Questões sobre Comunicação Empresarial

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Com relação às organizações, analise as afirmativas abaixo.

I. A organização transparente está, por definição, aberta ao diálogo.

II. A organização transparente manipula dados ou informações, com o objetivo de conseguir vantagens.

III. A prática da transparência requer, efetivamente, para muitas organizações, uma mudança profunda em seu processo de gestão.

Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    III, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Julgue os itens a seguir, acerca do trabalho em equipe.

I Um grupo transforma-se em equipe quando os membros passam a prestar atenção a sua forma de trabalhar e procuram resolver os problemas que afetam o seu funcionamento.

II O papel da comunicação não é tão importante quanto as habilidades sociais de colaboração e de apoio para a eficácia do trabalho em equipe.

III Uma das maneiras de lidar com as dificuldades de relações nas equipes é estimular a criação de confiança entre os membros.

IV O funcionamento não-harmonioso da equipe permite que seus membros possam concentrar-se em melhorar os processos de trabalho, apesar das disputas internas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.

I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.

II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.

III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.

IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

O evento tem a característica de ser momentâneo, sendo assim não é possível recomeçá-lo. O detalhamento de sua organização é muito importante; erros e mudanças de última hora demonstram aos participantes a falta de zelo da organização e podem comprometer o sucesso do evento. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Após a aprovação do planejamento do evento, é preciso iniciar a etapa de organização, que prevê o detalhamento de todas as providências necessárias para o seu sucesso.

  • B.

    Um dos itens que deve ser considerado na escolha do local do evento refere-se ao conforto dos participantes, à facilidade de acesso e à capacidade de estacionamento.

  • C.

    A depender do evento, a organização deve iniciar sua estratégia de comunicação com os participantes com meses de antecedência, a fim de estimular a participação do público-alvo.

  • D.

    Como estratégia de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa somente se justifica nos eventos da iniciativa privada, pois os eventos organizados por órgãos públicos já despertam naturalmente a atenção da mídia.

No que se refere ao processo de avaliação do evento, que é uma etapa tão importante quanto as outras, assinale a opção correta.

  • A.

    O relatório de avaliação, a ser produzido no final do evento, deve conter a análise das principais conclusões obtidas pelos instrumentos de avaliação. Seu objetivo é fortalecer os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.

  • B.

    O relatório de avaliação deve limitar-se à etapa de execução do evento, sem abranger a etapa do planejamento.

  • C.

    O clipping de notícias não é um indicador que deve ser considerado na avaliação do evento, pois a quantidade de notícias independe do trabalho da equipe de organização.

  • D.

    Para que o relatório seja fiel e espelhe a opinião dos participantes do evento, a organização deve condicionar a entrega do certificado de participação à devolução do questionário de avaliação na secretaria do evento.

Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.

  • A. Introdução: público observa e respeita sua conduta.
  • B. Preparação: fechar o assunto, sendo claro e objetivo.
  • C. Preparação: detalhar o que se pretende durante a apresentação com exemplos reais.
  • D. Assunto central: mostrar para o público o valor da palestra, falar do tempo, conteúdo e metodologia da palestra.
  • E. Conclusão: público observa e respeita sua conduta.

"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.

  • A.

    Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.

  • B.

    Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.

  • C.

    Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

  • D.

    A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.

  • E.

    Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.

Um dos problemas levantados na pesquisa-diagnóstico na Silva & Silva, diz respeito a problemas de comunicação, havendo "ruídos" nessa comunicação entre o Sócio-Proprietário e gerências de baixo nível. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A ordem dada pelo Administrador sem a solicitação de uma resposta imediata é reconhecida como "comunicação de mão única".

II. O memorando, para a comunicação das propostas de mudanças, constitui-se no melhor instrumento para evitar as ocasionais resistências

III. O estabelecimento da "comunicação de baixo para cima" poderá minimizar os problemas de comunicação apontados, pois permite o fluxo de informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização para os níveis mais baixos.

IV. A comunicação horizontal permite a integração e empatia entre os vários setores da empresa, podendo ser utilizada para transferência de recursos técnicos, pessoas, idéias e financeiros.

V. A "comunicação de mão dupla" enseja o prosseguimento de assuntos transmitidos das chefias para os subordinados, com a desvantagem de não proporcionar um ciclo de "feedbacks" necessários..

  • A.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas IV e V estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e IV estão certas.

Se os membros de um grupo não conseguem trocar informações sobre seus trabalhos, o grupo não consegue funcionar eficazmente. Em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo, cinco estruturas têm recebido atenção, conforme demonstra a figura abaixo.

É correto afirmar que são descentralizadas APENAS as redes de comunicação

  • A. "em Y" e de conexão total.
  • B. radial e circular.
  • C. circulares e de conexão total.
  • D. radial e "em Y".
  • E. encadeada e circular.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

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