Questões sobre Avaliação de Desempenho

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A gestão de resultados na produção de serviços públicos representa uma importante mudança de paradigma na atuação governamental. Uma das dimensões do tema é a utilização de indicadores no processo de avaliação dos resultados, os quais

  • A. possuem função descritiva de determinado objetivo, e não valorativa.
  • B. traduzem objetivos em medidas concretas, fornecendo informação mensurável.
  • C. fixam as ações estratégicas da organização que devem figurar no planejamento.
  • D. são medidas adotadas para ações de curto prazo, enquanto as metas são destinadas àquelas de longo prazo.
  • E. dizem respeito exclusivamente à mensuração de desempenho para fixação da remuneração variável.

Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas termoelétricas está em processo de expansão para a América Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência “articulação internacional” foi incluída no seu modelo de gestão e desdobrada em competências de nível individual. Foram mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos do contexto cultural da América Latina e disposição para cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas:

  • A. treinamento em sala de aula; ensino à distância (EAD);
  • B. treinamento no cargo; jogos de empresas;
  • C. treinamento em sala de aula; treinamentos experienciais;
  • D. treinamento no cargo; exercícios de simulação de papéis;
  • E. ensino à distância (EAD); atribuição de projetos.

A Alfa é uma empresa pública de grande porte. Seu sistema de avaliação de desempenho envolve a área de recursos humanos e as áreas funcionais da empresa, fazendo uso do método da pesquisa de campo. Além de permitir envolver os gerentes de linha e de staff no processo de avaliação de desempenho, o método apresenta, como outro ponto positivo:

  • A. participação ativa do avaliado;
  • B. ênfase no alcance de resultados;
  • C. baixo custo operacional;
  • D. feedback rápido ao avaliado;
  • E. facilidade de aplicação.

A Beta é uma empresa fabricante de produtos de limpeza que adota estratégia conservadora e defensiva, com ênfase na eficiência dos processos produtivos. Seu sistema de avaliação de desempenho é voltado para a comparação com padrões de trabalho e apoiado em dois métodos: escalas gráficas e incidentes críticos. É um aspecto positivo de cada método, respectivamente:

  • A. facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários; facilidade de utilização;
  • B. evitar o efeito de generalização (efeito halo) na avaliação; facilidade na retroação de dados ao avaliado;
  • C. enfatizar o alcance de resultados; cobrir múltiplos aspectos do desempenho;
  • D. permitir a participação do avaliado; facilidade de interpretação das informações;
  • E. objetividade na avaliação do desempenho; destaque aos desempenhos excepcionais.

O processo de avaliação de perfil de um profissional exige muito cuidado e possui alta dependência da capacitação dos avaliadores. Para assegurar resultados eficazes ao estruturar um processo seletivo, a área de RH deve EVITAR:

  • A. Vários avaliadores no mesmo processo.
  • B. Processos rápidos, de curta duração.
  • C. Procedimentos e tratamentos estatísticos.
  • D. Vieses de avaliação e interferências subjetivas.
  • E. Escalas de competências corporativas.

São fatores correlatos: o baixo nível de satisfação no trabalho e

  • A. a baixa criticidade.
  • B. a baixa criatividade.
  • C. o baixo nível hierárquico.
  • D. o baixo absenteísmo.
  • E. a baixa produtividade.

Testes ou instrumentos para realizar uma avaliação profissional com alto grau de confiabilidade necessitam ser pautados em

  • A. conteúdo do país em que é utilizado e tratamento estatístico.
  • B. aplicadores qualificados com domínio do conteúdo.
  • C. "n" > 10 e curva normal.
  • D. validação global e análise de significado.
  • E. validação no país em que é utilizado.

No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue os itens subsecutivos. A avaliação de desempenho objetiva identificar as falhas e os erros ocorridos durante os processos, a fim de comparar o padrão final e o padrão inicialmente estabelecido para os resultados gerais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue os itens subsecutivos. Ações disciplinares positivas ou negativas são medidas que podem causar mudanças significativas no comportamento de um indivíduo, resultando, inclusive, em melhor desempenho de suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Avaliação de Desempenho − AD é INCORRETO afirmar:

  • A. Um sistema formal de AD tem como um dos objetivos validar ferramentas de seleção, por exemplo, um programa de testes.
  • B. O método Escala Gráfica é caracterizado pela comparação entre um e outro empregado ou entre o empregado e o grupo em que ele atua.
  • C. Uma das desvantagens nos sistemas de avaliação de desempenho é a subjetividade aplicada pelos avaliadores, ocasionando erros no preenchimento das avaliações.
  • D. Um dos efeitos provocados nos modelos de AD é chamado de Tendência Central, caracterizado por um erro, ou vício, do avaliador em avaliar todos na média.
  • E. O método Escolha Forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de frases positivas ou negativas que descrevem os aspectos do comportamento do avaliado.
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