Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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O ambiente de incrível turbulência que agita o universo das empresas justificou a adoção de um método de gestão que prima pela constante busca de auto-aperfeiçoamento e adaptação. Essa proposta gerencial, que recebeu o nome de organizações que aprendem ou aprendizagem organizacional, baseia-se nos princípios de:

  • A.

    racionalização de custos, aperfeiçoamento do fluxo de comunicação, visão compartilhada e eficiência.

  • B.

    uso intensivo de tecnologia de informação, eficácia, centralização da tomada de decisão e raciocínio sistêmico.

  • C.

    fortalecimento da burocracia, ênfase na melhoria dos processos, composição de alianças e eficiência.

  • D.

    análise, participação, rompimento com barreiras tradicionais de gestão e raciocínio sistêmico.

  • E.

    ênfase na melhoria de processos, eficácia, solidificação de modelos mentais e raciocínio sistêmico.

É possível que fatores comportamentais, culturais e educacionais contribuam para eventuais falhas em projetos e processos, em uma organização. Uma forma mais radical de reestruturar e/ou corrigir falhas em processos organizacionais é chamada de:

  • A. Benchmarking.
  • B. Inovação incremental.
  • C. Reengenharia.
  • D. Terceirização.
  • E. Gestão pela qualidade total.

No decorrer dos últimos vinte anos, a era industrial cedeu gradativamente espaço à era do conhecimento. Na perspectiva da era industrial, a utilização da informação privilegiava a(o):

  • A.

    integração.

  • B.

    comunicação.

  • C.

    coordenação.

  • D.

    efetividade.

  • E.

    controle.

A implementação de ajustes em processos organizacionais pode ocorrer de várias formas. Se fosse possível apresentar um continnum de ações, considerando desde aquelas menos radicais até as mais radicais, poderíamos assinalar, seguramente, a seguinte seqüência:

  • A. reengenharia, downsizing e melhoria contínua.
  • B. kaizen, downsizing e reengenharia.
  • C. downsizing, reengenharia, kaizen.
  • D. kaizen, reengenharia e downsizing.
  • E. downsizing, kaizen e reengenharia.

O movimento ao redor de padrões de projeto ganhou popularidade com o livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" publicado em 1995. Os autores desse livro são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Os padrões "GoF" são organizados em famílias de padrões. A que família de padrões pertence os que tratam das associações entre classes e objetos, bem como os que tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos, respectivamente?

  • A.

    Criação e comportamentais

  • B.

    Comportamentais e classe.

  • C.

    Estruturais e classe

  • D.

    Comportamentais e estruturais

  • E.

    Estruturais e comportamentais

Stephen P. Robbins assinala que a lógica por trás da reengenharia é que as organizações, em seus primeiros anos de funcionamento, desenvolvem processos e depois se algemam a eles apesar das mudanças nas condições. Pode-se dizer que todos os objetivos apresentados a seguir são relacionados à reengenharia de processos, exceto:

  • A.

    o objetivo de repensar fundamental e radicalmente a reestruturação dos processos.

  • B.

    a promoção do desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.

  • C.

    a orientação para a melhoria drástica em indicadores de desempenho, desconsiderando a estrutura organizacional vigente.

  • D.

    a reorganização da estrutura e de seus processos como se tudo fosse começar do zero.

  • E.

    o objetivo de achar soluções rápidas e com uma abordagem válida para empresas em grandes apuros.

Genichi Taguchi afirma que "há um custo social" toda vez que uma saída de um processo se desvie (qualquer que seja o desvio) de sua dimensão ideal. As organizações precisam ser administradas de modo que se consiga a produtividade necessária à sua permanência no mercado, bem como o excelente atendimento que vise à obtenção da satisfação do cliente, dos funcionários e demais stakeholders. Pode-se afirmar que esta reflexão aponta para a necessidade de definição de indicadores de desempenho e de formas de acompanhamento e mensuração dos mesmos através de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), o que nos leva à conclusão de que novos modelos de gestão estão sendo incorporados à administração das organizações. Entre eles, está:

  • A.

    a gestão orientada para resultados.

  • B.

    a gestão burocrática weberiana.

  • C.

    a administração científica taylorista.

  • D.

    o modelo diretivo de administração.

  • E.

    a gestão sistêmica.

Stephen P. Robbins cita em seu livro intitulado Administração – mudanças e perspectivas (2005) que estamos na era da "organização em transformação". Nesta obra, o autor apresenta um quadro em que diferencia a velha organização da nova organização. Nas características a seguir, tem-se o que pode ser considerado como a "nova organização", exceto:

  • A.

    desmantele a hierarquia para aumentar a flexibilidade.

  • B.

    o pagamento é estável e relacionado ao tempo de serviço e nível do cargo.

  • C.

    cargos temporários.

  • D.

    o aprimoramento contínuo dos processos e a satisfação do cliente são essenciais.

  • E.

    as fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização.

O modelo de congruência organizacional traçado por Nadler, Gerstein e Shaw leva em consideração todas as características de um sistema. As características que indicam que as organizações podem corrigir erros e alterar processos por meio das informações colhidas do meio sobre seus produtos é denominada

  • a.

    equlíbrio.

  • b.

    interdependência interna.

  • c.

    capacidade de feedback.

  • d.

    eqüifinalidade.

  • e.

    adaptação.

Segundo David Cattani (Greve. Dicionário crítico sobre Trabalho e Tecnologia. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre:Ed.da UFRGS, 2002): "A partir dos anos 80, a reestruturação capitalista de orientação neoliberal alterou as instituições do trabalho e as formas da ação coletiva". Essas mudanças nos países mais industrializados, a partir da ofensiva neoliberal, podem ser percebidas tanto no setor público quanto no setor privado. Baseado nessas afirmações sobre as mudanças recentes e suas conseqüências para as instituições do trabalho e ação coletiva, assinale a afirmação falsa.

  • A.

    O setor privado teve seus contingentes estagnados ou fragilizados pelas novas formas de gestão da força de trabalho.

  • B.

    O setor público sofreu alterações pequenas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização.

  • C.

    O setor público sofreu alterações devido às privatizações que fortaleceram o sistema de bem-estar social.

  • D. O setor privado teve seus contingentes diminuídos em resposta às fortes pressões dos sindicatos.
  • E.

    O setor público sofreu alterações profundas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização.

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