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O administrador deve conduzir as pessoas rumo a um objetivo, utilizando a comunicação e as questões motivacionais. Com relação às características atribuíveis à liderança, analise os itens a seguir.
I. Liderança autocrática o líder define e impõe.
II. Liderança democrática o grupo é quem decide.
III. Liderança liberal consenso grupal, sem ou com um mínimo de participação do líder.
Assinale:
se todos os itens estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente o item III estiver correto.
se somente o item II estiver correto.
Considerando os estilos de liderança e as respectivas influências no comportamento e funcionamento das equipes, assinale a opção correta. A liderança:
autocrática proporciona maior previsibilidade à equipe ao especificar as tarefas para execução.
democrática proporciona menor controle da equipe na especificação e execução das tarefas.
liberal causa imprevisibilidade à equipe na especificação e execução das tarefas.
democrática causa riscos de perda de controle da equipe, e de ser negligente e fraca.
liberal é benéfica à organização se aplicada a equipes maduras e independentes.
Quando está diante de subordinados inexperientes, mas que perderam seu interesse inicial no desenvolvimento profissional, o exercício adequado da liderança de tipo situacional exige que o líder
ajude e apoie os esforços dos liderados para cumprirem as tarefas, dividindo com eles as decisões.
dirija e supervisione a realização das tarefas, mas solicitando sugestões e explicando suas decisões.
passe as responsabilidades de decisão aos liderados.
dê instruções específicas e supervisione rigorosamente o cumprimento das tarefas.
divida com eles a responsabilidade pela formulação de objetivos estratégicos da organização.
Administração - Liderança - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A função de um gerente requer uma variedade de habilidades, geralmente, resumidas em 3(três) categorias, segundo o difundido estudo de Robert L. Katz. Escolha a opção que apresenta as três categorias de habilidades administrativas, também chamadas de gerenciais, que os gerentes precisam possuir para ter um desempenho eficaz.
Técnica, humana e conceitual.
Cognitiva, sistêmica e contingencial.
Delegação, descentralização e eficácia.
Democrática, inovação e eficiência.
Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica
na capacidade de controlar o comportamento dos funcionários através de sistemas de vigilância digital.
na disposição para ceder aos pedidos individuais de benefícios dos funcionários mais leais.
no recrutamento de pessoas com a formação técnica adequada ao cumprimento dos objetivos estabelecidos previamente pelos dirigentes.
em mobilizar e comprometer os funcionários com as metas acordadas por todos para a organização.
no treinamento intensivo dos funcionários para que realizem suas rotinas de trabalho.
Administração - Liderança - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Da questão 26 a 32, assinale a alternativa que completa corretamente o texto.
Os estudos das ciências sociais, em especial a escola comportamental, que visava analisar e compreender os processos de trabalho, das relações humanas, da liderança e suas complexidades. À inteligência lógico-matemática antes exigida aos líderes, outro elemento passou a ser crucial no entendimento de um bom líder, que é a ___ _______________________________________________ .
inteligência em comunicação
Inteligência emocional
Inteligência de equipe
Inteligência linguística
Inteligência racional
Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.
A liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo.
A Teoria sobre liderança que amplia as opções de mudança de situação para adequá-las a um modelo de liderança ou mesmo de mudanças de modelo de liderança para adequálas à situação é denominada teoria:
abrangente;
circunstancial;
satisfaciente;
situacional;
acomodatícia.
Com referência ao processo administrativo como um todo inclusas as funções de planejamento, organização, direção e controle , julgue os itens que se seguem.
A influência de líderes nas organizações se dá por meio de bases de poder como legitimidade, competência, coerção, referência e recompensa. A escolha de cada uma dessas bases de poder se dará em virtude de aspectos humanos, ambientais e organizacionais.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O modelo de liderança proposto por Blake e Mouton, também conhecido como grade gerencial, apresenta dois comportamentos autocracia e democracia como pontos opostos de uma escala. A essência desse modelo é a combinação do nível de maturidade dos subordinados.
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