Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreram no final do século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por:

  • A.

    reengenharia.

  • B.

    outsourcing.

  • C.

    empowerment.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    balenced scorecard.

Todas as empresas têm que enfrentar um fato básico: haverá diferenças significativas de lucratividade entre os clientes. Clientes diferentes não somente compram quantidades diferentes de produtos diferentes, como também os custos para servir estes clientes variam consideravelmente. A Lei de Pareto, também conhecida como ________, é largamente utilizada para qualificar os clientes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  • A.

    método dos 5 passos

  • B.

    regra do 80/20

  • C.

    diagrama causa-efeito

  • D.

    regra dos nove.

Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.

A necessidade de se atualizar tecnologicamente o modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor coaduna-se com um dos princípios de Deming, segundo o qual deve-se aperfeiçoar constante e indefinidamente o sistema de produção e os serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de levantamento qualitativo em que as causas dos problemas da organização são divididas por classe, devendo ser usado no início do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando-se em consideração as rotinas e os processos, assim como a comunicação, reengenharia é:

  • A. redução de níveis hierárquicos.
  • B. corte de pessoal.
  • C. delegação estrita de poder.
  • D. uma técnica de mudança radical.
  • E. o mesmo que coaching.

O processo de inteligência competitiva se tornou importante porque foi adaptado à realidade empresarial e à nova ordem mundial. Foram incorporadas a tal processo técnicas utilizadas

  • A.

    pela tecnologia da informação e de gerenciamento de redes.

  • B.

    pelo estatuto do programa de informações governamentais.

  • C.

    pela Organização Mundial dos Direitos Humanos e pela administração pública.

  • D.

    pelo estatuto dos oficiais militares e civis.

  • E.

    pela ciência da Comunicação Social e pela defesa civil.

À busca do aperfeiçoamento contínuo em todos os aspectos, refletindo na produtividade e na qualidade, dá-se o nome de

  • A. Kaizen.
  • B. Kanban.
  • C. Keiretsu.
  • D. Just-in-time.
  • E. Just-in-case.

Os anos 80 foram pródigos no surgimento de técnicas prescritivas de mudanças organizacionais. Reengenharia, downsizing e outsourcing foram algumas delas. Esta última significa:

  • A.

    eliminação da concorrência interdepartamental.

  • B.

    transferência para terceiros de tarefas não essenciais.

  • C.

    enxugamento por meio da redução de níveis da hierarquia.

  • D.

    substituição da organização verticalizada por uma horizontalizada.

  • E.

    substituição de departamentos por equipes multifuncionais.

Assinale a alternativa correta sobre as principais eras da administração da qualidade:

  • A.

    Era da inspeção, era do controle estatístico da produção e da manutenção, era da qualidade total.

  • B.

    Era da qualidade total, era da ressonância, era do pragmatismo.

  • C.

    Era do controle estatístico, era da ressonância, era da inspeção.

  • D.

    Era da inspeção, era do controle estatístico, era da qualidade total.

São vários os objetivos naturais de uma empresa. Assinale a alternativa incorreta sobre os objetivos de uma empresa:

  • A.

    Proporcionar emprego produtivo para todos os fatores de produção

  • B.

    Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma porção de necessidades humanas normais.

  • C.

    Proporcionar lucro para a sociedade, bem estar para o proprietário da empresa e reengenharia orgânica para seus funcionários.

  • D.

    Aumentar o bem-estar da sociedade, por meio do uso econômico dos fatores de recursos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...