Questões sobre Avaliação de Desempenho

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As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:

  • A.

    o significado do trabalho.

  • B.

    a estratégia organizacional.

  • C.

    o sistema de recompensas e punições da organização.

  • D.

    o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.

  • E.

    a convergência entre valores pessoais e organizacionais.

Escolha a opção que expressa corretamente medidas objetivas de desempenho.

  • a.

    Escalas gráficas.

  • b.

    Método de classificação.

  • c.

    Absenteísmo e produtividade.

  • d.

    Escalas de incidentes críticos

  • e.

    Distribuição forçada.

Pode-se afirmar que a avaliação é uma ferramenta fundamental na gestão orientada para resultados. Mas vários aspectos metodológicos precisam ser considerados, sob pena de se incorrer em erros que ao final do processo não trarão à organização um retrato fidedigno de sua performance. Alguns desses erros estão citados a seguir, exceto:

  • A.

    o não envolvimento de gestores no processo avaliativo.

  • B.

    o envolvimento de executores no processo avaliativo.

  • C.

    a aplicação sem regularidade, tanto no tempo quanto no uso de metodologias, impossibilitando a construção de séries históricas da evolução dos indicadores de desempenho.

  • D.

    avaliação da performance da empresa sem levar em conta os indicadores anteriormente definidos como medidas de desempenho nos processos de planejamento.

  • E.

    perguntar, em um processo de avaliação de performance, apenas: "conseguimos ou não os resultados esperados?", esquecendo-se de continuar elaborando novos questionamentos, tais como "O que funcionou e o que não funcionou na execução das ações do programa ou plano?".

As avaliações de desempenho pautadas nas competências requeridas para pessoas e grupos favorecem o crescimento dos funcionários e o desenvolvimento organizacional. Nessa medida, a certificação por competências representa:

  • A.

    o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

  • B.

    a busca pelas melhores práticas da concorrência

  • C.

    a garantia de entrada no mercado internacional.

  • D.

    o grau de aperfeiçoamento dos processos de negócios.

  • E.

    o nível de formação do quadro funcional.

A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)

  • A.

    aplicação de critérios-padrão

  • B.

    construção de carreira em parceria.

  • C.

    avaliação em regime secreto.

  • D.

    superdimensionamento das metas.

  • E.

    processo decisório centralizado.

A avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais. De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001), para que a avaliação de desempenho seja realizada em um clima de respeito e credibilidade, é necessário observar os seguintes fatores:

  • A.

    iniciativa, comprometimento, reconhecimento, eficiência e cooperação.

  • B.

    cooperação, produtividade, absenteísmo e autodesenvolvimento

  • C.

    criatividade, promoção, cooperação, reconhecimento e produtividade

  • D.

    produtividade, iniciativa, cooperação, absenteísmo e autodesenvolvimento.

  • E.

    promoção, motivação, produtividade, eficiência e iniciativa.

A avaliação de desempenho funcional permite à organização:

  • A.

    identificar pontos fortes e fracos do quadro de pessoal.

  • B.

    rever a relação estabelecida com a rede de colaboradores.

  • C.

    identificar os interesses dos clientes internos.

  • D.

    reavaliar os processos de infra-estrutura.

  • E.

    reavaliar os indicadores de desempenho funcional.

As práticas tradicionais de avaliação de desempenho, ao classificar o melhor ou o pior profissionalmente, fomentam a(o):

  • A.

    redução do absenteísmo.

  • B.

    procura do autodesenvolvimento.

  • C.

    criatividade, a iniciativa e a ousadia.

  • D.

    competição entre os funcionários.

  • E.

    estabelecimento de espírito de corpo.

Até há pouco tempo, os supervisores não eram avaliados por seus funcionários. Atualmente, esse tipo de avaliação é considerado de grande valor. Dessa forma, Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) sugerem que sejam contemplados os seguintes fatores:

  • A.

    autoridade; competência; habilidade; tirocínio; energia.

  • B.

    abertura; dinamismo; assertividade; delegação; competência.

  • C.

    criatividade; liderança; compreensão; orientação; confiança

  • D.

    orientação; competência; abertura; delegação; criatividade.

  • E.

    assertividade; companheirismo; energia; confiança; delegação.

Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A.

    leniência

  • B.

    eqüifinalidade

  • C.

    falsidade

  • D.

    obstáculos interpessoais

  • E.

    efeito de halo (ou efeito halo)

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