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O Método dos Incidentes Críticos, utilizado em Avaliação de Desempenho, tem as seguintes características básicas:
I - a atenção do avaliador se concentra essencialmente nas ocorrências de desempenhos críticos do avaliado, evidenciados por resultados ineficazes, de modo a definir ações de gestão de pessoas especificamente voltadas para solucionar as deficiências críticas identificadas.
II -a atenção do avaliador se concentra nos comportamentos e desempenhos do avaliado que tenham gerado resultados significativamente eficazes ou ineficazes, procurando assim identificar comportamentos/desempenhos desejáveis que possam ser reforçados e/ou multiplicados, bem como aqueles indesejáveis que precisam ser superados/eliminados.
III - a atenção do avaliador se concentra naqueles métodos de trabalho que estão sujeitos a condições críticas, tais como recursos materiais ou financeiros insuficientes, máquinas e equipamentos deficientes, entre outras, de modo a se fazer a devida ponderação dessas condições críticas no momento de ser feita a avaliação do empregado.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Nenhuma afirmativa está certa.
Nas ocasiões em que temos que avaliar pessoas, os seus comportamentos, atitudes, desempenho, além das propensões em que podem incorrer os avaliadores estamos sujeitos, também, a determinadas "simplificações" entre as quais podem ser mencionadas as seguintes:
I - Efeitos de Contraste, em que desempenhos marcantes obtidos pelo avaliado em situações anteriores, quer tenham sido bons ou ruins, se sobrepõem e opacam o desempenho objeto da avaliação que se quer fazer no presente.
II - Projeção, na qual ao avaliarmos podemos projetar, nas pessoas que avaliamos, características que são nossas.
III - Estereotipagem, na qual avaliamos ou julgamos uma pessoa com base nas percepções que temos acerca do grupo do qual ela faz parte.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Quando falamos em uma forma de Avaliação de Desempenho em que, ao contrário das formas tradicionais, é a equipe de trabalho que avalia o seu gerente, estamos nos referindo a:
avaliação flexível.
avaliação para cima.
avaliação participativa.
avaliação delegada.
nenhuma das alternativas anteriores.
O Mapeamento e a Avaliação de Competências podem ser feitos considerando-as agrupadas por segmentos que representam níveis hierárquicos e naturezas específicas de atribuições a exemplo de:
I - o nível de direção.
II - o nível de gerências.
III - o nível de operação/execução.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
No Mapeamento de Competências, elas são classificadas em campos/dimensões a exemplo de:
I - competências organizacionais.
II - competências comportamentais.
III - competências de gestão.
IV - competências Críticas Básicas.
Só as afirmativas I é II estão certas.
Só as afirmativas III e IV estão certas.
Só as afirmativas I, II e III estão certas.
Só as afirmativas II, III e IV estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Nos Sistemas Tradicionais de Avaliação de Cargos são observados dois grupos distintos: os sistemas não quantitativos e os sistemas quantitativos, em relação aos quais podem ser indicados os seguintes exemplos:
não quantitativos: Escalonamento; Avaliação por Pontos.
quantitativos: Escalonamento; Avaliação por pontos.
quantitativos: Graus pré-determinados; Avaliação por Pontos.
não quantitativos: Escalonamento; Graus pré-determinados.
quantitativos: Graus pré-determinados; Escalonamento.
Entre as muitas e possíveis aplicações dos resultados obtidos nos processos de Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I - identificar necessidades de remanejamento de pessoas ou até mesmo de desligamento de empregados do quadro da empresa.
II - subsidiar os processos de Levantamento de Necessidades de Treinamento.
III - oferecer elementos para os sistemas de punições/ sanções e de recompensas praticados pelas empresas.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Analise as afirmativas em relação à Gestão do Desempenho Humano no Trabalho, as novas práticas e tendências que têm sido observadas como modernas e inovadoras, entre outros aspectos, incluem:
I - indicadores sistêmicos de desempenho e foco em resultados.
II - a aplicação dos métodos de Listas de Verificação e de Escolha Forçada.
III - avaliação conduzida pela direção as gerências e órgãos superiores de assessoramento e coordenação da empresa. Assinale a alternativa correta.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Um administrador poderá ter a sua gestão avaliada como eficaz se for capaz de apresentar um elevado desempenho (performance):
Escolha a opção que não expressa corretamente os objetivos de um processo de avaliação de desempenho de funcionários.
Indicação para promoção e aumentos salariais.
Definição de plano de melhoria de desempenho e adequação aos padrões da empresa.
Identificação do potencial do funcionário e planejamento da carreira.
Adequação do indivíduo ao cargo e oportunidade de conhecer problemas.
Definição de pisos salariais e plano de benefícios.
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