Questões sobre Avaliação de Desempenho

Lista completa de Questões sobre Avaliação de Desempenho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho. As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é essencial para se saber como os trabalhos estão sendo realizados e verificar se são necessárias correções. Uma das principais razões que explicam a preocupação com a avaliação do desempenho é

  • A. justificar uma demissão.
  • B. identificar os pontos fortes e frágeis, que não devem ser do conhecimento do empregado.
  • C. investigar que tipo de exigência de ingresso a empresa deve estabelecer.
  • D. verificar qual é o grau de descontentamento do empregado com o salário.
  • E. conhecer a percepção do grupo em relação a cada empregado, sem que o empregado tenha acesso a essas informações.

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue os itens subsequentes. Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Haja vista que, atualmente, se reconhece que as tecnologias de gestão de desempenho e de competências são similares, porquanto pressupõem o alinhamento entre comportamentos individuais e objetivos e resultados organizacionais, assinale a opção correta, a respeito da avaliação de desempenho.

  • A. O feedback gerencial e a revisão dos planos de trabalho devem ser executados ao final dos ciclos avaliativos, quando há evidências suficientes sobre os desempenhos individuais e coletivos, pois, se forem executados durante os ciclos, resultarão em erros de leniência, severidade e tendência central.
  • B. Se as avaliações de desempenho focalizam os comportamentos necessários à consecução de objetivos e resultados individuais e organizacionais, então é correto afirmar que resultados inapropriados se devem ou a fatores relativos às tarefas ou a características dos próprios trabalhadores.
  • C. Embora assentadas em pressupostos similares, a gestão do desempenho e a gestão de competências se distinguem no seguinte: aquela avalia os empregados a partir dos resultados de seus trabalhos; esta considera os conhecimentos, as habilidades e as atitudes individuais necessários ao trabalho.
  • D. Gerir o desempenho humano no trabalho implica a adoção tanto de práticas de monitoramento de comportamentos e resultados, tais como as técnicas de incidentes críticos e de autorregistros, quanto de avaliação, como, por exemplo, os métodos de escala gráfica, de observação comportamental e de padrão misto.
  • E. Resultados de avaliações que indiquem deficiências de desempenho decorrentes das características dos trabalhadores devem ser tratados a partir de planos de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Existem vários métodos de avaliação de desempenho de um funcionário em uma organização. Sobre esse assunto leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O método dos Incidentes Críticos trata de um sistema baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentando nas linhas os fatores de avaliação do desempenho e nas colunas o grau de satisfação.

II. O método da Escolha Forçada é o método desenvolvido por especialistas das Forças Armadas Americanas e baseia-se no fato de que no comportamento humano existem características externas capazes de levar a resultado positivo ou negativo.

  • A. Todas as afirmações estão corretas.
  • B. Nenhuma das afirmações está correta.
  • C. Somente a afirmação I está correta.
  • D. Somente a afirmação II está correta.

Assinale a opção correta a respeito de indicadores de desempenho.

  • A. As variáveis que compõem um indicador de desempenho são custo, tempo e qualidade.
  • B. Para melhorar a qualidade dos serviços prestados por determinada organização, um indicador que pode ser considerado é o índice que mede a reclamação dos usuários.
  • C. Os indicadores de desempenho não são úteis para a tomada de decisão.
  • D. Os valores do índice e da meta associada são suficientes para o entendimento do significado de determinado indicador de desempenho.
  • E. Uma das dimensões dos indicadores de desempenho é a eficiência, que mede a conformidade com critérios e padrões de qualidade e excelência.

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Por incentivar a integração de gestores e funcionários no planejamento, na implementação, no monitoramento e na revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho, a avaliação 360º constitui alternativa técnica de superação de erros como, por exemplo, a leniência, a severidade, o efeito halo e a tendência central.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os métodos de avaliação de desempenho mais tradicionais têm como característica o papel passivo do avaliado, enquanto os métodos contemporâneos preconizam a participação deste como agente ativo do processo avaliatório, tal como ocorre na avaliação

  • A. 360°, ou circular, onde recebe feedbacks dos agentes com quem se relaciona e o critério de escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
  • B. Critical Path Method − CPM, que identifica e trabalha os pontos fracos do avaliado com o objetivo de atingir um nível desejável de desempenho.
  • C. Escala Gráfica, na qual o avaliado recebe, ao final, uma orientação quanto ao seu posicionamento no ranking da organização.
  • D. Escolha Forçada, onde o avaliado é exposto a diversas situações hipotéticas e deve demonstrar suas habilidades e competências para o correspondente enfrentamento.
  • E. Diagrama de Ishikawa, que situa o avaliado no centro de um conjunto de stakeholders (agentes relacionados com a organização).

O laboratório clínico XYZ atua em uma cidade de médio porte há mais de vinte anos, dominando o mercado local sem nenhum concorrente capaz de ameaçar sua posição. Há um ano, foi inaugurada na cidade a filial de uma grande rede de laboratórios de abrangência nacional. Desde a chegada desse concorrente, o XYZ vem percebendo um aumento significativo do número de reclamações dos clientes sobre demora no atendimento, mau tratamento dispensado pelos funcionários e mesmo quanto ao preço cobrado pelos serviços. A presidente do XYZ reconhece que, embora a qualidade técnica dos serviços prestados seja indiscutível, a posição de liderança no mercado criou uma “zona de conforto” que resultou em uma cultura reativa, caracterizada pela falta de foco no cliente e pela acomodação dos funcionários e das lideranças do XYZ. Ela gostaria de transformar a cultura do laboratório, de forma a torná-la mais responsiva aos clientes e, assim, garantir o sucesso do XYZ no longo prazo. Para tal, seriam ações gerenciais adequadas, entre outras:

  • A. adotar uma estrutura mais flexível e baixar os preços, adequando-os à concorrência;
  • B. rever os critérios de avaliação de desempenho, destacando aspectos comportamentais, como empenho e comprometimento;
  • C. ampliar o quadro de funcionários, com novas competências, e investir na melhoria do clima organizacional;
  • D. criar regras e regulamentos que detalhem claramente as atribuições e responsabilidades de cada funcionário;
  • E. promover rotatividade dos cargos e gestão participativa, como forma de estimular a comunicação e o feedback rápido.

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

  • A. produz efeito de generalização (efeito halo);
  • B. superficialidade e subjetividade na avaliação;
  • C. considera apenas o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim;
  • D. custo operacional elevado;
  • E. considera poucos aspectos do desempenho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...