Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade”.

Na situação descrita, seria uma medida adequada:

  • A. receita por funcionário;
  • B. taxa de redução de custos;
  • C. percentual de receita gerado por novos produtos;
  • D. retorno sobre o patrimônio líquido;
  • E. aumento da taxa de vendas por segmento.

É um dos recursos mais eficazes de qualidade organizacional, baseando-se, em processos de controle das experiências dos outros, na busca de ideias, modelos, soluções com as quais comparar-se e nas quais eventualmente se inspirar. Trata-se do

  • A. benchlearning.
  • B. benchlearning.
  • C. consórcio.
  • D. benchmarking.
  • E. downsizing.

Uma organização não está criando, produzindo e prestando serviços tão bem como deveria. Essa organização precisa reinventar-se e, para tal, um consultor propôs a técnica da reengenharia, que:

  • A. busca mudar a maneira de ser dos gerentes e trabalhadores e reformula o que já existe na organização;
  • B. garante que os talentos mantenham o funcionamento dos atuais sistemas administrativos;
  • C. representa uma opção por mudanças graduais e deve ser utilizada por todas as organizações;
  • D. sustenta-se na inovação com base em conhecimento e tecnologia disponíveis;
  • E. visa a alcançar moderadas melhorias em todos os indicadores de desempenho.

A implantação de um programa de qualidade, necessariamente, implica para a organização lidar com custos especificamente associados ao sucesso e ao fracasso no processo de obtenção da qualidade.

Na implantação do programa, os custos associados a definição, planejamento, criação e controle da qualidade são denominados custos de:

  • A. avaliação da qualidade;
  • B. falhas externas;
  • C. falhas internas;
  • D. distribuição de produtos;
  • E. prevenção e inevitáveis.

A maioria dos ciclos de vida de processos de negócios pode ser mapeada como um ciclo básico PDCA (Plan, Do, Check, Act) de Deming. Nesse ciclo básico:

  • A. Planejar (Plan) é assegurar alinhamento do contexto de processos de negócio e do desenho de processos com os objetivos estratégicos da organização;
  • B. Fazer (Do) é revisar o processo de acordo com as especificações desenvolvidas na fase Planejar (Plan);
  • C. Verificar (Check) é implementar o desempenho esperado;
  • D. Agir (Act) é medir o desempenho real do processo em comparação ao desempenho esperado;
  • E. Fazer (Do) é definir ações e agir de acordo com os dados de desempenho do processo coletados na fase Verificar (Check).

O BSC (balanced scorecard) preserva a mensuração de resultados financeiros e agrega como perspectivas não financeiras para a descrição de estratégias e para a criação de valor as perspectivas

  • A. funcional, de inovação e de capital intelectual.
  • B. do cliente, interna e de aprendizado e crescimento.
  • C. estratégica, de mercado e de aprendizado e crescimento.
  • D. de qualidade, de gestão de processos e de crescimento.
  • E. externa, interna e do capital humano.

Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos;
  • B. número de produtos substitutos;
  • C. participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques;
  • E. número de empresas concorrentes.

O diretor da área de finanças de uma empresa em fase de crescimento, que pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão, precisa propor indicadores relativos ao tema estratégico “crescimento e mix de receita”, dentro da perspectiva financeira.

Seriam indicadores adequados:

  • A. retorno sobre investimento; taxa de utilização de ativos;
  • B. lucratividade por cliente; lucratividade por produto;
  • C. percentual da receita gerado por novos serviços; aumento da taxa de vendas por segmento;
  • D. percentual de participação no mercado; receita por funcionário;
  • E. turnover; taxa de redução de custos.

A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue os próximos itens. Na metodologia BSC, os objetivos estratégicos relativos ao capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são descritos na perspectiva interna da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias, celeridade dos meios de comunicação e transparência das informações, tanto no âmbito privado quanto no público, assinale a opção correta.

  • A. As ações do governo eletrônico, relacionadas especialmente ao e-governança, e-democracia e e-governo, embora favoreçam a transparência, limitam a participação do cidadão e o fortalecimento da cidadania.
  • B. O uso de tecnologias da informação, que possibilita a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão, deu origem ao chamado governo eletrônico.
  • C. O Programa Sociedade da Informação, do governo federal, relacionado ao governo eletrônico, visava promover o accountability governamental e a transparência das contas públicas.
  • D. A adoção do accountability governamental minimiza a responsabilização dos governantes, devido à eficiência das tecnologias utilizadas para sistematizar os meios de prestação de contas.
  • E. O uso de tecnologias da informação e comunicação, especialmente após a ampliação do acesso à Internet, dificulta a transparência da administração pública devido ao excesso de informações cuja avaliação, em termos de veracidade, depende de conhecimentos técnicos.
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