Lista completa de Questões sobre Avaliação de Desempenho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:
o significado do trabalho.
a estratégia organizacional.
o sistema de recompensas e punições da organização.
o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.
a convergência entre valores pessoais e organizacionais.
Escolha a opção que expressa corretamente medidas objetivas de desempenho.
Escalas gráficas.
Método de classificação.
Absenteísmo e produtividade.
Escalas de incidentes críticos
Distribuição forçada.
Pode-se afirmar que a avaliação é uma ferramenta fundamental na gestão orientada para resultados. Mas vários aspectos metodológicos precisam ser considerados, sob pena de se incorrer em erros que ao final do processo não trarão à organização um retrato fidedigno de sua performance. Alguns desses erros estão citados a seguir, exceto:
o não envolvimento de gestores no processo avaliativo.
o envolvimento de executores no processo avaliativo.
a aplicação sem regularidade, tanto no tempo quanto no uso de metodologias, impossibilitando a construção de séries históricas da evolução dos indicadores de desempenho.
avaliação da performance da empresa sem levar em conta os indicadores anteriormente definidos como medidas de desempenho nos processos de planejamento.
perguntar, em um processo de avaliação de performance, apenas: "conseguimos ou não os resultados esperados?", esquecendo-se de continuar elaborando novos questionamentos, tais como "O que funcionou e o que não funcionou na execução das ações do programa ou plano?".
As avaliações de desempenho pautadas nas competências requeridas para pessoas e grupos favorecem o crescimento dos funcionários e o desenvolvimento organizacional. Nessa medida, a certificação por competências representa:
o estímulo ao desenvolvimento de carreira.
a busca pelas melhores práticas da concorrência
a garantia de entrada no mercado internacional.
o grau de aperfeiçoamento dos processos de negócios.
o nível de formação do quadro funcional.
A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)
aplicação de critérios-padrão
construção de carreira em parceria.
avaliação em regime secreto.
superdimensionamento das metas.
processo decisório centralizado.
A avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais. De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001), para que a avaliação de desempenho seja realizada em um clima de respeito e credibilidade, é necessário observar os seguintes fatores:
iniciativa, comprometimento, reconhecimento, eficiência e cooperação.
cooperação, produtividade, absenteísmo e autodesenvolvimento
criatividade, promoção, cooperação, reconhecimento e produtividade
produtividade, iniciativa, cooperação, absenteísmo e autodesenvolvimento.
promoção, motivação, produtividade, eficiência e iniciativa.
A avaliação de desempenho funcional permite à organização:
identificar pontos fortes e fracos do quadro de pessoal.
rever a relação estabelecida com a rede de colaboradores.
identificar os interesses dos clientes internos.
reavaliar os processos de infra-estrutura.
reavaliar os indicadores de desempenho funcional.
As práticas tradicionais de avaliação de desempenho, ao classificar o melhor ou o pior profissionalmente, fomentam a(o):
redução do absenteísmo.
procura do autodesenvolvimento.
criatividade, a iniciativa e a ousadia.
competição entre os funcionários.
estabelecimento de espírito de corpo.
Até há pouco tempo, os supervisores não eram avaliados por seus funcionários. Atualmente, esse tipo de avaliação é considerado de grande valor. Dessa forma, Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) sugerem que sejam contemplados os seguintes fatores:
autoridade; competência; habilidade; tirocínio; energia.
abertura; dinamismo; assertividade; delegação; competência.
criatividade; liderança; compreensão; orientação; confiança
orientação; competência; abertura; delegação; criatividade.
assertividade; companheirismo; energia; confiança; delegação.
Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
leniência
eqüifinalidade
falsidade
obstáculos interpessoais
efeito de halo (ou efeito halo)
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