Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador

  • A. utiliza uma tabela de dupla entrada e avalia o desempenho por meio de fatores previamente definidos e graduados.
  • B. elenca fatores de desempenho a serem considerados (check-list), atribuindo uma avaliação quantitativa a cada um deles.
  • C. leva em conta aspectos excepcionalmente positivos e excepcionalmente negativos do avaliado.
  • D. utiliza blocos de frases, realizando uma escolha forçada daquela que melhor se aplica ao avaliado de acordo com o quesito escolhido.
  • E. busca feedbacks (retornos) de todos os agentes relacionados com a organização a respeito da atuação do avaliado.

Ao final do semestre, o gestor recebeu as avaliações de desempenho de seus subordinados. Em cada documento havia uma descrição das atividades realizadas pelos funcionários que foram especialmente eficazes ou ineficazes.

Esse método de avaliação é denominado método de

  • A. traços e metas
  • B. escopo limitado
  • C. incidentes críticos
  • D. fatos e ocorrências
  • E. escalas de mensuração

O desempenho de qualquer grupo é afetado por diversos fatores, além dos motivos da formação e das etapas de desenvolvimento.

Três fatores básicos que contribuem para o desempenho de um grupo são:

  • A. coesão, folga social e conformidade
  • B. coesão, composição e rotatividade
  • C. folga social, conformidade e status
  • D. composição, tamanho e normas
  • E. normas, tamanho e rotatividade

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem. A avaliação de desempenho centrada em traços individuais é comum em empresas orgânicas, ao passo que a centrada em resultados geralmente é adotada por empresas burocráticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem. Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem. O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens que se seguem. Se utilizada com foco na individualização do trabalho, a avaliação de desempenho passa a reforçar o controle psicossocial da organização sobre seus funcionários, o que vai de encontro à visão moderna de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em serviços de informação, os indicadores de desempenho qualitativos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os indiretos são aqueles que

  • A. refletem o valor agregado pelo profissional da informação.
  • B. estão ligados à qualidade e ao número de fontes de informação escolhidas.
  • C. representam a medida de notoriedade do serviço.
  • D. estão ligados à satisfação do usuário.
  • E. podem ser definidos por uma unidade de contagem.

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas. A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes é suficiente para alinhar uma gestão de desempenho de pessoas por competências aos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os métodos de avaliação de desempenho ordinariamente aplicados podem se basear em metodologias que levam em conta medidas subjetivas, baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado, ou, em medidas objetivas, com foco na mensuração do desempenho propriamente dito. Constituem exemplos de metodologias que representam essas duas diferentes perspectivas, respectivamente,

  • A. Avaliação 3D e Lista de Verificação.
  • B. Escala Gráfica e Avaliação 360º
  • C. Comparação de Pares e Pesquisa de Campo.
  • D. Incidentes Críticos e Escolha Forçada.
  • E. Lista de Verificação e Escala Gráfica.
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