Questões sobre Gestão de Pessoas

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A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor organização dos recursos humanos. Não obstante, a descentralização também possui algumas desvantagens. Assinale a alternativa que registra duas desvantagens da descentralização:

  • A.

    os tomadores de decisão são os mais informados sobre as situações – proporciona oportunidade de treinamento para gestores médios;

  • B.

    as políticas e procedimentos são variadas tomadas de decisões não uniformes;

  • C.

    ocorre ampla participação no processo de decisão – as políticas e procedimentos são variados;

  • D.

    ocorre ampla participação no processo de decisão – tomadas de decisões não uniformes;

  • E. os especialistas são pouco aproveitados – as políticas são tomadas pelos próprios executores da ação.

Com referência à gestão de processos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de pessoas não constitui um dos processos finalísticos de um banco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao processo agregar pessoas, é correto afirmar:

  • A.

    refere-se a treinamento e avaliação de pessoas.

  • B.

    refere-se à provisão ou de pagamento de pessoas.

  • C.

    refere-se à provisão ou suprimento de pessoas.

  • D.

    refere-se a capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal.

  • E.

    refere-se a treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

Assinale a alternativa CORRETA. Após a comunicação de uma nova diretriz organizacional, o gestor perguntou aos seus subordinados se eles compreenderam aquilo que ele havia falado. Dessa forma, o gestor teve o retorno da informação por parte dos subordinados. A esse processo dá-se o nome de:

  • A.

    decisão.

  • B.

    feedback.

  • C.

    interpretação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    transmissão.

Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

 ( ) Ouvir é diferente de escutar, que é um processo mecânico.

( ) Um bom ouvinte sempre fornece feedback ao interlocutor.

( ) Quando não há feedback não há comunicação, somente informação.

( ) Um dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes.

( ) O estado emocional do receptor não interfere no processo de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – F

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – V – F – V

  • E.

    F – F – F – V – F

Na construção de um sistema de mapeamento das competências essenciais, no nível individual, devem ser considerados diversos critérios, EXCETO o de

  • A. comunicação e conhecimento
  • B. criatividade e inovação
  • C. eficácia e eficiência
  • D. imagem e marca
  • E. liderança e motivação

De forma a preparar uma entrevista de seleção, um colaborador da área de recursos humanos (RH) listou alguns pontos fundamentais a serem cumpridos. Dentre eles, porém, o colaborador listou inadequadamente o ponto relacionado com a

  • A. preparação do local e o clima para entrevista
  • B. inclusão de perguntas claramente discriminatórias
  • C. identifi cação dos objetivos principais da entrevista
  • D. elaboração de perguntas aparentemente absurdas
  • E. anotação de impressões após a entrevista

Uma empresa privada, de pequeno porte, que atua no segmento de call center, optou por conceder um benefício espontâneo aos seus colaboradores com jornada de trabalho de 4 horas. É um benefício espontâneo a(o)

  • A. aposentadoria
  • B. refeição subsidiada
  • C. auxílio doença
  • D. salário-maternidade
  • E. seguro de acidentes do trabalho

Em Ergonomia, há sempre a preocupação com a perda de audição causada pela exposição ao ruído.

Em relação aos problemas causados pela exposição ao ruído, constata-se que a(o)

  • A. perda auditiva é menor nas frequências da faixa entre 2.400 e 4.800 Hz.
  • B. exposição contínua e demorada a níveis de ruído superiores a 90 dB tem forte relação com a perda de sensibilidade auditiva.
  • C. perda pode ser definitiva, havendo evidências de que, com a redução da exposição, há cada vez menor possibilidade de recuperação.
  • D. montante de perda auditiva está ligado ao nível de ruído a que o indivíduo se expõe, sendo que, quanto menor a intensidade, maior a perda auditiva.
  • E. tempo de exposição ao ruído está inversamente associado à perda de audição para altos níveis de ruído.

Para a identificação de competências essenciais, quatro questões fundamentais devem ser feitas, cujas respostas se classificam em Valiosas, Raras, Inimitáveis e Sustentáveis. Um analista propôs, equivocadamente, outra questão, a saber:

  • A. a organização é capaz de manter o recurso inimitável por seus concorrentes?
  • B. o recurso detido pela organização representa algum valor para o cliente?
  • C. o valor para os clientes é a sustentabilidade dos concorrentes?
  • D. os concorrentes conseguem imitar ou copiar este recurso que é raro?
  • E. somente a empresa possui o recurso considerado valioso?
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