolver, junto à sua equipe, um marketing orientado para produto. Isto significa dizer que

  • A.

    os consumidores, via de regra, dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.

  • B.

    a empresa deve ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.

  • C.

    a empresa deu garantia de que seus produtos ofereçam qualidade e desempenho superiores e que tenham características inovadoras.

  • D.

    os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

  • E. a tarefa da organização é atender às necessidades da sociedade como um todo.

Uma empresa está se programando para lançar um novo modelo de máquina fotográfica, semiprofissional e subaquática, para um público adepto de esportes radicais aquáticos, mas que não quer perder a qualidade de suas fotos. Considerando tais características, assinale a alternativa que contém o tipo de mídia mais adequado para este lançamento.

  • A.

    Jornal: devido à boa cobertura de mercado local, ampla aceitação, bom nível de qualidade de reprodução, o que permitirá uma melhor visualização do produto.

  • B.

    Rádio: mesmo sem mostrar a imagem do produto, pode ser o meio mais adequado devido ao alto grau de seletividade geográfica e demográfica.

  • C.

    Páginas amarelas: pela alta credibilidade e ampla cobertura.

  • D.

    Televisão: por combinar visão, som, movimento, apela para os sentidos, alta repetição e alta cobertura.

  • E.

    Mala direta:por ser um meio de baixo custo, com alto grau de retorno e seletividade de público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...