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Administração - Comunicação Empresarial - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação às organizações, analise as afirmativas abaixo.
I. A organização transparente está, por definição, aberta ao diálogo.
II. A organização transparente manipula dados ou informações, com o objetivo de conseguir vantagens.
III. A prática da transparência requer, efetivamente, para muitas organizações, uma mudança profunda em seu processo de gestão.
Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)I, II e III
III, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca do trabalho em equipe.
I Um grupo transforma-se em equipe quando os membros passam a prestar atenção a sua forma de trabalhar e procuram resolver os problemas que afetam o seu funcionamento.
II O papel da comunicação não é tão importante quanto as habilidades sociais de colaboração e de apoio para a eficácia do trabalho em equipe.
III Uma das maneiras de lidar com as dificuldades de relações nas equipes é estimular a criação de confiança entre os membros.
IV O funcionamento não-harmonioso da equipe permite que seus membros possam concentrar-se em melhorar os processos de trabalho, apesar das disputas internas.
A quantidade de itens certos é igual a
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.
I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.
II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.
III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.
IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.
A quantidade de itens certos é igual a
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O evento tem a característica de ser momentâneo, sendo assim não é possível recomeçá-lo. O detalhamento de sua organização é muito importante; erros e mudanças de última hora demonstram aos participantes a falta de zelo da organização e podem comprometer o sucesso do evento. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
Após a aprovação do planejamento do evento, é preciso iniciar a etapa de organização, que prevê o detalhamento de todas as providências necessárias para o seu sucesso.
Um dos itens que deve ser considerado na escolha do local do evento refere-se ao conforto dos participantes, à facilidade de acesso e à capacidade de estacionamento.
A depender do evento, a organização deve iniciar sua estratégia de comunicação com os participantes com meses de antecedência, a fim de estimular a participação do público-alvo.
Como estratégia de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa somente se justifica nos eventos da iniciativa privada, pois os eventos organizados por órgãos públicos já despertam naturalmente a atenção da mídia.
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No que se refere ao processo de avaliação do evento, que é uma etapa tão importante quanto as outras, assinale a opção correta.
O relatório de avaliação, a ser produzido no final do evento, deve conter a análise das principais conclusões obtidas pelos instrumentos de avaliação. Seu objetivo é fortalecer os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.
O relatório de avaliação deve limitar-se à etapa de execução do evento, sem abranger a etapa do planejamento.
O clipping de notícias não é um indicador que deve ser considerado na avaliação do evento, pois a quantidade de notícias independe do trabalho da equipe de organização.
Para que o relatório seja fiel e espelhe a opinião dos participantes do evento, a organização deve condicionar a entrega do certificado de participação à devolução do questionário de avaliação na secretaria do evento.
Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.
"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.
Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.
Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.
Um dos problemas levantados na pesquisa-diagnóstico na Silva & Silva, diz respeito a problemas de comunicação, havendo "ruídos" nessa comunicação entre o Sócio-Proprietário e gerências de baixo nível. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. A ordem dada pelo Administrador sem a solicitação de uma resposta imediata é reconhecida como "comunicação de mão única".
II. O memorando, para a comunicação das propostas de mudanças, constitui-se no melhor instrumento para evitar as ocasionais resistências
III. O estabelecimento da "comunicação de baixo para cima" poderá minimizar os problemas de comunicação apontados, pois permite o fluxo de informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização para os níveis mais baixos.
IV. A comunicação horizontal permite a integração e empatia entre os vários setores da empresa, podendo ser utilizada para transferência de recursos técnicos, pessoas, idéias e financeiros.
V. A "comunicação de mão dupla" enseja o prosseguimento de assuntos transmitidos das chefias para os subordinados, com a desvantagem de não proporcionar um ciclo de "feedbacks" necessários..
Apenas a afirmativa I está certa.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas as afirmativas III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas IV e V estão certas.
Apenas as afirmativas I e IV estão certas.
Se os membros de um grupo não conseguem trocar informações sobre seus trabalhos, o grupo não consegue funcionar eficazmente. Em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo, cinco estruturas têm recebido atenção, conforme demonstra a figura abaixo.
É correto afirmar que são descentralizadas APENAS as redes de comunicação
São componentes do processo de comunicação:
Emissor, decodificador, analista e mensagem.
Emissor, mensagem, freqüência e feedback.
Emissor, mensagem, receptor e feedback.
Receptor, feedback, analista e codificador.
Receptor, codificador, canal e promoção.
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