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Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão por competência requer mudanças na estrutura organizacional, como a substituição de cargos e departamentos isolados por uma estrutura baseada em pessoas e equipes multifuncionais integradas e flexíveis.
A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que
Administração - Gestão por Competência - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
A identificação das competências é fundamental para o sucesso da organização. Quando as competências são relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais, produtivos, por exemplo, podem ser categorizadas como:
A competência interpessoal ganha importância dentro das organizações, pois
os colaboradores, com a acentuada divisão de tarefas, encontram-se demasiadamente isolados, sem interação de qualquer natureza.
os avanços tecnológicos, notadamente na área da informação, valorizaram muito os contatos face a face e o desenvolvimento interpessoal, em detrimento de um enfoque mais tecnicista e científico.
mostra-se, na maioria dos contextos grupais e organizacionais, ao lado da competência técnica, absolutamente necessária para o exercício pleno das funções de liderança.
o problema do conflito, nas mais recentes abordagens sobre a gestão de pessoas, já se vê, de antemão, eliminado.
relaciona-se com a noção de capital intelectual e não pode ser entendida como geradora de valor econômico para a organização, mas apenas como fonte de valorização social do indivíduo.
A gestão de competências gerencia as competências humanas para que elas possam sustentar as competências organizacionais em busca de alcançar os objetivos traçados pela organização.
Para esse tipo de gestão, existem alguns métodos e técnicas para a análise das competências. Uma das ferramentas de avaliação usadas na gestão das competências é a avaliação de 360º, que se caracteriza por ser um(a)análise de grupo em que o entrevistador coordena as discussões sobre um tema específico.
avaliação feita por uma rede de pessoas em que os participantes emitem feedback e recebem feedback de diferentes fontes de avaliação.
avaliação feita pelo próprio funcionário, atendo-se ao seu domínio relativo à competência e à importância da mesma para o seu trabalho.
modelo gerencial que mede o desempenho dos funcionários e da organização através de perspectivas financeiras e não financeiras.
processo de avaliação em que os participantes são avaliados através de participação em atividades e situações semelhantes às vividas no ambiente de trabalho.
...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência
organizacional.
funcional.
humana.
gerencial.
situacional.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.
Lacunas de desempenho e de competências são mitigadas em uma organização mediante ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas realizadas com base nas necessidades de aprendizagem e no perfil da clientela.
Administração - Gestão por Competência - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O autor indiano radicado nos Estados Unidos, C.K. Prahalad, defende que é fundamental para a estratégia de uma organização a definição de competências essenciais, que diferenciam a empresa ou que a fazem traduzir em busca da excelência, através do desenvolvimento das competências. As competências, quando analisadas sob o aspecto das pessoas, adquirem um significado correntemente aceito.
Assinale a alternativa que contém o conceito de competências aplicadas ao trabalho:
Conjunto de aspectos de liderança e motivação;
Conjunto de aspectos motivacionais e de clima organizacional;
Conjunto de habilidades técnicas e conceituais;
Conjunto de habilidades estratégicas e técnicas;
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A gestão por competências, recentemente adotada pelo setor público, via Decreto n.º 5.707/2006, fundamenta-se na premissa de que o desempenho de uma organização é dependente dos recursos controlados por ela e da forma como esses recursos são utilizados, a exemplo dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O alinhamento horizontal, inerente ao modelo de gestão por competências, constitui uma das finalidades desse decreto.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A gestão por competências, recentemente adotada pelo setor público, via Decreto n.º 5.707/2006, fundamenta-se na premissa de que o desempenho de uma organização é dependente dos recursos controlados por ela e da forma como esses recursos são utilizados, a exemplo dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A identificação de competências organizacionais concentra-se na investigação do grau de valor, da versatilidade e da sustentabilidade de fatores-chave para o sucesso organizacional.
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