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Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As estratégias genéricas básicas para aumentar o poder competitivo, segundo Michael Porter são:
Produto, Preço, Ponto, Pagamento.
Mercado, Produto e Preço.
Liderança em custos, Diferenciação e Foco.
Ativos fixos, Estoque e Contas a receber.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação à reengenharia, é correto afirmar que:
1- promove um tipo de mudança radical, drástica e total.
2- promove um tipo de mudança gradual, contínua e evolutiva.
3- tem risco elevado na implantação dos processos.
4- inicia da "estaca zero". Reinventa o processo. Começa tudo de novo. 5- inicia a partir do processo atualmente existente e melhora o que já existe.
São corretas somente as afirmativas:
1, 3 e 4.
2 e 5.
2, 3 e 5.
2, 3 e 5.
Chris Argyris estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para um de maturidade. Propôs, também, um tipo de organização do trabalho no qual as pessoas não se limitam a uma tarefa, mas realizam diversas atividades correlatas e seqüenciais, formando um processo. Este tipo de organização é conhecido como
Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos comuns:
I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X.
II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y.
III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X.
IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.
Está correto o que se afirma APENAS em
O conceito de arbítrio delimitado desenvolvido por Herbert A. Simon parte do pressuposto que
Michael E. Porter estabelece que há cinco forças competitivas que determinam a rentabilidade de um negócio. São elas:
No seu modelo de estratégias competitivas genéricas, Porter afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagens competitivas que uma empresa possa possuir: baixo custo ou diferenciação. Na representação a seguir, combinando-se os dois tipos básicos de vantagem competitiva com o escopo de atividades ou competitivo, pode-se concluir que a relação:
Está correto o que se afirma em
Tratando-se de estratégias competitivas, o modelo de Porter as cinco forças competitivas de Porter apresenta uma metodologia analítica para que se compreendam as relações entre o empreendimento e a concorrência, conforme representação abaixo.
Da síntese dos elementos dispostos acima, é pertinente afirmar que
a ameaça de entrada de novos concorrentes em potenciais coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes.
o poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influencia a ameaça de substituição.
o poder dos compradores não influencia o custo e o investimento, porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.
o poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.
a intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Selecione a opção correta.
O redesenho de um processo visando seu alto desempenho se apoia fundamentalmente em investimentos nas áreas de
Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,
enfoque e diversificação.
diferenciação e diversificação.
diferenciação e enfoque.
diferenciação e desenvolvimento de mercado.
enfoque e desenvolvimento de produto.
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