Questões sobre Geral

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Em relação às fichas de cálculos de custos, julgue os itens que se seguem.

As fichas de cálculos de custos devem incluir os salários e encargos dos empregados diretos e indiretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da necessidade de imparcialidade e objetividade no processo de avaliação de desempenho organizacional, percebe-se que a cultura paternalista faz com que avaliadores, às vezes, favoreçam pessoas

1. de que gostam, independente da sua competência profissional e de seus resultados;

2. que vinham apresentando maus desempenhos, mas que, perto do período da avaliação, "mostraram serviço".

Esse erro de propensão, causado em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificado, nos exemplos acima, respectivamente, como

  • A.

    preconceito pessoal e propensão a rigor.

  • B.

    propensão de complacência e erro de tendência central.

  • C. propensão de complacência e efeito recenticidade.
  • D.

    efeito halo e erro de tendência central.

  • E.

    efeito halo e efeito recenticidade.

Das fases que compõem a metodologia da gestão do conhecimento, a dimensão que visa estabelecer as características culturais, gerenciais e estruturais que direcionam o funcionamento da empresa refere­Se à fase:

  • A.

    Estratégia Organizacional.

  • B.

    Processos de Negócios.

  • C.

    Ambiente Organizacional.

  • D.

    Competência dos Colaboradores.

  • E.

    Indicadores de Avaliaçāo.

Analise as afirmativas a seguir:

I. a sociedade do conhecimento está voltada para a produção intelectual, com uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação. PORTANTO,

II. O conhecimento, agora, s0brepõe­se à pacidade de produção, o que por sua vez não significa uma quebra no proœsso de mecanização do indivíduo.

A partir dessas afirmativas, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

  • B.

    a primeira afimativa é verdadeira e a segunda é falsa.

  • C.

    as duas afirmativas são falsas

  • D.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • E.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

O desalio das organizações modemas reside na formulação de modelos e mecanismos de gestão, os quais possam colaborar com um universo, aparentemente, contraditório em si: atrelar a produtividade industrial a parâmetros mais saudáveis dos colaboradores envolvidos, em um ambiente de franca competitividade. Ou seja, como gerenciar a Qualidade de ńda em um ambiente altamente competitivo, não apenas em sua dimensão egdema, mas principalmente, na dimensão intema à organização. Baseado nesse contexto, pode―se afirmar quer

  • A.

    a percepção do individuo, para detînir Qualidade de Vida, considera sua posição na vida, no contexto da cultura e no sistema de valores nos quais ele vive.

  • B.

    observa―se, atualmente, uma corrente de pensamentos preocupada em valorizar parâmetros mais amplos que apenas o controle de sintomas e aumento da expectativa de vida.

  • C.

    Qualidade de Vida e um fenômeno que se inter- relaciona com as diversas dimensões do ser humano.

  • D.

    a promoção da saúde e, oonseqüente, Qualidade de Vida inclui diferentes dimensões da experiência humana e que pode ser expressa por diferentes Campos do conhecimento.

  • E.

    a Qualidade de Vida é resultado de um processo de intervenção social e biológico, não possuindo mecanismos a parametrizar possibilidades mais amplas e extensivas à totalidade de uma comunidade.

Considerando que uma organização possua um produto Alfa com alta participação relativa de mercado, porém em um mercado de baixo crescimento, julgue os itens seguintes, referentes ao desenvolvimento de produto e marketing.

A estratégia de marketing indicada para a fase em que se encontra o produto Alfa é o desnatamento rápido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes atîrmativas:

l. parte do pensamento desenvolvido para compreender os fatores de motivação, levam em consideração uma lógica linear de que, sempre, há uma forma melhor de motivar as pessoas.

ll. a motivação individual depende não só dos objetivos individuais, mas da percepção da utilidade relativa de desempenho pessoal como um meio para atingir aqueles objetivos.

lll. o nível de motivação de uma pessoa é contingencial sob duas forças: diferenças individuais e maneiras de operacionalizá—las.

IV.o dinheiro ou recompensas pecuniárias são capazes de motivar não apenas o desempenho como também outros tipos de comportamento, como dedicação à organização.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) atîrmatlva(s) falsa(s):

  • A.

    I.

  • B.

    I e ll.

  • C.

    III.

  • D.

    lII e IV.

  • E.

    IV.

O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. Essa perspectiva acerca do comportamento humano nas organizações enquadra―se em qual das características a seguir?

  • A.

    0 Homem é pró-ativo.

  • B.

    O Homem é social.

  • C.

    O Homem tem diferentes necessidades.

  • D.

    O Homem pensa e escolhe.

  • E.

    O Homem tem limitada capacidade de resposta.

Quando um grupo de trabalhadores necessita desenvolver as mesmas habilidades, qual modelo ou método de treinamento não é adequado a esta situação?

  • A.

    Brainstorming.

  • B.

    Estudos de Caso.

  • C.

    Simulações.

  • D.

    E¯learning.

  • E.

    Dinâmicas.

Neste novo contexto econômico—socia|, onde o conhecimento deixou de ser mero referencial de habilidades e alcançou o status e a relevância de fator fundamental para a vantagem competitiva das organizações, as empresas buscam alternativas sustentáveis de gerenciar o seu capital humano. Por essa perspectiva, surge o conceito de universidade corporativa, cujos objetivos principais residem, exceto:

  • A.

    despertar nos recursos humanos da empresa a vocaçāo para o aprendizado.

  • B.

    ampliar a capacidade técnica dos colaboradores, de forma a contribuir para a disseminação do conhecimento científico e superação das limitações econômicas das comunidades envolvidas.

  • C.

    difundir a idéia de que o capital intelectual é o fator de diferenciação no século XXI.

  • D.

    atrair, motivar e reter talentos contribuindo para o aumento de sua capacitação protissional.

  • E.

    desenvolver a mentalidade de que a formação continuada é a parte mais importante do exercício profissional, em um ambiente sinergético de competências.

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