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Observe as características a seguir e procure associá- Ias aos perfis da gerência tradicional e da liderança:
1 Gerência Tradicional.
2 Liderança.
a. Elabora agenda com planos.
b. Flexibilidade.
c. Ação peio comando.
d. Rigidez.
e. Ação pela inspiração.
f. Desenvolvimento de estratégias.
Assinale a aiternativa que oferece a associação correta entre as duas dimensões:
1a―1b―1C1d2e2f.
1a2b―2c―1d2e―2f.
1a2b―1c―1d2e2f.
2a1b1c1d2e1f.
2a2b―2C2d2e―2f.
Assinale a alternativa incorreta:
os ativos intangíveis, de cada empresa, configuramSe como importante fonte de vantagem competitiva ao traduzirem para o universo da práxis, os conceitos de competência e da gestão por competências.
um modelo articuiado por competências presta-se como fundamental no atual contexto empresarial, pois as empresas enfrentam um ambiente mais turbulento e competitivo.
a gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perñs profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio. identificando pontos de carência e pontos de excelência.
para o Sucesso da implementação da gestão por competências, é necessário que as empresas tenham processos bem delineados, os quais facilitam a identificação das atividades e respectivos responsáveis.
empresas com estruturas organizacionais matriciais ou horizontalizadas tendem a dificultar a implantação deste tipo de modelo de gestão
Observe as seguintes etapas de implantação de um modelo de gestão por competências:
1 - Desenvolver Colaboradcres.
2 - identificar Competências.
3 - Acompanhar EvoIução.
4 Detinir Competências Organizacionais.
5 - Sensibiiizar.
6 - Detinir Competèncias Especíñcas.
Assinale a alternativa que representa a seqüência correta;
54-6-2-1-3.
45―6-2-1 -3.
4-5-2-6-1 -3.
5-4-2-6-1 -3.
5-4-6-2-3-1.
A mudança, conforme o contexto em que é utilizada, tem vários Signiticados. Para o contexto organizacional, mudança pode ser conceituada como:
l. uma organização deve conhecer a posição em que se encontra e, melhor ainda, conhecer a nova posição para a qual pretende se deslocar como parte da sociedade, ou do sistema específico ao qual pertence, ou do mercado.
II. dispor os elementos de outra forma, mantendo assim a configuração dos mesmos elementos dentro de uma organização, sem alterar seu papel de modo signiñcativo. lsso implica o conhecimento de cada elemento estrutural e funcional, seu valor e potencial, presente e futuro, dentro de um processo de reorganização.
lll. substituir uma coisa por outra, dar outra direção. isso implica que a organização mantenha sua direção estratégica, sem mudanças eventuais em sua missão, prioridades programáticas ou uso de recursos, incluindo novas tecnologias.
IV. modificar, transformar, tornar-se diferente do que era no que tange à própria cultura da organização ou a sua estrutura.
Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras:
l e ll.
ll e lll.
I e lll.
lll e IV.
l e lV.
Em um processo natural de mudança, as forças desestabilizadoras são aquelas identificadas no ambiente extemo da organização. Podem resultar em mudanças no ambiente social, político, econômico ou tecnológico onde a organização se encontra. Nesse contexto, pode―se depreender que as mudanças sociais representam:
mudanças determinadas pela opção ideológica do grupo que detém O poder.
mudanças em crenças, valores, atitudes e opiniões.
mudanças influenciadas pelas flutuações do mercado.
mudanças determinadas por orientações legais, com definição de novos parâmetros.
mudanças influenciadas por articulações ideológicas em mercado competitivo.
No processo de mudança organizacional, cada membro da organização deve obrigatoriamente ser envolvido. Gerentes, supervisores ou chefes de equipe são chamados para liderar e conduzir algum aspecto do processo. Nesse sentido, é mais importante ter a liderança de grupos e não de pessoas. Das alternativas a seguir, qual corresponde a uma qualidade que, embora pertilada ao descritivo de um líder, essas lideranças transformadoras não devem alimentar?
Ter visão de futuro e do cenário social a ser construído.
Privilegiar a imaginação e valorizar a utopia para ser criativo.
Assumir as ambigüidades e os conflitos para resolvê-los.
Assumir o controle na construção da organização e nas tarefas de um projeto.
Saber usar conhecimento e informação.
Antes de mudar, é necessário realizar um diagnóstico organizacional, com O fim de identiticar a situação e delinear o cenário presente. A abordagem a ser utilizada nesse processo pressupõe que os objetivos de realização estejam claros, os recursos necessários para efetuar as mudanças estejam disponíveis, que se tenha um tempo hábil para implantação e, fundamentalmente, os estudos estejam profundamente focados aos interesses da organização. Essa abordagem pode ser segmentada de acordo com a seguinte divisão: contexto mediato; contexto imediato; recursos e processos; estrutura; resultados e impacto. As condições sócio- econômico-políticas do país, representadas pela existência ou não de políticas nacionais de incentivo, portanto, referem―se a qual nível da abordagem supracitada?
Contexto Mediato.
Recursos e Processos.
Estrutura.
Resultados.
Impactos.
Quando da elaboração de um relatório, deve-se observar o cuidado com a relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, e outros, geralmente em ordem alfabética. Essa relação recebe o nome de:
Anexo.
Lista.
Resumo.
Resumo.
lndace.
Têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modiñcar conceitos, com vistas à formulação de problemas ou hipóteses pesquisáveis. Apresentam menor rigidez no planejamento. Esse tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido tem poucas formulações disponíveis, o que toma O delineamento de hipóteses mais complexo. Qual das alternativas, a seguir, apresenta O tipo de pesquisa descrito?
Pesquisa Descritiva.
Pesquisa Exploratória.
Pesquisa Experimental.
Pesquisa Explicativa.
Pesquisa Bibliográfica.
No que se refere às relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.
Os conflitos devem ser considerados situações anômalas, com consequências negativas para a vida social.
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