Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a compreensão das pessoas é indispensável observar o comportamento delas, dar-lhes oportunidades de exporem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com seus semelhantes. Com base no texto acima, quais técnicas de Relacionamento Humano são necessárias para um bom entendimento na equipe de trabalho?

  • A.

    Saber ouvir e aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, sempre que o caso merecer urgência.

  • B.

    Ser flexível em alguns momentos do relacionamento em equipe.

  • C.

    Equilíbrio emocional nas questões que envolvem o conhecimento de cada membro de equipe e de seus subordinados.

  • D.

    Compreender os outros como a si mesmo, priorizando as questões que envolvam as chefias e seus subordinados.

  • E.

    Saber ouvir, conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos outros, boa convivência grupal, desenvolvimento de aptidões para um relacionamento ameno com as pessoas e equilíbrio entre razão e emoção.

A atitude é o início de tudo e o principal componente da competência. Está relacionada com "querer ser e querer agir". Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que

  • A.

    a crença no próprio potencial de liderança está relacionada à auto-estima.

  • B.

    a abertura ao novo, a flexibilidade, a ausência de resistências e preconceitos dizem respeito à visão sistêmica.

  • C.

    o interesse pelo bem comum e pelo desenvolvimento da comunidade, iniciativa de organização social, está associado ao diálogo.

  • D.

    a aceitação com o devido respeito às diferentes crenças, opiniões, raças, posições políticas etc está relacionada à empatia.

A comunicação serve a quatro grandes funções dentro de um grupo ou organização. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto totalmente CORRETO dessas fun-ções.

  • A.

    Informação; explicitação; formatação; julgamento.

  • B.

    Motivação; expressão emocional; informação; retração.

  • C.

    Controle; motivação; expressão emocional; informação.

  • D.

    Expressão emocional; informação; tradução; impressão pessoal.

O processo de comunicação pode ser reproduzido em um modelo composto de sete partes. Numere de 1 a 7 as partes, segundo a seqüência lógica do processo. Depois escolha a alternativa que represente a numeração CORRETA de cima para baixo.

A fonte de comunicação ( )
A codificação ( )
A decodificação ( )
O retorno ( )
O receptor ( )
A mensagem ( )

O canal ( )

  • A.

    4; 5; 3; 1; 2; 7; 6

  • B.

    3; 4; 1; 6; 7; 5; 2.

  • C.

    2 ;1; 6; 4; 3; 7; 5.

  • D.

    1; 2; 5; 7; 6; 3; 4.

"_______________ definem os canais pelos quais a informação flui."

Escolha a alternativa que preencha a lacuna e torne a assertiva VERDADEIRA.

  • A.

    As ondas receptivas.

  • B.

    As cadeias de grade.

  • C.

    As redes de formação.

  • D.

    As redes de comunicação.

São consideradas barreiras para a comunicação eficaz, EXCETO:

  • A.

    prática.

  • B.

    filtragem.

  • C.

    linguagem.

  • D.

    percepção seletiva.

Acerca dos instrumentos de organização do tempo, dos compromissos e do local de trabalho, julgue os itens a seguir.

A comunicação por meio de ligações telefônicas, mesmo sem finalidade específica, contribui para a integração dos colegas de trabalho, otimizando o tempo despendido na realização das tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

É evidente que as organizações hierárquicas para serem eficazes precisam de bons canais de comunicação de cima para baixo e de baixo para cima: os subordinados dos níveis mais baixos precisam de instruções adequadas para desempenhar bem suas funções, e os superiores precisam de informações valiosas que só os que estão na base da pirâmide hierárquica detêm. Entretanto, alguns problemas organizacionais não podem ser atacados e resolvidos somente com melhorias nesses dois tipos de comunicação, precisam também de melhorias na comunicação horizontal. Nesse sentido, pode-se afirmar que esses problemas referem-se à necessidade de:

I. Integração.

II. Coordenação.

III. Controle.

IV. Diminuição dos conflitos de objetivos interdepartamentais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, II e III
  • C. I, III e IV
  • D. II e III
  • E. III e IV

No que concerne à comunicação interpessoal em uma organização, pode-se afirmar que o feedback (realimentação):

I. É sempre o reverso do processo de comunicação.

II. É obrigatório em qualquer organização.

III. Passa pelas mesmas etapas da comunicação original.

IV. Expressa uma reação à comunicação do emissor.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II
  • B. I, III e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e IV
  • E. III e IV

Leia o texto a seguir.

  • A.

    A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.

  • B.

    Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.

  • C.

    A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.

  • D.

    Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta

  • E.

    Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...