Lista completa de Questões sobre Gestão de Conflitos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma causa frequente de conflitos nas organizações é
a ambiguidade de papéis.
a existência de objetivos compartilhados.
a limitação de recursos.
a hierarquia de responsabilidades.
o excesso de liberdade.
A interação entre pessoas, nas empresas, envolve a resoução de problemas e de conflitos de relacionamento. Uma orma de solucionar conflitos, a solução denominada ganha-ganha, é aquela em que
acareações são constituídas para se identificar quem está fundamentado.
vantagens são obtidas pelos dois lados sem imposição à outra parte.
acompanhamentos periódicos são realizados para detectar desvios de rota.
críticas construtivas são proferidas pelo superior ou mediador de conflitos.
demonstrações são feitas para comprovar que um novo processo é eficaz.
As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com o conflito, os quais se baseiam no desejo de satisfazer os próprios interesses versus os interesses da outra parte. O estilo de administrar conflitos que reflete a assertividade para impor o seu próprio interesse e é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta em ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária, denomina-se estilo
de evitação.
competitivo.
de compromisso.
de acomodação.
de colaboração.
Considerando as relações com os empregados e os sistemas de informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.
Um aspecto crítico da ARH é a solução de conflitos internos, sendo que, em geral, os conflitos pessoais são provocados por conflitos organizacionais.
Considerando as relações com os empregados e os sistemas de informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.
Quando um grupo entra em conflito com outro, um dos efeitos é o aumento da coesão grupal, o que leva à diminuição da liberdade individual e à perda de eficácia quanto ao desempenho do grupo.
A respeito da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
Organizações e conflitos estão intimamente ligados devido à existência de múltiplos interesses de pessoas e da própria organização. Algumas das etapas da gestão de conflitos são: preparação e planejamento, definição das regras básicas, esclarecimentos e justificativas, barganha e solução de problemas, conclusão e implementação.
A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos, uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do trabalho, julgue os próximos itens.
Uma organização do trabalho embasada em atividades individualizadas e especializadas elimina a possibilidade de conflitos no trabalho.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.
O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanear um conflito está adotando uma abordagem estrutural.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.
O diretor que busca reduzir o nível do conflito com uma reação cooperativa está adotando uma abordagem processual.
Em relação à abordagem quanto à administração de conflitos, marque o item que apresenta as três abordagens à disposição do gerente.
Espera, tensão e resolução.
Estrutural, mista e de processo.
Impasse, vitória-derrota e conciliação.
Ganhar/perder, perder/perder e ganhar/ganhar.
Diferenciação de grupos, recursos compartilhados e interdependência de atividades.
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