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Para a compreensão das pessoas é indispensável observar o comportamento delas, dar-lhes oportunidades de exporem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com seus semelhantes. Com base no texto acima, quais técnicas de Relacionamento Humano são necessárias para um bom entendimento na equipe de trabalho?
Saber ouvir e aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, sempre que o caso merecer urgência.
Ser flexível em alguns momentos do relacionamento em equipe.
Equilíbrio emocional nas questões que envolvem o conhecimento de cada membro de equipe e de seus subordinados.
Compreender os outros como a si mesmo, priorizando as questões que envolvam as chefias e seus subordinados.
Saber ouvir, conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos outros, boa convivência grupal, desenvolvimento de aptidões para um relacionamento ameno com as pessoas e equilíbrio entre razão e emoção.
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A atitude é o início de tudo e o principal componente da competência. Está relacionada com "querer ser e querer agir". Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
a crença no próprio potencial de liderança está relacionada à auto-estima.
a abertura ao novo, a flexibilidade, a ausência de resistências e preconceitos dizem respeito à visão sistêmica.
o interesse pelo bem comum e pelo desenvolvimento da comunidade, iniciativa de organização social, está associado ao diálogo.
a aceitação com o devido respeito às diferentes crenças, opiniões, raças, posições políticas etc está relacionada à empatia.
A comunicação serve a quatro grandes funções dentro de um grupo ou organização. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto totalmente CORRETO dessas fun-ções.
Informação; explicitação; formatação; julgamento.
Motivação; expressão emocional; informação; retração.
Controle; motivação; expressão emocional; informação.
Expressão emocional; informação; tradução; impressão pessoal.
O processo de comunicação pode ser reproduzido em um modelo composto de sete partes. Numere de 1 a 7 as partes, segundo a seqüência lógica do processo. Depois escolha a alternativa que represente a numeração CORRETA de cima para baixo.
A fonte de comunicação ( )
A codificação ( )
A decodificação ( )
O retorno ( )
O receptor ( )
A mensagem ( )
O canal ( )
4; 5; 3; 1; 2; 7; 6
3; 4; 1; 6; 7; 5; 2.
2 ;1; 6; 4; 3; 7; 5.
1; 2; 5; 7; 6; 3; 4.
"_______________ definem os canais pelos quais a informação flui."
Escolha a alternativa que preencha a lacuna e torne a assertiva VERDADEIRA.
As ondas receptivas.
As cadeias de grade.
As redes de formação.
As redes de comunicação.
São consideradas barreiras para a comunicação eficaz, EXCETO:
prática.
filtragem.
linguagem.
percepção seletiva.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos instrumentos de organização do tempo, dos compromissos e do local de trabalho, julgue os itens a seguir.
A comunicação por meio de ligações telefônicas, mesmo sem finalidade específica, contribui para a integração dos colegas de trabalho, otimizando o tempo despendido na realização das tarefas.
Administração - Comunicação Empresarial - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
É evidente que as organizações hierárquicas para serem eficazes precisam de bons canais de comunicação de cima para baixo e de baixo para cima: os subordinados dos níveis mais baixos precisam de instruções adequadas para desempenhar bem suas funções, e os superiores precisam de informações valiosas que só os que estão na base da pirâmide hierárquica detêm. Entretanto, alguns problemas organizacionais não podem ser atacados e resolvidos somente com melhorias nesses dois tipos de comunicação, precisam também de melhorias na comunicação horizontal. Nesse sentido, pode-se afirmar que esses problemas referem-se à necessidade de:
I. Integração.
II. Coordenação.
III. Controle.
IV. Diminuição dos conflitos de objetivos interdepartamentais.
Estão corretas apenas:
Administração - Comunicação Empresarial - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No que concerne à comunicação interpessoal em uma organização, pode-se afirmar que o feedback (realimentação):
I. É sempre o reverso do processo de comunicação.
II. É obrigatório em qualquer organização.
III. Passa pelas mesmas etapas da comunicação original.
IV. Expressa uma reação à comunicação do emissor.
Estão corretas apenas:
Leia o texto a seguir.
A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.
Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.
A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.
Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta
Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.
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