Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue os itens que se seguem. O diagrama de Ishikawa tem a finalidade de listar todas as atividades de um processo e apresentar uma sequência lógica do que é realizado em cada uma das etapas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo organizacional, julgue os itens a seguir. Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue os itens que se seguem. Os princípios do método Deming incluem a instituição de programa sólido de educação e autotreinamento, a instituição de treinamento no serviço e a instituição de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

PDCA (plan, do, check, act), diagrama de Pareto, metodologia 5W2H (why, where, who, when, what, how, how much), Ishikawa sequencial, diagrama de causa e efeito, diagrama dos porquês e brainstorming são partes integrantes da manutenção

  • A. detectiva.
  • B. do tipo corretiva não planejada.
  • C. do tipo centrada na confiabilidade.
  • D. por polivalência.
  • E. por multiespecialização.

Com o aumento da competitividade entre as empresas verificou-se, nas últimas décadas, uma intensa busca por inovações como forma de superação dos concorrentes, incluindo redução de custos e melhoria da qualidade, com foco na satisfação dos clientes. Uma das abordagens para atingir esses objetivos consiste na adoção de um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou com empresas que são reconhecidas como líderes. Esse processo é conhecido como:

  • A. Ciclo PDCA.
  • B. downsizing.
  • C. benchmarking.
  • D. Kaizen, ou melhoria contínua.
  • E. Reengenharia.

Sobre os principais enfoques e autores dos novos modelos de organizações, Mintzberg define sete tipos ou configurações de organizações, caracterizados pela parte mais importante, que define a estrutura da organização.

Nesse contexto, é correto afirmar que a organização do tipo “profissional”, cuja parte mais importante é o núcleo operacional, apresenta como característica:

  • A. centralização das decisões na figura de um executivo ou empreendedor.
  • B. controle exercido por especialistas independentes.
  • C. ênfase na busca de conhecimentos para lidar com o ambiente dinâmico.
  • D. gerentes de gerentes administram unidades de negócios.

O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características,

  • A. priorização de indicadores financeiros, que contemplam pontuação superior aos organizacionais.
  • B. equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos.
  • C. negativa do conceito de top-down, propondo que se parta do particular para o geral.
  • D. instituição do mapa estratégico, que contempla medidas quantitativas para cada indicador.
  • E. fixação exclusivamente de metas de curto prazo, em contraposição a outros modelos gerenciais.

O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:

  • A. “clientes”; “aprendizagem e crescimento organizacional”;
  • B. “financeira”; “clientes”;
  • C. “processos internos”; “clientes”;
  • D. “financeira”; “processos internos”;
  • E. “processos internos”; “aprendizagem e crescimento organizacional”.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da metodologia para medição de desempenho organizacional que busca avaliar, medir e otimizar o desempenho empresarial por intermédio de um conjunto de medidas agrupadas em quatro dimensões: a financeira, os clientes, os processos internos e o conhecimento/aprendizado.

  • A. MVA (Market Value Added)
  • B. BSC (Balanced Scorecard)
  • C. EVA (Economic Value Added)
  • D. SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
  • E. BI (Business Intelligence)

Para um gestor público, diante de um contexto de garantia de acesso à informação, é relevante diferenciar métricas de eficiência de métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços públicos em novos formatos de oferta e acessibilidade.

A seguinte medida é uma métrica de eficácia da plataforma de TI para acesso à informação:

  • A. os custos envolvidos no consumo de recursos diretos e indiretos que estão implicados na disponibilização da TI.
  • B. o tempo de resposta medido pelos minutos exigidos para responder às demandas dos usuários.
  • C. a velocidade de transação medida pelo tempo que o sistema leva para realizar uma transação.
  • D. a usabilidade mensurada pelo número de cliques necessários para que um usuário encontre a informação desejada.
  • E. a taxa de rendimento monitorada pela quantidade de informação que pode deslocar-se por meio do sistema a qualquer momento.
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