Questões sobre Comunicação Empresarial

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Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

O e-mail é uma mensagem breve transmitida por código de sinais. É um meio de comunicação rápido, utilizado para mensagens breves e urgentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

A carta comercial ou memorando é um instrumento de comunicação utilizada dentro da própria instituição, entre os seus vários departamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a especificidades de documentos de rotina, indispensáveis no desenvolvimento das atividades essenciais no dia-a-dia da administração, julgue os próximos itens.

O fax, ou fac-símile, é um meio de transmissão de documentos por linha telefônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.

I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.

II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.

III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.

Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III.

O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Quais dos exemplos listados abaixo correspondem a uma comunicação ascendente?

  • A. Regulamentos e normas.
  • B. Intercâmbio de informação interdepartamental
  • C. Políticas e procedimentos.
  • D. Reclamações e sugestões
  • E. Grupos de trabalho.

No processo de comunicação de pessoa para pessoa, os fatores que determinam a efetividade da comunicação e a fidelidade do processo são três: conhecimento, habilidade e atitudes. Na linguagem verbal, há cinco habilidades de comunicação, que são

 

É correto afirmar que as habilidades

  • A. I e II são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • B. I e III são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • C. I e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
  • D. II e IV são, respectivamente, decodificadora e codificadora.
  • E. III e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.

Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Tratase de

  • A. efetividade.
  • B. atitude.
  • C. feedback.
  • D. diretividade.
  • E. empatia.

Para que uma organização possa comparar seu desempenho com o de outras organizações, necessita passar por várias etapas de mensuração da sua imagem. Uma dessas etapas mensura a localização da organização ao longo das dimensões mais relevantes como: tamanho da empresa, qualidade dos serviços prestados, relacionamento com os clientes, entre outras. Essa etapa de mensuração da imagem da empresa é conhecida como Diferencial Semântico.

A partir dessa informação pode-se afirmar que:

A. Uma organização com alta familiaridade e atitude desfavorável está melhor posicionada que uma organização com baixa familiaridade e atitude desfavorável.

B. A escala de diferencial semântico permite que empresas conheçam suas forças e fraquezas de imagem em relação a seus concorrentes.

C. A escala de diferencial semântico é um instrumento que somente permite avaliar as percepções de pessoas pertencentes ao mesmo segmento.

D. A escala de diferencial semântico não permite monitorar mudanças na imagem da organização no decorrer do tempo.

E. Na escala de diferencial semântico, o desenvolvimento de um conjunto de dimensões relevantes funciona como uma pesquisa prévia para identificar as dimensões que as pessoas normalmente usam para refletir o objeto.

Assinale a opção correta.

  • a.

    Estão todas corretas.

  • b.

    Estão todas incorretas.

  • c.

    Apenas a letra B está correta.

  • d.

    Apenas as letras B e E estão corretas.

  • e.

    Apenas a letra A está correta.

As etapas seqüenciais para um processo de comunicação que dê suporte a um clima organizacional proativo são:

  • A.

    fonte, mensagem, codificador, decodificador, canal, recebedor.

  • B.

    fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.

  • C.

    fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.

  • D.

    fonte, canal, codificador, mensagem, decodificador, recebedor.

  • E.

    fonte, mensagem, codificador, canal, recebedor, decodificador.

Na linguagem verbal há habilidades de comunicação codificadoras e decodificadoras. São decodificadoras as habilidades de

  • a.

    leitura e audição.

  • b.

    escrita e a palavra.

  • c. leitura e escrita.
  • d.

    audição e a palavra.

  • e.

    leitura e a palavra.

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