Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir: .............I........... é um processo de transferir e receber informações que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões. A comunicação para ........II......... procura manter as pessoas informadas sobre seus desempenho. As comunicações para .......III........... seguem na forma de .........IV................... A .............V..........................., ocorre entre unidades de trabalho de mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes.

  • a.

    I - O trabalho em equipe, II - cima, III - baixo, IV - relatórios, V - comunicação vertical

  • b.

    I - Comunicação, II - baixo, III - cima, IV - relatórios e sugestões, V - comunicação lateral e diagonal

  • c.

    I - Comunicação, II - baixo, III - cima, IV - memorandos, V - comunicação ascendente

  • d.

    I - O trabalho em equipe, II - baixo, III - cima, IV memorandos, V - comunicação descendente

  • e.

    I - Comunicação, II - os lados, III - cima, IV - comunicados, V - comunicação diagonal

Acerca do processo de comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

I São considerados erros no estágio de codificação da mensagem: emprego equivocado de palavras; utilização de frases ambíguas; digitação incorreta e supressão de informações.

II Capacidade de autocrítica, apresentação de idéias claras, conhecimento do destinatário da mensagem, seleção adequada da forma de comunicação, apresentação dos tópicos da mensagem antes da proposição dos objetivos são princípios a serem perseguidos pelo emissor da mensagem.

III Boatos, reclamações, fofocas e rumores devem ser administrados por meio de conversas com as pessoas envolvidas, da manutenção da equipe com informações atualizadas, bem como por meio da dispersão das incertezas e do estabelecimento de canal permanente de comunicação.

IV A comunicação de mão dupla deve ser escolhida no caso de o processo de comunicação ter como objetivos a rapidez, a facilidade e a maior precisão.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

José foi designado para acompanhar e liderar uma missão de empresários brasileiros à China para negociar. É a primeira vez que José tem contato com os chineses, mas mesmo assim não o prepararam como deviam. Qual dos itens abaixo poderá criar problemas e embaraços para José durante as negociações?

  • A.

    Gastronomia; pontualidade; roupas; religião.

  • B.

    Relacionamento formal; falta de cultura; idioma; higiene.

  • C.

    Modo de andar; tom de voz; planejamento da negociação.

  • D.

    Cartões de visita; fator tempo; coletivismo x individualismo; falta de conhecimento da história da China; loose face; hierarquia.

  • E.

    Modo de comer; modo de cumprimentar; descendência familiar; postura.

Qual cuidado básico devemos ter com os slides das apresentações multimídias?

  • A.

    Carregar nas cores bem vivas.

  • B.

    Estrutura simples e adequada ao tema.

  • C.

    Colocar todo o texto que se vai falar

  • D.

    Nunca esquecer os recursos de animação.

  • E.

    Serem todos diferentes para chamar a atenção do leitor.

O relacionamento entre empresas é um dos fenômenos empresariais de maior crescimento na atualidade. As estratégias de relacionamento entre empresas no mercado internacional permitem que uma organização possa ampliar seu conjunto de recursos e capacidades necessários à obtenção de uma alta performance nesses mercados. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.

  • A.

    O ambiente competitivo do comércio internacional inibe a formação de relacionamentos empresariais motivados pela desconfiança e possibilidade de vazamento de informações estratégicas.

  • B.

    A aquisição de novas tecnologias, a conquista de novos clientes estrangeiros e a definição e organização do canal de marketing internacional são temas que devem ser discutidos sempre com a presença dos órgãos governamentais de fomento à exportação, com forma de evitar conflito entre as empresas.

  • C.

    Os relacionamentos empresariais no mercado internacional oferecem a oportunidade de a empresa concentrar seu foco nas suas competências essenciais enquanto consegue, por meio das parcerias, os outros elementos de sua oferta competitiva

  • D.

    Os acordos relativos à produção e logística pretendem, normalmente, reduzir o volume da atividade da organização, fazendo com que ela substitua a economia de escala pela economia de nichos.

  • E.

    Nos relacionamentos empresariais no mercado internacional, novas habilidades e processos devem ser eliminados, evitando assim conflitos entre as instituições motivadas por inovações não contempladas quando da assinatura dos termos de parcerias.

Pelo Termo de Referência elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), um APL deve ter a seguinte caracterização:

  • A.

    ter empreendimentos de mesmo porte no território e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.

  • B.

    ter um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.

  • C.

    ter um amplo número de empreendimentos semelhantes no território nacional, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de sindicalismo classista

  • D.

    ter um baixo número de empreendimentos no estado e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de controle

  • E.

    ser escolhido pelo governo brasileiro para representar as micro e pequenas empresas do seu setor no comércio internacional, e que compartilhe a liderança com as demais empresas do grupo.

Assinale a alternativa que indica vantagem da utilização de recursos visuais em apresentações públicas.

  • A.

    As figuras são elaboradas pela mente com um pequeno esforço.

  • B.

    Os recursos visuais permitem ao apresentador direcionar a atenção da audiência para seus objetivos.

  • C.

    O que você ouve, você guarda melhor.

  • D.

    As figuras dificilmente ilustram as tarefas às quais as palavras não se adaptam.

  • E.

    Os recursos visuais devem contar com alta tecnologia

Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como

  • A.

    transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

  • B.

    processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.

  • C.

    espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.

  • D.

    estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.

Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.

  • A.

    A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.

  • B.

    No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.

  • C.

    Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.

  • D.

    De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...