Questões sobre Avaliação de Desempenho

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A motivação no trabalho caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional por um breve período. O desempenho profissional eficiente resulta da combinação das características pessoais do indivíduo, do tipo de atividade que ele exerce e do ambiente de trabalho onde ele se encontra inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.

II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.

III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do resultado da avaliação, uma classificação final.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Processos de avaliação quantitativa demandam o uso de indicadores. Para a sua efetividade, eles devem apresentar as características preferenciais listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Simplicidade
  • B. Inovação
  • C. Confiabilidade
  • D. Baixo custo
  • E. Estabilidade

Um gerente precisa decidir que carro adquirir para uso funcional. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas de modelos de carros em cada um dos critérios de avaliação considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

Assumindo que esses são todos os critérios relevantes para a avaliação de um carro, pelo modelo racional de tomada de decisão o gerente deveria escolher o modelo de carro:

  • A. W;
  • B. X;
  • C. Y;
  • D. Z;
  • E. W ou Z.

Um banco de investimentos quer melhorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos sob responsabilidade das diversas áreas funcionais, através da adoção de indicadores de desempenho. Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:

  • A. lucro líquido por empregado; passivo trabalhista total; índice de retenção de empregados;
  • B. número total da força de trabalho; salário médio por empregado; percentual das horas extras sobre o total dos salários;
  • C. custo com saúde por empregado; retorno do investimento em treinamento; custo total das reclamações trabalhistas;
  • D. turnover global; absenteísmo total; custo de T&D por empregado;
  • E. índice de adequação do empregado à vaga; número médio de candidatos por vaga; índice de efetividade do treinamento.

O presidente de uma empresa de médio porte que atua em um mercado dinâmico deseja aprimorar o controle estratégico da empresa. O presidente quer utilizar indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos.

São indicadores adequados para tal:

  • A. clima organizacional e número de sugestões de melhoria;
  • B. rentabilidade da empresa e grau de inovação;
  • C. produtividade global e volume de vendas;
  • D. tempo de ciclo e receita líquida;
  • E. lucro líquido e número de reclamações dos clientes.

Diversas metodologias vem sedo desenvolvidas e utilizadas no processo de avaliação de desempenho organizacional, sendo as mais consagradas, o

  • A. Balanced Scorecard − BSC, no qual são utilizados os mapas estratégicos, onde devem ficar clara a visualização da estratégia e as relações de causa e efeito.
  • B. Ciclo PDCA − Plan, Do, Check e Act to Corret (planejar, fazer, monitorar e corrigir as falhas), utilizando o denominado Diagrama de Pareto.
  • C. Sistema BPM − Business Process Management − utilizando como principal ferramenta o workflow.
  • D. ERP − Enterprise Resource Planning − que se vale de sistemas integrados, concebidos com a utilização da tecnologia da informação.
  • E. Kaizen − Melhoria Contínua, utilizando, para visualizar o alinhamento da estratégia com as metas e indicadores, o denominado Diagrama de Ishikawa.

Uma empresa varejista do ramo de vestuário caracteriza-se por uma cultura de forte competitividade entre os funcionários, alimentada pela disputa por bônus associados a metas de vendas individuais. O presidente da empresa considera que a competição acirrada está “matando a cooperação, bloqueando a troca de informações e fazendo a empresa perder talentos”. O presidente quer que os sistemas de avaliação de desempenho e de remuneração sejam revistos, de forma a manter o atual sistema de bônus combinado a outras práticas que impeçam a competição prejudicial e que fomentem a manutenção dos melhores talentos na empresa a longo prazo. Para tal, poderiam ser adotadas, entre outras práticas:

  • A. avaliação 360 graus e remuneração por habilidades;
  • B. metas de desempenho grupais e participação acionária;
  • C. administração por objetivos (APO) e flexibilização dos benefícios;
  • D. prêmios para desempenho de equipes e melhoria de benefícios;
  • E. remuneração por competências e plano de aposentadoria.

Em uma empresa de médio porte, a avaliação de desempenho envolve os gerentes de linha e um especialista em avaliação, da área de RH. São realizadas entrevistas entre o especialista e os gerentes de linha para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários. A partir das entrevistas com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado que servirá de base para o planejamento das ações e acompanhamento de resultados relativos à avaliação de desempenho. O método de avaliação de desempenho utilizado na empresa é conhecido como:

  • A. incidentes críticos;
  • B. escolha forçada;
  • C. pesquisa de campo;
  • D. escala gráfica;
  • E. avaliação por objetivos.

A Avaliação de Desempenho é um processo que busca reduzir as incertezas em relação ao funcionário, para assim, alcançar a consonância entre o que se espera do funcionário e o que este efetivamente realiza. Sobre o assunto, a coluna da esquerda apresenta tipos de avaliação de desempenho e a da direita, caracterização de cada tipo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 3, 4, 1
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 1, 4, 2, 3
  • D. 4, 3, 1, 2
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