Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a aplicação da epidemiologia e a avaliação dos resultados na gestão hospitalar, é incorreto afirmar que:
a epidemiologia é a ciência da medição, que apresenta um enfoque quantitativo dos fenômenos em saúde e cujos resultados finais são úteis para proporcionar melhores serviços aos usuários.
o uso da epidemiologia na gestão e administração dos serviços de saúde é importante apenas para oferecer os dados para as pesquisa acadêmicas.
os diferentes projetos de estudos epidemiológicos, observacionais e experimentais, fornecem informações úteis para todas as fases da gestão hospitalar.
a pesquisa epidemiológica realizada na universidade é a melhor forma de autocrítica do funcionamento dos serviços de saúde. Sem esta ciência básica não é possível medir com segurança o desempenho da organização.
o uso da epidemiologia nos serviços de saúde ocorre em administração e gestão dos serviços, na pesquisa etiológica, na avaliação das práticas médicas, na docência e nos programas de educação formal.
Acerca da estrutura de um programa de garantia de qualidade em serviços hospitalares, é incorreto afirmar que:
as bases de um programa de garantia de qualidade hospitalar são uma equipe médica de alta qualificação profissional e equipamentos tecnológicos modernos.
cada instituição tem o seu momento certo para iniciar o programa. É inútil atropelar o processo, pois a inexistência de condições se constitui como a principal causa dos fracassos.
o empenho e o compromisso da alta administração é condição indispensável, sendo necessário ultrapassar o plano verbal. Este será um programa do Presidente da instituição, pois o sucesso ou fracasso será mérito, em grande parte, dele. Ele possui o poder de conduzir a liderança que provocará esta mudança no sistema produtivo.
os pilares para o processo de implantação de um programa de qualidade hospitalar são: estrutura funcional, administração qualificada, equipe médica e interdisciplinar para assistência, serviço de informatização e epidemiologia.
quando se fala em medir avanços da organização, em termos de qualidade da gestão e da melhoria de seus resultados, se pensa em um processo de acreditação hospitalar.
A Lei Sarbanes-Oxley, criada nos Estados Unidados em 2002, realizou uma série de exigências para as empresas que possuem ações na Bolsa de Nova Iorque, todas praticamente ligadas a boas práticas de ética e governança corporativa. Na seção 404, essa Lei determina uma avaliação
Considerando o gerenciamento de pessoas, analise as proposições a seguir.
1) Reconhecer a dignidade humana e a importância do trabalho de cada funcionário é a base das boas relações em qualquer organização.
2) Se não existir unidade de comando, existirá uma administração cuja capacidade decisória passará para chefes de nível intermediário, gerando contra-ordens, provocando desconforto e desmotivação, repercutindo na qualidade da assistência.
3) Tudo o que se refere à gestão de pessoas deve ser totalmente delegado aos chefes e ao setor de RH, e o Diretor não deve ser ouvido.
4) Nunca será função do Diretor hospitalar decidir sobre políticas de desenvolvimento de pessoas, remanejamentos, transferências, nem ordenar e decidir em ultima estância as auditorias administrativas. Em casos de problemas relacionados à assistência, tais como negligência ou imprudência, os chefes responderão judicialmente.
5) A qualidade assistencial, a motivação e a competência do comando da liderança refletem em indicadores de qualidade, tais como produtividade, redução de infecções, baixo absenteísmo e reconhecimento social dos serviços prestados.
Estão corretas, apenas:
3 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3.
Acerca da liderança, é incorreto afirmar que:
a função de liderança pressupõe coordenação de pessoas, administrando diferenças e desenvolvendo um clima de reciprocidade no atendimento das necessidades dos clientes.
a liderança modifica e provoca motivação nas pessoas, para realização do que precisa ser feito.
a liderança gerencial é necessária nas organizações, pois é através da equipe que se realizam as tarefas e a produção de bens ou serviços.
a liderança hoje é compreendida como fenômeno social, influência interpessoal, e dirigida através do processo de comunicação humana.
ser um líder não é função do Diretor do hospital.
Existem três estilos de liderança:
A sequência correta, de cima para baixo, é:
1 3 2 1 2 3.
2 3 1 2 1 3.
1 3 2 2 1 3.
3 1 2 3 1 2.
2 1 3 3 2 1.
Acerca de recrutamento e seleção de pessoas, é incorreto afirmar que:
recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar um cargo dentro da organização.
o recrutamento só é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização.
no recrutamento de pessoal é necessário realizar pesquisa interna e analisar o perfil dos candidatos para as vagas, além de solicitar ao setor que realize comunicação formal das vagas a serem preenchidas.
no recrutamento externo os candidatos são pessoas internas ao hospital, que desejam uma promoção ou remoção.
o recrutamento poderá ser realizado por anúncios na mídia, através de convite, carta de recomendação e divulgação interna.
Acerca da seleção de pessoal, analise as proposições seguintes.
1) A etapa de seleção é a segunda etapa, realizada após o recrutamento. Consiste na busca entre os candidatos recrutados, comparando as duas variáveis do cargo e o perfil dos candidatos.
2) As bases para a seleção de pessoal são: análise curricular, teste psicológico, teste de conhecimento, teste situacional e entrevista.
3) A análise curricular é um instrumento completo, pois só ela é suficiente para proporcionar uma visão real e ampla do candidato.
4) O teste prático é adequado para as habilidades operacionais relacionadas à produção, mas existe necessidade de avaliação psicológica para investigar traços da personalidade, além da entrevista, do teste psicológico e do currículo.
5) A técnica da entrevista é de fundamental importância hoje, para complementar as avaliações, pois ajuda a avaliar a competência emocional dos candidatos.
Estão corretas, apenas:
1, 3 e 4.
1, 2, 4 e 5.
2, 3, 4 e 5.
1 e 3.
2 e 5.
Sobre os paradigmas para a atuação de um gestor hospitalar, é incorreto afirmar que deve haver:
a necessidade de apoio político e de seus pares, autoridade e liberdade para o gerenciamento de recursos financeiros, educacionais, tecnológicos, estruturais, entre outros.
um sistema de valores e convicções, baseados nos contextos de mudanças, flexibilidade, e preparo técnico-científico para a função.
uma visão de liderança e segurança em situações incertas.
o uso de experiências anteriores apenas em administrar conflitos.
relação interpessoal com a equipe, liderança democrática e comunicação aberta. Ações pautadas por planejamento, trabalho em equipe e uso de ferramentas de gestão.
Não é papel de um gestor hospitalar:
resolver problemas, ter visão e plano estratégico, preocupar-se com resultados e administrar por processos.
planejar os recursos financeiros, humanos, tecnológicos, estruturais e ambientais, visando à situação competitiva da empresa.
trabalhar para reduzir custos.
possuir autoconfiança, criatividade, trabalhar em equipe e incentivar a comunicação interpessoal.
confiar apenas na situação de prestígio institucional e na experiência anterior vivenciada em gestão de outros serviços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...