Questões sobre Métodos e Processos

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Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. A gestão de processos surgiu como alternativa às práticas tradicionais de gestão, que mantinham o foco na definição das tarefas associadas a cada área funcional da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da modelagem de processos de negócios, julgue os itens que se seguem. BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial com enfoque no gerenciamento de processos de negócios nas diversas áreas de uma organização. Para tanto, a tecnologia disponibiliza o denominado BPMS (Business Process Management Systems), que consiste em sistemas de gerenciamento combinados em uma plataforma integrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da modelagem de processos de negócios, julgue os itens que se seguem. Um modelo de processo pode conter um ou mais diagramas, que representam detalhadamente o desempenho do processo que está sendo modelado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao conferir os dados estatísticos anuais referentes a um processo, o analista poderá inferir melhorias caso verifique a existência de

  • A. aumento do desvio padrão dos dados semestrais.
  • B. redução da variabilidade dos dados semestrais.
  • C. redução da mediana dos resultados obtidos no semestre.
  • D. resultado favorável no mês anterior.
  • E. moda mais alta no mês atual.

A Figura 4 mostra um exemplo de processo de negócio, elaborado segundo o padrão de modelagem chamado:

  • A. Business Process Model and Notation (BPMN).
  • B. Event Process Chain (EPC).
  • C. Unified Modeling Language (UML).
  • D. Icam DEFinition for Function Modeling (IDEF-0).
  • E. Systems Dynamics.

No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes. O analista de processos deve ter como principal objetivo de atuação a criação, implantação e melhoria do processo que vai suportar o negócio. É dele a responsabilidade de formalizar o início, meio e fim das atividades, transformar ou montar o produto que a empresa venderá e analisar a cadeia de valores, a fim de determinar a real necessidade de cada um dos seus elos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes. O levantamento de informações pode ser feito por meio de questionários, entrevistas ou observação pessoal. Deve-se escolher um desses instrumentos para cada estudo, visto que eles não se relacionam entre si, e a utilização de mais de um deles poderá prejudicar a objetividade da análise.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considera-se que uma determinada “ouvidoria” de uma agência reguladora seja um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber, registrar e responder a manifestações tais como: sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Assim, a ouvidoria recebe demandas, encaminha-as às áreas responsáveis, propõe recomendações para melhorar a gestão e alcançar os seus objetivos, e ainda monitora as ações da agência visando ao desenvolvimento institucional. Neste contexto, as respostas enviadas aos demandantes consideram os pareceres das áreas respectivas. Assim, a ouvidoria atua como intermediadora para a solução das demandas dos interessados, e, embora não seja seu papel promover mudanças diretamente, colabora nas reflexões e revisões dos processos e serviços prestados, por meio de uma articulação e diálogo contínuo com todos os setores das áreas meio e fim da agência. Tomando por base o texto deste enunciado, se pode afirmar que:

  • A. a ouvidoria possui autonomia e autoridade para rotineiramente redesenhar processos e promover mudanças nas práticas das áreas fim da agência;
  • B. a ouvidoria contribui para a melhoria contínua dos processos e da qualidade dos serviços prestados pela agência;
  • C. o feedback dos clientes é irrelevante para as ouvidorias diante da competência e capacidade crítica que possui o seu próprio corpo técnico;
  • D. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e os princípios e requisitos atuais da norma ISO 9001;
  • E. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e o Ciclo de Shewhart ou PDCA (Planejar, Fazer, Controlar, Agir).

Davenport e Gonçalves afirmam que, para a organização adotar o ponto de vista do cliente, deve usar a abordagem de processo, o qual necessita ser projetado para satisfazer ao cliente.

Está correta a correlação que consta em

  • A. A-III B-I C-II.
  • B. A-II B-I C-III.
  • C. A-I B-III C-II.
  • D. A-III B-II C-I.
  • E. A-II B-III C-I.

No que se refere à gestão de processos, julgue os itens subsecutivos. Quando se utiliza uma ferramenta estatística para a realização do controle de um processo, o valor zero deve ser considerado como limite de controle ideal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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