Questões sobre Gestão de Pessoas

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Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

Os profissionais de gestão de pessoas devem ter em mente que não há uma forma única e melhor de realizar o mapeamento de competências individuais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    As políticas de manutenção de recursos humanos envolvem critérios de planejamento, alocação e movimentação interna de pessoas nas organizações.

  • B.

    A principal etapa do desenho de um sistema de informação gerencial para a gestão de pessoas é a observação do desempenho individual esperado na organização.

  • C.

    A integração, a higiene e a segurança no trabalho são exemplos de técnicas de administração de recursos humanos aplicadas diretamente sobre as pessoas.

  • D.

    A análise e descrição de cargos e também o estudo de tempos e movimentos fornecem dados para a tomada de decisão sobre admissões de pessoal nas organizações.

  • E.

    Na gestão de pessoas, o processo de aplicação diz respeito ao que as pessoas farão nas organizações, ou seja, tarefas, atividades e desempenho.

O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas

  • A.

    à categoria movimentação.

  • B.

    à categoria desenvolvimento.

  • C.

    à categoria valorização.

  • D.

    às categorias movimentação e valorização.

  • E.

    às categorias desenvolvimento e valorização.

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

  • A.

    o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.

  • B.

    as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

  • C.

    as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.

  • D.

    se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.

  • E.

    a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.

Em relação à administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, analise as afirmativas abaixo.

I. A gestão de pessoas depende de vários aspectos da organização, como cultura, estrutura, ambiente, tipo de negócio, tecnologia utilizada, entre outros.

II. Os estilos gerenciais não influem diretamente na gestão das pessoas, pois os funcionários têm suas reações moldadas pela cultura organizacional sob a qual atuam.

III. A gestão de pessoas é um instrumento de controle e deve basear-se na visão estruturalista do ser humano, compreendendo-o como um recurso organizacional necessário ao cumprimento dos objetivos estipulados para a empresa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

A satisfação dos funcionários e as práticas das empresas são classificadas em quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos. Os indicadores da categoria organizacional são:

  • A.

    resultado em pesquisas de clima organizacional; investimento em educação formal e benefícios familiares.

  • B.

    atividades culturais; atividades esportivas e benefícios familiares.

  • C.

    ginástica laboral; controle de doenças e controle do estresse.

  • D.

    valorização do funcionário; apoio psicológico e desafio no trabalho.

  • E.

    tratamento ético dos funcionários; planos de carreira igualitários e clareza das políticas e procedimentos.

A empresa Enersul decidiu promover o desenvolvimento de pessoas por meio da movimentação de funcionários por diferentes posições, com mesmo nível de complexidade, mas que exigem conhecimentos distintos. Qual método foi adotado por essa empresa?

  • A.

    Rotação vertical

  • B.

    Rotação horizontal

  • C.

    Aprendizagem prática

  • D.

    Posições de assessoria

  • E.

    Exercícios de simulação

Com referência à Administração de Recursos Humanos nas organizações, analise as afirmativas:

I. A Administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se à concepção e à aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos operacionais.

II. Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes é um dos objetivos centrais da Administração de Recursos Humanos (ARH).

III. Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância estratégica que as pessoas têm para seu sucesso e, por isso, foram criados os departamentos de recursos humanos responsáveis por desenvolver políticas e práticas e ARH que potencializem o desempenho da empresa.

IV. Os departamentos de recursos humanos adotam as tradicionais atividades administrativas desempenhadas pelos departamentos de pessoal, reconhecendo a importância estratégica que as pessoas têm para o sucesso organizacional.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    I, III

Além da contribuição para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, as políticas e práticas de RH têm impacto positivo no desempenho da organização, uma vez que contribuem para, EXCETO:

  • A.

    Melhorar as competências e habilidades dos funcionários.

  • B.

    Aumentar a motivação dos trabalhadores.

  • C.

    Manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização.

  • D.

    Encorajar os não comprometidos com a organização a abandoná-la.

  • E.

    Que as pessoas não sejam consideradas como o maior patrimônio da organização.

A Gestão de Pessoas trabalha com seis processos que são: processos de agregar pessoas, de aplicar pessoas, de recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Sobre esses processos, identifique a alternativa que se refere ao processo de desenvolver pessoas.

  • A.

    Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

  • B.

    Desenvolvimento de carreiras.

  • C.

    Qualidade de vida.

  • D.

    Avaliação de desempenho.

  • E.

    Recrutamento e seleção de pessoal.

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