Questões sobre Métodos e Processos

Lista completa de Questões sobre Métodos e Processos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

24. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os indicadores mais utilizados para monitorar o desempenho de um processo.

  • A. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • B. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • C. indicadores de criatividade – indicadores de produtividade – indicadores de rotatividade – indicadores de sustentabilidade
  • D. indicadores de falhas de processo – indicadores de qualidade total – indicadores de desempenho – indicadores de custos
  • E. indicadores de eficiência – indicadores de eficácia – indicadores de efetividade – indicadores sociais e ambientais

Tendo como referência o guia CBOK v.2.0, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de processos de negócios. A minimização de handoffs e o desenho por intermédio de atividades de agregação de valor são princípios de desenho de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma instituição de ensino superior pesquisou, entre seus alunos, o grau de satisfação nas seguintes categorias, divididas em subcategorias: qualidade do ensino, das instalações, do atendimento administrativo e do projeto pedagógico. Devido ao alto grau de insatisfação apresentado nos resultados de várias categorias, a instituição resolveu investir na melhoria do índice de satisfação, por meio de ações de gestão da qualidade.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A ferramenta a ser utilizada para diagnosticar as causas de insatisfação das diversas categorias pesquisadas é o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama Espinha de Peixe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma instituição de ensino, o processo de atendimento a reclamações de alunos obedece às seguintes etapas:

I apresentação da solicitação;

II recebimento da solicitação do aluno;

III registro da solicitação do aluno;

IV análise da solicitação com base nas normas da instituição;

V elaboração da resposta ao aluno;

VI entrega da resposta ao aluno.

De acordo com essa situação, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

O processo descrito pode ser corretamente classificado como processo de suporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma instituição de ensino, o processo de atendimento a reclamações de alunos obedece às seguintes etapas:

I apresentação da solicitação;

II recebimento da solicitação do aluno;

III registro da solicitação do aluno;

IV análise da solicitação com base nas normas da instituição;

V elaboração da resposta ao aluno;

VI entrega da resposta ao aluno.

De acordo com essa situação, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

Caso, na prática, o responsável pela etapa II registre a solicitação do aluno no momento do recebimento — como forma de agilizar o processo —, a etapa III não agregará valor ao processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme apontado pela doutrina especializada, a gestão por processos possibilita que a organização seja vista, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim como um fluxo contínuo de atividades encadeadas visando satisfazer a necessidade dos clientes. Nesse contexto, a diferenciação entre os processos principais ou primários e os secundários, consiste, basicamente, na circunstância de que os

  • A. secundários são uma sequência lógico-temporal dos principais e agregam valor para o produto ou serviço finais.
  • B. primários resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, enquanto os secundários são processos internos.
  • C. secundários podem ser dispensados no contexto da gestão por processos, eis que não contribuem para a execução dos principais.
  • D. principais são de natureza eminentemente gerencial, ligados à estratégia e utilizados na tomada de decisões.
  • E. secundários são ligados à produção de bens ou serviços e os primários à gestão de pessoas.

“Técnica utilizada para representar as relações existentes entre um problema ou o efeito indesejado do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse problema, atuando como um guia para a identificação da causa fundamental desse problema e para a determinação das medidas corretivas que deverão ser adotadas.” Trata‐se de

  • A. histogramas.
  • B. estratificação.
  • C. diagrama de Pareto.
  • D. diagrama de dispersão.
  • E. diagrama de causa e efeito.

No que tange à gestão de processos e de projetos, julgue os itens subsecutivos. O uso de notações Business Process Modeling Notation (BMPN) ou Event-driven Process Chain (EPC) torna-se mais efetivo nas organizações mais complexas, que possuem processos pormenorizados com atividades variadas em diferentes tipos de especialidade operacional e gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos. O software Arena permite a modelagem e a simulação de processos em ambiente que envolve animação e estatística, possibilitando ao usuário descrever o comportamento do processo de maneira visual e interativa, sem programação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Análise de negócios é o conjunto de atividades e de técnicas utilizadas para estabelecer ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender como as organizações funcionam e de definir as capacidades que uma organização deve possuir para alcançar as suas metas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Os elementos de abordagem de análise de negócio contemplam ativos de processos organizacionais, como a análise dos riscos associados, a compreensão das necessidades e o estabelecimento do prazo a ser atendido.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...