Questões sobre Liderança

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Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.

Na equipe funcional, os membros trabalham em conjunto e com autonomia. A autoridade, a liderança e os limites estabelecidos para a atuação dos membros das equipes não são claros nem bem definidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

Segundo as teorias contingenciais de liderança, as metas organizacionais só são atingidas de maneira eficaz pelo grupo se o seu líder adota um comportamento democrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a diferença entre as características dos líderes transacionais e transformacionais, o líder

  • A.

    transacional oferece uma visão e um sentido de missão, promove a inteligência, estimula o orgulho, ganha o respeito e a confiança.

  • B.

    transacional tem comportamentos não convencionais, está disposto a correr riscos pessoais, assumir os custos de suas atitudes e sacrificar-se para atingir sua visão.

  • C.

    transacional conduz os seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas e negocia a troca de recompensas por esforço.

  • D.

    transformacional intervém apenas quando os padrões não são alcançados, torna a liderança redundante ou desnecessária.

  • E.

    transformacional abdica das responsabilidades, evita tomar decisões, negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

Na cultura das organizações atuais, poder e liderança são temas relevantes, principalmente quando se define um líder e um gestor para determinada atribuição de confiança na organização.

Liderar é a arte de

  • A.

    colocar pessoas para trabalhar.

  • B.

    conectar pessoas da organização.

  • C.

    manter pessoas na organização.

  • D.

    mobilizar pessoas para o trabalho.

  • E.

    obter resultados desejados, acordados e esperados por meio de pessoas engajadas.

Com relação a processo decisório e liderança, julgue os itens seguintes.

Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

As teorias de liderança centradas na figura do líder assumem que não há, para todas as situações de liderança, um estilo ideal de conduta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O domínio de determinadas características pessoais, como motivação ao êxito, autoconfiança e flexibilidade, tornam qualquer indivíduo um líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.

Autoritário, democrático e laissez-faire são estilos de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.

Em relação aos estilos de liderança, o modelo das cinco posições de Heller apresenta as alterações de exercício do poder que formam um continuum, na seguinte sequência: a influência das decisões pessoais do líder sem consulta ou informação prévia; as decisões pessoais do líder com explicação posterior; as decisões com consulta prévia; as decisões compartilhadas; e a delegação de decisões aos subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.

  • A.

    Liderança é o mesmo que autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais.

  • B.

    Chefes são diferentes de líderes, pois os líderes têm poder formal associado ao carisma pessoal.

  • C.

    Líder e liderados encontram-se em uma relação de infl uência recíproca. Os liderados são submissos de quem exerce a liderança.

  • D.

    A liderança é um atributo da pessoa e deve ser vista apenas como uma habilidade pessoal e não pode ser desenvolvida.

  • E.

    Autoridade formal e liderança nem sempre andam juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores.

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