Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ruptura de estruturas tradicionais por meio de mudanças radicais na forma de organizar o trabalho propostas pela reengenharia não prima pela:

  • A.

    ação gradual.

  • B.

    execução não-experimental.

  • C.

    ausência de tempo para ajustes e acomodações.

  • D.

    mudança extrema na forma de desenvolver o trabalho.

  • E.

    utilização da tecnologia da informação.

O ciclo de Deming/Shewhart engloba quatro etapas que obedecem a uma determinada seqüência. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente essa seqüência?

  • A.

    Ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); planejamento (plan); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • B.

    Verificação de resultados obtidos até o momento (check); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • C.

    Implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check)

  • D.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • E.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (check); implementação final do idealizado (do); considerações sobre acertos eventuais (act).

De acordo com Feigenbaum, o controle da qualidade total pode ser definido como um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor. O TQC (Total Quality Control) requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição.
Apesar de ser uma boa definição, existe uma discordância da visão japonesa, sugerida por Kaoru Ishikawa, na abordagem da qualidade total. Tal discordância estaria no fato de que:

  • A.

    todas as divisões e todos os empregados deveriam se envolver no estudo e na promoção do controle da qualidade.

  • B.

    o TQC deveria ser dirigido essencialmente por especialistas em controle de qualidade.

  • C.

    o TQC deveria ser uma ação exclusiva da direção superior das organizações.

  • D.

    o TQC deveria ser uma abordagem nada coincidente com um movimento crescente à época denominado Company Wide Quality Control, que poderíamos traduzir por controle da qualidade por toda a organização.

  • E.

    a definição de Feigenbaum poderia induzir chefes e supervisores a aplicarem dinâmicas calcadas, essencialmente, no empowerment, em função da inevitável ação de coaches e mentors (treinadores e mentores).

A tecnologia da informação aplicada às organizações permite aperfeiçoamento das formas de trabalho e também a introdução de novas formas e processos, trazendo como conseqüência(s):

  • A.

    coordenação dos processos à distância e diminuição da análise da informação;

  • B.

    monitoração menos rigorosa da situação dos processos e coordenação entre tarefas, processos e pessoas;

  • C.

    automação dos fluxos de trabalho, diminuindo o trabalho humano;

  • D.

    coordenação entre tarefas e processos, reduzindo a captação on-line da informação;

  • E.

    aumento da acessibilidade e diminuição dos sistemas de apoio à decisão

Usualmente são citados três autores como responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Uma das idéias mais importantes de Deming, relacionada à qualidade total, é:

  • A.

    a corrente de clientes;

  • B.

    os círculos de qualidade;

  • C.

    o controle da qualidade total;

  • D.

    que o cliente estabelece o conceito de qualidade;

  • E.

    que todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade.

Trata-se de uma das idéias mais importantes de Ishikawa relacionada à qualidade total:

  • A. o TQC - controle da qualidade total;
  • B. os 14 princípios da qualidade;
  • C. os círculos da qualidade;
  • D. a corrente de clientes;
  • E. o ciclo PDCA.

Joint venture é um dos tipos mais importantes de relacionamento colaborativo e que, claramente mais tem crescido nos últimos 20 anos (Cateora, 1996). Assinale a alternativa que não representa motivação à formação de joint venture.

  • A.

    O acesso rápido à tecnologia, visando produzir com custos inferiores.

  • B.

    A ampliação da força de trabalho do tipo "chão de fábrica".

  • C.

    A complementação técnica e comercial.

  • D.

    Redução do impacto da legislação local sobre investimentos estrangeiros

  • E.

    Busca de parceiros para conseguir economias de escala

Em relação à Organização que Aprende, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas: Em seguida, marque a opção correta.

  • A.

    F, F, V, V

  • B.

    V, V, F, V

  • C.

    F, F, V, F

  • D.

    V, V, F, F

A concepção de organização baseada não mais na estrutura vertical e hierárquica, mas com foco nos processos organizacionais, fazendo com que a antiga visão verticalizada fosse substituída por uma visão horizontalizada, por meio da substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de processos, refere-se a (o):

  • A.

    Reengenharia

  • B.

    Terceirização

  • C.

    Gestão da Qualidade Total

  • D.

    Organizações ligadas em rede

Entrada de novos concorrentes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e a concorrência entre empresas já estabelecidas no mercado são conhecidos como:

  • A.

    Posição estratégica

  • B.

    Matriz de Produto/Mercado

  • C.

    Forças competitivas de Michael Porter

  • D.

    Estudos para detecção de problemas (PDS)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...