Questões sobre Métodos e Processos

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Sobre as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, pode-se afirmar:

I. O Workshop estruturado é uma técnica usada para mapeamento e análise de processos.

II. A simulação, usada na análise da situação atual de processos, mostra a discrepância entre os padrões esperados e a situação futura.

III. A melhoria de um processo pode ser pontual e não se relacionar com nenhum evento que dispare ações de análise do processo.

  • A.

    Somente I está correta.

  • B.

    Somente I e II estão corretas.

  • C.

    Somente II e III estão corretas.

  • D.

    Somente I e III estão corretas.

  • E.

    As opções I, II e III estão corretas.

A Associação Nacional de Hospitais Privados, via Projeto Melhores Práticas Assistenciais, monitora indicadores de qualidade, segurança e de conformidade com boas práticas de protocolos clínicos selecionados. Os dados e indicadores foram escolhidos a partir dos critérios, padrões e recomendações estabelecidos nas principais diretrizes para prática clínica da literatura nacional e internacional orientada à patologias determinadas.

O uso desses indicadores está relacionado ao processo de

  • A.

    Planejamento.

  • B.

    Direção.

  • C.

    Comunicação.

  • D.

    Controle e Avaliação.

  • E.

    Organização e Coordenação.

Com relação à gestão dos processos inerentes à prestação de serviços, julgue os itens seguintes. O foco no processo, a promoção de uma visão sistêmica da organização e a melhor compreensão da cadeia de valor da organização caracterizam a gestão por processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão dos processos inerentes à prestação de serviços, julgue os itens seguintes. Uma das formas utilizadas para facilitar o mapeamento de processos é a adoção de símbolos para a construção de fluxogramas padronizados, sendo comumente utilizada como referência de mapeamento a norma 194 da ASME (American Society of Mechanical Engineers).

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a gestão da qualidade — tema recorrente na administração da maioria das empresas — deixou de ser diferencial competitivo e se tornou essencial à permanência da organização no mercado, julgue os itens seguintes.

O retrabalho e o comprometimento da imagem de uma organização são, respectivamente, custos internos e externos da falta de qualidade dos processos produtivos de uma entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.

A prática gerencial de BPM (business process modeler) está fundamentada em um ciclo de vida contínuo que se define pelas atividades de planejamento, execução e correção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

Caso um analista deseje mapear um processo utilizando-se do estilo de documentação denominado SIPOC, ele deverá valer-se exclusivamente de notação padronizada pela ABNT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao conceito de capabilidade do processo, é correto afirmar:

  • A.

    Refere-se à quantidade de causas assinaláveis observadas em um processo.

  • B.

    É um indicador de melhoramento do desempenho da qualidade.

  • C.

    Trata-se da medida da aceitabilidade da variação do processo.

  • D.

    Significa a conjugação de qualidade, velocidade, confiabilidade e flexibilidade.

  • E.

    É uma medida da capacidade de recuperação de falhas em processos.

Na classificação dos sistemas de informação presentes nas diversas organizações, aquele sistema que apoia o alto escalão executivo da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas, gerando gráficos a partir do processamento e filtragem de dados oriundos de fontes diversas, é denominado sistema de:

  • A.

    suporte executivo.

  • B.

    suporte de decisões.

  • C.

    informações gerenciais.

  • D.

    apoio às operações.

  • E.

    automação executiva.

Segundo Chiavenato, o enfoque de sistemas como uma série de atividades e processos fazendo parte de um todo maior é uma maneira de olhar o mundo e a nós mesmos. No passado os sistemas já existiam, mas não havia meios tecnológicos para se aperceber dessa visão. Considerando as diversas definições de sistemas, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    a organização é um sistema social aberto, cujas partes são dependentes e inter-relacionadas e alcança a homeostase quando satisfaz a pelo menos um dos requisitos: unidirecionalidade ou progresso.

  • B.

    sistema pode se visto como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Dessa definição, temos dois conceitos: o de propósito, ou objetivo, e o de globalismo, ou totalidade.

  • C.

    todo sistema tem um ou mais propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempreumobjetivo ou finalidade a alcançar.

  • D.

    todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das suas unidades deverá produzir mudanças em todas as suas outras partes.

  • E.

    os parâmetros dos sistemas são: insumo, produto, transformação, retroação e ambiente. Nos sistemas abertos, temos como contingência a competição com outros sistemas do ambiente.

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