Questões sobre Comunicação Empresarial

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Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional — financeiro, material e humano — é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Comunicação descendente é aquela em que os superiores se dirigem aos subordinados não somente para ditar ordens, como também para fazer com que o empregado obtenha uma compreensão de sua função e de seu papel na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por "verbalizar" no texto, entende-se que Os funcionários da Microsoft precisam saber comunicar seu produto no mercado através das ferramentas necessárias, respeitando evidentemente, um processo de comunicação que é composto por:

  • A.

    Seis etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; a decodificação; o receptor e o feedback.

  • B.

    Cinco etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal e o feedback.

  • C.

    Sete etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal; a decodificação; o receptor e o feedback.

  • D.

    Três etapas: a mensagem; a decodificação; e o receptor.

  • E.

    Quatro etapas: a mensagem; o canal; a decodificação; e o receptor.

Existem várias barreiras para uma comunicação eficaz. Sobre estas barreiras, pode-se afirmar:

  • A.

    Quando as pessoas sentem-se ameaçadas, reagem defensivamente e a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo.

  • B.

    Os meios contemporâneos de comunicação, como celular, e-mail e fax ajudam a eliminar as barreiras de comunicação aumentando cada vez mais a infinita capacidade humana de processamento de informações.

  • C.

    A linguagem não pode ser considerada tecnicamente uma barreira de comunicação, pois as palavras tem significado único.

  • D.

    A percepção seletiva é o processo pelo qual o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, e outras características pessoais.

O modelo do processo de comunicação é composto por sete partes, que possuem a seguinte seqüência lógica:

  • A.

    A mensagem, a fonte de comunicação, o canal, a codificação, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • B.

    A fonte da comunicação, a codificação, a decodificação, a mensagem, o canal, o receptor, o feedback.

  • C.

    A fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • D.

    A mensagem, a codificação, a fonte da comunicação, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

Os avanços tecnológicos influenciaram significativamente as comunicações organizacionais. Com as comunicações eletrônicas não é mais necessário estar diante da mesa de trabalho para estar disponível. Hoje você pode ser alcançado praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Com a utilização das várias formas de comunicação eletrônicas, é certo afirmar que:

  • A.

    O correio eletrônico é destituído de emoções, pois faz parte de uma comunicação unicamente formal.

  • B.

    As fronteiras organizacionais tornaram-se menos relevantes em conseqüência da comunicação eletrônica.

  • C.

    As redes de computadores exigem que os funcionários estejam presentes fisicamente nas empresas para a execução de suas tarefas diárias.

  • D.

    As videoconferências e as reuniões virtuais fortaleceram os níveis hierárquicos e as fronteiras organizacionais.

As mensagens nas organizações passam por canais formais ou informais de comunicação. Sobre estes canais pode-se afirmar:

  • A.

    Os canais formais de comunicação são os canais oficiais para o envio de informação e a principal fonte de informação sobre estes canais é o organograma da empresa.

  • B.

    Os canais formais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede do que em uma organização burocrática.

  • C.

    Os canais informais de comunicação não estão presentes na organização burocrática.

  • D.

    Os caminhos formais da comunicação são mais complexos em uma organização hierárquica e mais simples em uma organização em rede.

São funções básicas da comunicação:

  • A.

    Motivação, expressão emocional, informação e realização pessoal.

  • B.

    Informação, expressão emocional, expressão relacional e domínio lingüístico.

  • C.

    Motivação, expressão emocional, informação e codificação simbólica.

  • D.

    Controle, motivação, expressão emocional e informação.

Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:

  • A.

    a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.

  • B.

    em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.

  • C.

    o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.

  • D.

    a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.

  • E.

    por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

João e Júlia atuaram como emissores e como receptores de mensagens durante a conversa mencionada no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

O canal que veiculou as mensagens trocadas por eles no diálogo foi o telefone.

  • C. Certo
  • E. Errado
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