Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A gestão estratégica da informação e do conhecimento tem por objetivo restringir a divulgação do conhecimento produzido aos níveis de gerência estratégica da organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A gestão do conhecimento organizacional resume-se à criação de um sistema de tecnologia da informação que possa armazenar todo o conhecimento produzido.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Na organização, a criação de uma cultura de aprendizado contínuo é um dos objetivos da política de gestão do conhecimento.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A teoria da espiral do conhecimento apresenta quatro modos de conversão, que interagem entre si na criação do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização.
Com relação às abordagens que tratam da gestão do conhecimento, assinale como falsas (F) ou verdadeiras (V) as alternativas abaixo.
− Segundo a abordagem de Leonard-Barton, competências essenciais são aquelas que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa e que foram construídas ao longo do tempo e dificilmente são imitadas.
− De acordo com Nonaka e Takeuchi, o ciclo criativo do conhecimento compreende quatro dimensões: conhecimentos e habilidades individuais, sistemas físicos, sistemas gerenciais, valores e normas da organização.
− A abordagem de Sveiby trata o conhecimento como um ativo intangível, baseado em dois conceitos centrais: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
− Para Nonaka e Takeuchi, o conhecimento é gerado na organização a partir da interação de quatro processos de transmissão de conhecimento: combinação, internalização, socialização e externalização.
− Beckman e Liebowitz propõem que a gestão do conhecimento pode ser conduzida de forma estratégica nas organizações por meio de oito estágios: identificar, capturar, selecionar, armazenar, compartilhar, aplicar, criar e vender conhecimento.
V; F; F; V; V.
V; F; V; F; V.
F; F; V; V; V.
V; V; F; F; V.
F; V; F; V; F.
A habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade de vantagens competitivas para as organizações. O problema é como tornar as organizações capazes de produzir e utilizar tais recursos. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é
a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.
a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.
a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.
o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.
a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Diante da velocidade das mudanças do mundo atual, cada vez mais as empresas buscam concentrar o conhecimento produzido nos níveis superiores da hierarquia.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
A construção de uma cultura do conhecimento implica criar mecanismos que possibilitem o desenvolvimento e a consolidação do conhecimento em nível organizacional.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Uma adequada gestão do conhecimento prevê a criação e a organização do fluxo de informação entre os vários níveis organizacionais.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Os centros de aprendizagem e as universidades corporativas representam a criação, pelas organizações, de uma infraestrutura administrativa direcionada ao conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...