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Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional financeiro, material e humano é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Comunicação descendente é aquela em que os superiores se dirigem aos subordinados não somente para ditar ordens, como também para fazer com que o empregado obtenha uma compreensão de sua função e de seu papel na empresa.
Administração - Comunicação Empresarial - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Por "verbalizar" no texto, entende-se que Os funcionários da Microsoft precisam saber comunicar seu produto no mercado através das ferramentas necessárias, respeitando evidentemente, um processo de comunicação que é composto por:
Seis etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; a decodificação; o receptor e o feedback.
Cinco etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal e o feedback.
Sete etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal; a decodificação; o receptor e o feedback.
Três etapas: a mensagem; a decodificação; e o receptor.
Quatro etapas: a mensagem; o canal; a decodificação; e o receptor.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Existem várias barreiras para uma comunicação eficaz. Sobre estas barreiras, pode-se afirmar:
Quando as pessoas sentem-se ameaçadas, reagem defensivamente e a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo.
Os meios contemporâneos de comunicação, como celular, e-mail e fax ajudam a eliminar as barreiras de comunicação aumentando cada vez mais a infinita capacidade humana de processamento de informações.
A linguagem não pode ser considerada tecnicamente uma barreira de comunicação, pois as palavras tem significado único.
A percepção seletiva é o processo pelo qual o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, e outras características pessoais.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O modelo do processo de comunicação é composto por sete partes, que possuem a seguinte seqüência lógica:
A mensagem, a fonte de comunicação, o canal, a codificação, a decodificação, o receptor, o feedback.
A fonte da comunicação, a codificação, a decodificação, a mensagem, o canal, o receptor, o feedback.
A fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.
A mensagem, a codificação, a fonte da comunicação, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Os avanços tecnológicos influenciaram significativamente as comunicações organizacionais. Com as comunicações eletrônicas não é mais necessário estar diante da mesa de trabalho para estar disponível. Hoje você pode ser alcançado praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Com a utilização das várias formas de comunicação eletrônicas, é certo afirmar que:
O correio eletrônico é destituído de emoções, pois faz parte de uma comunicação unicamente formal.
As fronteiras organizacionais tornaram-se menos relevantes em conseqüência da comunicação eletrônica.
As redes de computadores exigem que os funcionários estejam presentes fisicamente nas empresas para a execução de suas tarefas diárias.
As videoconferências e as reuniões virtuais fortaleceram os níveis hierárquicos e as fronteiras organizacionais.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
As mensagens nas organizações passam por canais formais ou informais de comunicação. Sobre estes canais pode-se afirmar:
Os canais formais de comunicação são os canais oficiais para o envio de informação e a principal fonte de informação sobre estes canais é o organograma da empresa.
Os canais formais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede do que em uma organização burocrática.
Os canais informais de comunicação não estão presentes na organização burocrática.
Os caminhos formais da comunicação são mais complexos em uma organização hierárquica e mais simples em uma organização em rede.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
São funções básicas da comunicação:
Motivação, expressão emocional, informação e realização pessoal.
Informação, expressão emocional, expressão relacional e domínio lingüístico.
Motivação, expressão emocional, informação e codificação simbólica.
Controle, motivação, expressão emocional e informação.
Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:
a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.
em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.
o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.
a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.
por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
João e Júlia atuaram como emissores e como receptores de mensagens durante a conversa mencionada no texto.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
O canal que veiculou as mensagens trocadas por eles no diálogo foi o telefone.
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