Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da dinâmica, do comportamento e dos processos organizacionais, julgue os itens que se seguem.

É necessário que o processo de comunicação organizacional se dê pelos canais formais estabelecidos, mas os canais informais de comunicação que preexistem ou que podem se formar na organização devem ser considerados nesse processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O servidor que atende, aquele que faz a mediação entre o serviço público e o usuário, precisa estar preparado para o acolhimento desse cidadão. Acerca de atendimento ao usuário e relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

A capacitação para o atendimento é uma atividade que envolve preferencialmente, mas não essencialmente, o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O servidor que atende, aquele que faz a mediação entre o serviço público e o usuário, precisa estar preparado para o acolhimento desse cidadão. Acerca de atendimento ao usuário e relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

A prontidão no atendimento está relacionada à diversidade de público; no entanto, como as demandas não sofrem muitas variações, a forma como a informação será transmitida permanecerá a mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação social no ambiente empresarial, julgue os itens 114 e 115.

Muitos dos problemas organizacionais têm origem na questão da comunicação, como problemas entre setores, rotinas emperradas, incompreensão de mensagens, entre outros. Esses problemas podem ser resolvidos a partir de um plano de ação da equipe de comunicação da empresa. Entretanto, não faz parte das atividades do secretário executivo participar desse plano, uma vez que sua função é ligada unicamente a um ou mais executivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação social no ambiente empresarial, julgue os itens 114 e 115.

Os setores de comunicação interna e externa das organizações devem procurar trabalhar sempre em concordância para que a imagem projetada ao público externo não seja dissonante da cultura que identifica a organização e, com isso, provoque a ruptura da imagem dessa entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos à comunicação.

I A capacidade de um canal de informação é influenciada pela capacidade de manipular múltiplos assuntos.

II A capacidade de um canal de informação é influenciada pela capacidade de facilitar a retroação de mão dupla rápida.

III A emoção do emissor não pode ser considerada uma barreira à comunicação, pois ela não afeta o conteúdo da mensagem transmitida.

IV Diversos estudiosos referem-se à importância da comunicação para os administradores, haja vista que esse processo permeia cada uma das funções administrativas, exceto a função organização.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV.

A comunicação, por ser a troca de informações entre os indivíduos, é uma atividade administrativa que visa tornar comum uma mensagem ou informação. Com relação à comunicação em uma entidade, é correto afirmar que

  • A.

    o fluxo ascendente — dos subordinados aos dirigentes — é menos confiável que o descendente — dos dirigentes aos subordinados.

  • B.

    o entendimento sobre a forma de realização das tarefas deve ser necessariamente diferente entre chefias e servidores.

  • C.

    as informações que visam à compreensão das tarefas a realizar são independentes e incompatíveis com o grau de motivação que se possa transmitir aos responsáveis pela execução dessas tarefas.

  • D.

    as tarefas serão executadas com mais eficiência sempre que os padrões de desempenho forem estabelecidos segundo um entendimento comum entre chefias e subordinados.

  • E.

    os subordinados só devem receber informações dos superiores por iniciativa própria, à medida que as julgarem necessárias.

O processo da comunicação nas empresas, segundo Robbins e Decenzo, é composto de sete partes. Elas funcionam de forma integrada com o objetivo de evitar bloqueios ou desvios neste fluxo. Selecione a alternativa CORRETA da descrição dos componentes deste fluxo informacional:

  • A.

    O emissor, a decodificação, o receptor, a mensagem, o tratamento, o armazenamento dos ruídos, o controle de conteúdos.

  • B.

    A fonte de comunicação, o processo decisório, a mensagem, o canal, o receptor, o armazenamento, o feedback.

  • C.

    A fonte de comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • D.

    O emissor, a codificação, a seleção, o canal, a decodificação, o receptor, o armazenamento.

Julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica e do comportamento nas organizações.

Enquanto os canais informais de comunicação distribuem-se horizontalmente na hierarquia da organização, nos canais formais a comunicação ocorre apenas em sentido vertical, tanto para baixo quanto para cima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, que tratam das relações entre funcionários e do trabalho em equipe nas organizações.

Todo o processo de comunicação entre os membros de uma equipe deve ocorrer pelos canais informais, de forma a se evitar a burocratização excessiva do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...