Questões sobre Gerenciamento de Recursos Humanos

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Uma empresa acaba de realizar um treinamento voltado para a equipe de vendas. A gerente quer selecionar indicadores para avaliar os resultados do treinamento ao nível dos recursos humanos. São indicadores adequados:

  • A. redução do absenteísmo; melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT);
  • B. redução do passivo trabalhista total; melhoria no grau de satisfação dos clientes;
  • C. melhoria da cooperação; redução do índice de acidentes de trabalho;
  • D. melhoria do grau de satisfação com as práticas e políticas de recursos humanos; redução de retrabalho;
  • E. melhoria no atendimento ao cliente; aumento da participação de mercado.

Em uma consultoria organizada por equipes, a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio funcionário (autoavaliação) e pelos colegas das equipes. Segundo o responsável pela área de RH, essa prática “está de acordo com a organização em equipes e a alta qualificação dos nossos funcionários, pois, na prática, não há diferença hierárquica; os chefes desempenham papel de facilitadores junto aos membros das equipes”. A avaliação de desempenho descrita pode ter, como desvantagens:

  • A. desempenho superestimado e lentidão no processo de avaliação;
  • B. constrangimentos em julgar os colegas e excesso de informações;
  • C. vieses derivados de autocondescendência e de relações de amizade;
  • D. excesso de informações e desempenho superestimado;
  • E. vieses derivados de autocondescendência e lentidão no processo de avaliação.

A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de chocolates e doces quer avaliar os resultados dos programas de treinamento realizados no ano anterior. O objetivo principal dos treinamentos foi a melhoria do desempenho no nível dos cargos. São indicadores adequados para a avaliação de programas de treinamento ao nível dos cargos:

  • A. redução da rotatividade; melhoria do atendimento ao cliente;
  • B. aumento da produtividade; redução do índice de acidentes de trabalho;
  • C. melhoria da cooperação; redução do absenteísmo;
  • D. redução dos dias parados; melhoria da imagem da empresa;
  • E. melhoria do clima organizacional; melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT).

No que diz respeito à administração da área de re cursos humanos nas organizações, tem-se que

I. existem técnicas de administração de RH aplicáveis diretamente sobre as pessoas, como avaliação de desempenho, e outras aplicadas indiretamente, como plano de carreiras.

II. as atividades da área de RH são de natureza contingencial, ligadas a circunstâncias mutáveis, tanto no âmbito interno da organização como no contexto do ambiente externo.

III. as técnicas de administração de RH possuem natureza conservadora e defensiva, voltadas à preservação da força de trabalho da organização, denominada dimensão da tarefa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. II.
  • E. III.

No âmbito da gestão de RH, a seleção é uma etapa subsequente ao recrutamento. Nesse contexto, o modelo de seleção em que há vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato é denominado modelo de

  • A. classificação.
  • B. identificação.
  • C. colocação.
  • D. alocação.
  • E. movimentação.

No processo evolutivo da gestão estratégica de pessoas verifica-se uma importante mudança de paradigma tendendo à descentralização de algumas atividades que, anteriormente, eram concentradas na área de administração de recursos humanos. Nesse sentido, as atividades atribuídas aos gestores das demais áreas da organização relativas à gestão dos recursos humanos nela alocados correspondem a

  • A. função de staff.
  • B. autoridade de linha.
  • C. tática de retroalinhamento.
  • D. cooperação assistida.
  • E. condução coordenada.

A respeito dos aspectos que envolvem os processos de recrutamento e seleção e a capacitação de pessoas, julgue os itens a seguir. A seleção consiste no processo de reunir potenciais candidatos para suprir as necessidades de recursos humanos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem diferentes modelos de planejamento de RH, entre os quais o modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. Esse modelo, entre outros aspectos,

  • A. baseia-se em mapas de substituição de postos-chave e organogramas de carreiras, voltado, precipuamente, à evolução funcional.
  • B. leva em conta fatores imprevisíveis, estratégia dos concorrentes e situação do mercado de clientes.
  • C. alinha-se com o planejamento estratégico da organização e toma por base mudanças tecnológicas que afetam a produtividade.
  • D. mapeia o fluxo de pessoas na organização, caracterizando-se com um modelo vegetativo, que objetiva apenas atender às demandas de reposição de pessoal.
  • E. utiliza previsões e extrapolações de dados históricos e está voltado, predominantemente, para o nível operacional da organização.

Carla Patrícia é a nova diretora da Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Caldas Formosas-MS. Ao assumir o cargo, a servidora resolveu romper com a visão clássica gerencial do antigo gestor e implementar uma visão mais sistêmica naquela instituição. Nesse sentido, é possível identificar que a gestão de Carla Patrícia pretende:

  • A. Aumentar a eficiência das pessoas a partir da divisão do trabalho e definição dos cargos.
  • B. Desenvolver um pensamento mais sintético e abrangente das situações organizacionais.
  • C. Adotar um pensamento mais analítico e cartesiano, sinônimo da visão total da organização.
  • D. Otimizar os resultados da empresa, baseando-se nos estudos e princípios da relação de causa e efeito.

Na fase tecnicista da gestão de pessoal a área de recursos humanos passou a

  • A. recomendar que todo e qualquer processo seletivo tivesse em seu escopo a necessidade de conter provas técnicas, garantindo assim a contratação de pessoal com elevada expertise para a função.
  • B. preocupar-se com os custos da organização e a criar políticas de recursos humanos que beneficiassem a produção dando pouco valor às necessidades dos empregados.
  • C. identificar fatores de desempenho que deveriam ser praticados por todos os colaboradores em prol da melhoria da produção e do ambiente de trabalho.
  • D. introduzir os primeiros programas de planejamento estratégico com foco nas boas práticas de negócios.
  • E. operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
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