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"Atualmente visto como a verdadeira chave para resolver problemas das organizações, representa uma modalidade de conhecimento de natureza subjetiva, o que dificulta a possibilidade de ser capturado e bem aproveitado pelas organizações".
A afirmação acima refere-se ao conhecimento
Thomas Stewart, Leif Edvinsson e Karl Erik Sveiby, pioneiros em estudos sobre a gestão do conhecimento, consideram que o valor de empresas intensivas em conhecimento deixou de estar relacionado aos bens tangíveis, passando a ser cotado, a partir dos ativos intangíveis. Sobre esses estudos, é correto afirmar:
I. Sveiby propõe um modelo de gestão de conhecimento formado de 3 componentes: estrutura interna, estrutura externa e competência.
II. Stewart apresenta um modelo realçando a importância do capital intelectual da empresa.
III. A noção de capital estrutural e de capital humano de Stewart é bastante semelhante à de estrutura interna e competência do modelo de Sveiby.
IV. Edvinsson divide o capital intelectual da empresa em 3 componentes: capital organizacional, capital de clientes e capital humano.
V. O capital organizacional para Edvinsson tem significado semelhante ao do capital interno de Sveiby e do capital estrutural de Stewart.
Está correto o que se afirma em
O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
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Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens a seguir.
O fenômeno da aprendizagem humana no trabalho consiste em um processo psicológico que ocorre no indivíduo e nos grupos, caracterizado pela interação entre indivíduos e ambiente, que possibilita ao indivíduo apreender algo que futuramente poderá ser manifestado por meio de mudança no comportamento do grupo.
O capital intelectual, através da gestão do conhecimento, é uma das vantagens competitivas das organizações contemporâneas. Para entender o processo de gestão do conhecimento, é fundamental identificar os tipos de conhecimentos envolvidos. São eles:
conhecimento explícito é algo pessoal de difícil formalização e comunicação; conhecimento genérico, de fácil processamento, explícito em forma de números e palavras;
conhecimento tácito é algo transmitido eletronicamente e processado por computador; conhecimento explícito, enraizado nas ações e experiências das pessoas, dificilmente compartilhado, mas facilmente comunicável;
conhecimento organizacional, sistemático e formal, facilmente comunicável; conhecimento tácito, facilmente visível e transmissível, expresso em manuais e procedimentos;
conhecimentos sistemáticos; conhecimentos expressos; conhecimentos socializados e conhecimentos distribuídos;
conhecimento tácito é algo de difícil formalização, comunicação e compartilhamento; conhecimento explícito, formal, sistemático e facilmente comunicável.
A frase
Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.
define a
administração estratégica.
arquitetura da informação.
gestão do conhecimento.
gestão da qualidade.
marketing da informação.
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Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento envolve o desenvolvimento e a administração de capacidades e informações, o processo de agregação de valor a essas capacidades e informações e sua distribuição adequada pelas diversas unidades organizacionais da empresa.
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Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
O compartilhamento e a distribuição do conhecimento são condições necessárias para a transformação de informações ou de experiências isoladas em algo utilizável pela organização como um todo.
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Julgue os seguintes itens, que versam sobre a gestão do conhecimento.
A gestão adequada do conhecimento pressupõe a distribuição de todo o conhecimento de determinada organização para todos os seus membros, com o mesmo nível de profundidade.
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