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Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.
Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.
Para gerir o conflito existente entre os setores, o administrador deverá adotar uma abordagem estrutural.
Administração - Gestão de Conflitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O estilo de administração de conflitos que habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças, denomina-se estilo
de evitação.
de acomodação.
competitivo.
de solução de problemas.
de compromisso
Com relação às condições para emergência de conflitos dentro de uma organização, considere:
I. Quando os papéis dentro de uma organização são ambíguos, a probabilidade de que as pessoas sintam que estão trabalhando para objetivos incongruentes é grande.
II. Toda forma de hierarquia e departamentalização funcional leva a diferenciações internas às organizações que geram tensões e resultam quase sempre em conflitos.
III. As atividades e os objetivos dos grupos dentro de uma organização são interdependentes, surgindo oportunidades para que um grupo possa apoiar ou prejudicar o trabalho dos demais.
IV. Como os recursos compartilhados por uma organização são sempre limitados e escassos, quando um grupo deseja ampliar seus recursos outro grupo terá de perder ou abrir mão de uma parte dos seus.
V. Quando existem objetivos concorrentes, por força da especialização, desenvolve-se a percepção de interesses e objetivos diferentes, inevitavelmente incompatíveis.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, IV e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, III e V.
Com relação às técnicas de solução de conflitos, considere:
I. A retirada estratégica é uma maneira passiva de tratar do conflito e geralmente não consegue resolvê-lo, pois significa evitar o problema, fugir ou desistir.
II. A técnica de apaziguamento pretende evitar situações de conflito aberto. Inclui a busca de pontos comuns para acordo, fuga dos pontos de desacordo e geralmente proporciona uma solução duradoura.
III. O objetivo da negociação é atingir um acordo aceitável. Mesmo quando o acordo está aquém da solução ideal para cada uma das partes, presume-se que representa o melhor entendimento possível, proporcionando, neste caso, soluções definitivas para situações de conflito.
IV. O método de colaboração ou confronto requer diálogo aberto entre os participantes, que devem ser competentes técnica e administrativamente. O confronto proporciona soluções definitivas para situações de conflito e, em última análise, resolve o problema em questão.
V. O recurso ao poder pode resolver um conflito. A força, normalmente, requer menos tempo do que o confronto e a negociação, e, se aplicada de forma decidida, pode resolver definitivamente o conflito.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III, IV e V.
II, III e V.
Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.
Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se
promover a melhoria da comunicação, observando cuidadosamente, escutando sensivelmente, sendo preciso e honesto naquilo que se deseja expressar, independentemente do desagrado que possa se gerar.
Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.
Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se
orientar as pessoas para a expressão positiva das emoções, de modo a expressar sentimentos de raiva e de frustração para desabafar com o colega e não deixar tais afetos atrapalharem as relações interpessoais no seio da equipe.
Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.
Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se
aprimorar as técnicas de resolução de conflitos, melhorando a habilidade em responder criativamente e preventivamente aos conflitos no contexto do trabalho, bem como nos outros meios sociais dos quais cada membro participa.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
Em uma sessão de mediação, proporciona-se às partes uma vivência de escuta qualificada, oferecendo subsídios para cada um formar seu julgamento, em que, enquanto um exerce a fala, o mediador e a outra parte escutam e, assim, todos falam e se escutam.
Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação visa à restauração do diálogo e da comunicação, em um procedimento protegido pela confidencialidade, que assegura a dignidade da pessoa, dando-lhe a oportunidade de exercer a experiência humana da inclusão social.
Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes.
Mesmo que seja adequadamente gerido, qualquer conflito organizacional tem como resultado a realização de ações de bloqueio e a recusa dos envolvidos em cooperar.
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