Questões sobre Gestão por Competência

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Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.

Competências são os elementos centrais de modelos de gestão ancorados nos pressupostos teóricos da visão da firma baseada em recursos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências permite, a partir do conhecimento das capacidades individuais, grupais e organizacionais, um direcionamento mais preciso das ações de movimentação, desenvolvimento e valorização dos recursos humanos da organização. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A gestão por competências equivale à gestão da capacitação para a satisfação dos objetivos institucionais a partir do desenvolvimento de competências individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências permite, a partir do conhecimento das capacidades individuais, grupais e organizacionais, um direcionamento mais preciso das ações de movimentação, desenvolvimento e valorização dos recursos humanos da organização. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Com o propósito de contribuir para a efetivação de objetivos institucionais, a gestão por competências assume perspectiva operacional top-down.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências permite, a partir do conhecimento das capacidades individuais, grupais e organizacionais, um direcionamento mais preciso das ações de movimentação, desenvolvimento e valorização dos recursos humanos da organização. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Uma das definições de competência individual é a de um saber agir responsável dependente da mobilização de habilidades que agreguem valor econômico à organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, o mapeamento de competências consiste na identificação de competências individuais, coletivas e organizacionais com base em uma formulação estratégica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre os processos que devem ser considerados na sustentação da gestão de pessoas por competências incluem-se os processos de avaliação e de controle de resultados, de desempenho individual e de formação profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criação de talentos em uma organização por meio do desenvolvimento das habilidades, conhecimentos e atitudes (C.H.A.) dos quais a organização necessita para alcançar seus objetivos e cumprir sua estratégia, e que, ao mesmo tempo, cria condições para que as pessoas procurem esse desenvolvimento da melhor forma possível, é um modelo chamado de gestão por

  • A.

    processo.

  • B.

    objetivos.

  • C.

    metas.

  • D.

    desempenho.

  • E.

    competências.

Assinale a alternativa que define corretamente o primeiro passo para colocar em funcionamento o modelo de seleção por competências.

  • A.

    Mapeamento e definição das competências individuais necessárias para uma performance diferenciada e que integre as competências essenciais da organização.

  • B.

    Estabelecimento de indicadores que comparem competências individuais para a escolha da pessoa que tem a melhor posição no ranking de competências.

  • C.

    Escolha das melhores habilidades técnicas que serão utilizadas como modelo para a seleção dos candidatos.

  • D.

    Escolha das atitudes consideradas mais adequadas que serão utilizadas como modelo para a seleção dos candidatos.

  • E.

    Estabelecimento de indicadores que comparem as técnicas de seleção disponíveis e permitam a escolha da melhor em termos de custo x benefício.

É incorreto afirmar que na Educação Profissional a vivência de um currículo estruturado por competências apresenta-se alicerçado:

  • A.

    na flexibilidade, na interdisciplinaridade e na contextualização.

  • B.

    na fragmentação e na organização linear-disciplinar, de modo a garantir a padronização e a rigidez curricular.

  • C.

    na relação entre conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho competente da profissão.

  • D.

    na modularização como forma de flexibilizar e organizar um currículo centrado na aprendizagem do aluno e na ampliação das suas competências.

  • E.

    no uso de disciplinas ou de agrupamento de competências correlatas que possibilitem a aquisição daquelas competências profissionais requeridas.

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

Ao defender a importância da gestão por competências para uma organização, o profissional de gestão de pessoas deve esclarecer que a noção de competência privilegia a dimensão estratégica das organizações como forma de assegurar o desenvolvimento da competitividade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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