Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A capacidade de comunicação é fundamental tanto para os indivíduos quanto para a gestão das organizações. Nessa perspectiva, qual das situações descritas abaixo revela comunicação eficaz?
No primeiro contato, é preciso perceber o nível de conhecimento do assunto que será abordado, para que o interlocutor entenda o que está sendo transmitido e fique em situação favorável.
A retenção de informações deve ser mantida para que cada um dos dados seja transmitido apenas no momento oportuno, evitando-se disseminação de conhecimentos relativos à empresa.
Cada empresa é uma arena na qual os profissionais devem resguardar seus espaços por meio do controle da comunicação, preservando-se a intimidade e a individualidade.
O sincronismo na comunicação ocorre quando há diferentes paradigmas assumidos por cada membro de uma organização, que deve adquirir os conhecimentos necessários a uma participação ampla.
As empresas modernas garantem a comunicação irrestrita investindo exclusivamente em tecnologia de ponta, instalando aparelhos e softwares sofisticados com grande potencial para armazenamento.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de cultura organizacional e comunicação interna, julgue os itens que se seguem.
A comunicação interna admite recursos utilizados pela comunicação institucional e mercadológica.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de comunicação nas organizações e cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
A entonação é dispensável à eficácia do processo de comunicação desde que estejam claramente definidos o emissor, o receptor, o canal e os demais elementos de comunicação.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o planejamento estratégico do tipo convencional, julgue os próximos itens.
Uma das finalidades da comunicação nas instituições é a divulgação de informações sobre procedimentos e práticas organizacionais.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito do trabalho em equipe nas organizações e da administração da diversidade de funcionários, julgue os itens seguintes.
A diversidade de funcionários afeta de forma negativa a comunicação no âmbito da organização.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em uma situação de crise, diante dos diferentes discursos produzidos em uma organização, é importante que a comunicação interna
considere o fato de os funcionários não se expressarem por canais formais como forma de atenuar as tensões.
impeça a produção de discursos não oficiais e considerados inconvenientes pelos gestores da organização.
despreze os discursos não oficiais, pois eles têm pouca força disseminatória e tendem a ser subversivos e desagregadores dos funcionários.
lide com gestores produtores de discursos cujo caráter oficial se torna autoritário e impede o surgimento de ideias criativas dentro da organização.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os gestores da comunicação de uma organização responsável por um desastre ambiental devem, em sua atuação,
evitar a inclusão de ações reparadoras do dano ambiental no conteúdo da comunicação.
lançar uma campanha institucional que vise corrigir possíveis danos à imagem da organização.
difundir novos produtos e serviços, para desviar a atenção do público externo.
ficar em silêncio diante da imprensa, pois essa costuma ter uma postura favorável.
pautar a imprensa, pois esta costuma ser imparcial.
Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é
a retroinformação.
o feedback.
a redundância.
o reforço dos fluxos descendentes.
a criação de redes informais de comunicação.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o anúncio acima, publicado no final de 2008 (Veja, ano 41, n.º 52, ed. 2.093, 31/12/2008), julgue os itens de 99 a 102.
A estratégia de comunicação apresentada, que está ancorada na frase "Todo seu", reforça a imagem do BB ao agregar valor superior perante a própria clientela, não sendo dirigida aos clientes da concorrência.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional financeiro, material e humano é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Para que haja uma boa disseminação da informação, é necessário que os gestores da organização criem espaços adequados para estimular a apropriação da informação pelos colaboradores, ou seja, criar tempo e locais para a transferência do conhecimento, como: feiras, salas de batepapo, relatos de conferências, entre outros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...