Questões sobre Métodos e Processos

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A escolha de uma determinada ferramenta de gestão, em detrimento de outras, NÃO deve levar em conta

  • A.

    os custos de implementação e custos mensais de manutenção.

  • B.

    a finalidade de uso.

  • C.

    a flexibilidade de uso.

  • D.

    a aceitabilidade do produto no mercado.

  • E.

    a hierarquização dos processos.

Em relação à gestão de processos, julgue os próximos itens.

Ao realizar levantamento sobre o desenvolvimento de um processo, um analista de processo separa os dados em categorias, a fim de direcionar a ação corretiva para as categorias problemáticas. Este processo é denominado estatística de estratificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pessoas consomem muito tempo realizando tarefas operacionais nas organizações. A fim de que se aumente a qualidade e produtividade, é necessário gerenciar as rotinas de trabalho. Para tanto, é preciso

  • A. fazer uma boa gestão financeira.
  • B. realizar reuniões periódicas.
  • C. punir pelos erros cometidos.
  • D. padronizar os processos de trabalho.

Acerca de técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens seguintes.

O processo é caracterizado por possuir um tempo finito no desenvolvimento de suas atividades, além de não ser possível a sua repetição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A definição de tarefas prioritárias é essencial para o processo de padronização das atividades de uma organização. No tocante às tarefas prioritárias, é correto afirmar:

  • A. Afetam fortemente a qualidade do produto.
  • B. Estão relacionadas à definição de estratégias competitivas.
  • C. Estão relacionadas aos processos de pagamento de fornecedores.
  • D. Alteram a forma de mensurar o desempenho das pessoas.

Em relação à gestão de processos, julgue os itens que se seguem.

O mapeamento de um processo tem por finalidade propiciar a transição de uma visão estática para um modelo dinâmico que possibilite melhor compreensão do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades que visam obter um produto ou serviço devem ser realizadas por vários atores da empresa, independentemente do setor no qual esta esteja alocada. A intersecção dos recursos e departamentos é mais eficaz que a administração por funções pré-estabelecidas. Esse tipo de abordagem é o que resume

  • A.

    a gestão por processos.

  • B.

    a Qualidade Total.

  • C.

    o ciclo PDCA.

  • D.

    o Balanced Scorecard.

  • E.

    a gestão por função.

Índice de capacidade do processo (CP) é uma relação da tolerância especificada no projeto pela variabilidade do processo. Três processos atingiram os valores de CP de 1; 1,33 e 2. Pode-se afirmar quanto a esses processos que a

  • A.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • B.

    tolerância de projeto equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e em todos esses casos não há refugo nem retrabalho.

  • C.

    variabilidade do processo equivale respectivamente a 6, 8 e 12 desvios padrão, e nada garante que esses processos estejam centralizados.

  • D.

    variabilidade do processo equivale sempre a 6 desvios padrão, e esses processos estão centralizados.

  • E.

    variabilidade do processo equivale sempre a 8 desvios padrão com processos sem erros sistemáticos.

Uma maneira comum para entender e melhorar um processo é

  • A.

    implementar o controle estatístico do processo (CEP).

  • B.

    criar um grupo de trabalho para estudar o processo.

  • C.

    mapear o processo existente, analisar as possíveis melhorias e mapear o novo processo após as melhorias.

  • D.

    auditar o processo pela NBR ISO 9000.

  • E.

    analisar os indicadores de desempenho do processo.

Na visão contemporânea da gestão de organizações por processos,

  • A.

    o foco são os processos, diretamente responsáveis pela satisfação do cliente-fornecedor.

  • B.

    subprocessos são tarefas tipicamente executadas por um departamento.

  • C.

    as decisões são tomadas pelas gerências diretamente responsáveis pelos processos.

  • D.

    o objetivo central é o redesenho de processos, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização.

  • E.

    a prioridade é a racionalização de processos por meio da redução de níveis hierárquicos desnecessários.

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