Questões sobre Comunicação Empresarial

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A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

Quando Júlia disse: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros?, ela comunicou ao João o quanto estava contrariada com a perda de tempo de ter que procurar o número de inscrição do cliente novamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

A audição propicia condições para que a decodificação da mensagem recebida ocorra. As respostas de Júlia mostram que ela decodificou e interpretou bem as mensagens de João.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

Houve ruídos na comunicação entre os dois. Um deles foi: a falta de clareza de João ao dirigir-se à Júlia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.

II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.

III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.

IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.

V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e V.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.

I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.

II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.

III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.

IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.

V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

O groupware, também conhecido por trabalho assistido por computador (CSCW), e os sistemas de suporte a grupos (GSS) são softwares para melhorar a comunicação entre as pessoas. A esse respeito, associe a coluna da esquerda com o tipo de sistema na coluna da direita.

São corretas as associações

  • A. I - P , II - R , III - S.
  • B. I - R , III - P ,IV - Q.
  • C. I - U , II - Q , IV- T.
  • D. II - P , III - Q , IV - U.
  • E. II - S , III - S , IV - R.

Julgue os itens subseqüentes, relativos a relações interpessoais.

Considera-se como elemento facilitador da comunicação o fato de o indivíduo ver as mesmas situações por ângulos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o processo grupal nas organizações, julgue os próximos itens.

O gerente de operações que busca garantir o entendimento das tarefas que passa aos níveis subordinados e para tanto repete seus comandos e utiliza vários canais de comunicação gera redundância, e pode também incorrer em ruído na comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a importância das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.

A comunicação é fundamental nas organizações e nos grupos. É importante saber ouvir e interpretar corretamente a mensagem, pois isso significa estar aberto para ouvir a outra pessoa sem preconceitos, além de saber transmitir a mensagem, de modo que ela seja adequadamente interpretada por quem a recebe.

  • C. Certo
  • E. Errado

O interesse em relação às equipes de trabalho tem crescido nos últimos anos em virtude da necessidade de reorganização do processo produtivo, além do aparecimento das exigências e tecnologias inerentes ao trabalho moderno. Acerca das equipes de trabalho e das características do trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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