Questões sobre Comunicação Empresarial

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A comunicação completa e eficaz é de importância vital para o estabelecimento das relações dentro da organização. Julgue as proposições abaixo:

I. Para melhorar a comunicação é preciso ignorarmos as comunicações que entram em conflito com o que conhecemos.

II. Emissor é aquele a quem se dirige o conteúdo da comunicação.

III. A linguagem não-verbal é desconsiderada na comunicação.

IV. O feedback é um dos recursos que permite melhorar a comunicação.

Pode-se afirmar que:

  • A. Apenas a IV é verdadeira.
  • B. Apenas a I é verdadeira.
  • C. Todas são falsas.
  • D. Apenas I, II e III são verdadeiras.

Muitos são os obstáculos que dificultam a comunicação e impedem que uma mensagem seja emitida e recebida sem problemas, dentre eles:

  • A. Ser objetivo na transmissão da mensagem.
  • B. Fornecer feedback.
  • C. Falar pausadamente.
  • D. Egocentrismo.

Ao processo de interpretação de estímulos do ambiente, dá-se o nome de:

  • A. Liderança
  • B. Motivação.
  • C. Percepção.
  • D. Ressonância.

Considere, a seguir, os elementos do sistema de comunicação e suas funções.

I - Fonte: serve para emitir ou fornecer mensagens.

II - Transmissor: opera nas mensagens transmitidas pela fonte, transformando-as da forma adequada, codificando-as.

III - Receptor: leva a mensagem sob a nova forma para um local distante.

 Está(ão) correta(s) a(s) função(ões) indicada(s) para o(s) seguinte(s) elemento(s) da comunicação

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III.

São componentes do processo de comunicação:

  • A.

    Emissor, decodificador, analista e mensagem.

  • B.

    Emissor, mensagem, freqüência e feedback.

  • C.

    Emissor, mensagem, receptor e feedback.

  • D.

    Receptor, feedback, analista e codificador.

  • E.

    Receptor, codificador, canal e promoção.

O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?

  • A.

    Políticas e procedimentos.

  • B.

    Reclamações e sugestões.

  • C.

    Grupos de trabalho.

  • D.

    Regulamentos e manuais.

  • E.

    Intercâmbio de informação interdepartamental.

Observe a figura que mostra uma situação do cotidiano.

Conciderando  a situação eo desejo do indivídou pode se afirmar que para "se dar bem" com os colegas de trabalho é necessário, dentre outras ações,

  • A.

    estabelecer diálogos francos.

  • B.

    impor sua forma de pensar e agir.

  • C.

    bater longos "papos" durante o horário de expediente.

  • D.

    mostrar-se rigoroso para manter o respeito.

  • E.

    oferecer presentes àqueles que julgar mais simpáticos.

A comunicação em si é a etapa mais simples a ser executada em uma organização. Porém, um dos maiores obstáculos é o de se estabelecer quando a instrução deve ser verbal ou escrita.

Ao adotar a comunicação escrita, torna-se necessário que:

I. A instrução seja a mais detalhada possível.

II. A instrução contenha procedimentos para um agir ético profissional.

III. A instrução seja clara e completa.

IV. A instrução assegure um mínimo de previsibilidade comportamental.

V. A instrução atenda a todos indistintamente.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    somente a proposição V.

  • B.

    somente a proposição IV.

  • C.

    somente a proposição II.

  • D.

    somente a proposição I.

  • E.

    somente a proposição III.

O processo, através do qual os indivíduos recebem, organizam e interpretam as mensagens dos órgãos dos sentidos, para dar alguma ordem e significado ao meio ambiente, é denominado

  • A.

    Atitude.

  • B.

    Motivação.

  • C.

    Percepção.

  • D.

    Competição.

  • E.

    Cooperação.

A ação gerencial deve se debruçar sobre as conseqüências dos resultados. Um instrumento importante na busca do trinômio qualidade-tempo-custo é o feedback, que se caracteriza por ser:

  • A.

    uma função projetiva.

  • B.

    um efeito também chamado resiliência.

  • C.

    retroalimentação

  • D.

    item mandatório na elaboração de organogramas.

  • E.

    uma função de marketing.

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