Questões sobre Novas Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de

  • A. planejamento.
  • B. execução.
  • C. verificação.
  • D. ação corretiva.
  • E. replanejamento.

A ferramenta elementar de visualização de processos utilizada no gerenciamento da qualidade que preconiza que alguns poucos defeitos respondem pelo maior potencial de perda é o:

  • A.

    fluxograma;

  • B.

    histograma;

  • C.

    folha de checagem;

  • D.

    diagrama de Pareto;

  • E.

    diagrama de dependência.

Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;

  • B.

    benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;

  • C.

    benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;

  • D.

    benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;

  • E.

    benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.

"O problema logístico de qualquer empresa é a soma dos problemas de cada um dos seus produtos. A linha de artigos de uma empresa típica é composta por produtos variados em diferentes estágios de seus respectivos ciclos de vida, e com diferentes graus de sucesso em matéria de vendas. A qualquer momento no tempo, isto cria um fenômeno de produto conhecido como a curva 80 – 20, um conceito extremamente valioso em termos de planejamento logístico".

O texto refere-se a um importante conceito de controle estatístico conhecido como:

  • A.

    médias móveis;

  • B.

    amortecimento exponencial;

  • C.

    estoque ponto a ponto;

  • D.

    amostragem por camadas;

  • E.

    lei de Pareto.

Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.

Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

É necessário que o ciclo PDCA — planejar, desenvolver, checar e agir — seja implementado nessa organização para que as discrepâncias do processo sejam identificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao que preconiza a teoria do ciclo de vida dos produtos, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    os produtos geralmente têm uma vida limitada no mercado;

  • B.

    na fase introdutória há um crescimento lento das vendas;

  • C.

    os lucros são praticamente iguais nos diferentes estágios do ciclo de vida dos produtos;

  • D.

    o volume de vendas atinge seu maior nível no estágio da maturidade;

  • E.

    na fase de declínio a empresa deve buscar reduzir os custos de produção.

Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.

Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

As ferramentas da qualidade incluem o diagrama de Ishikawa, que se caracteriza pela representação gráfica das causas e efeitos de um problema em particular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas flexíveis de manufatura (FMS) são configurações, controladas computacionalmente, de estações de trabalho semi-independentes conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizados.

Entre as vantagens desses sistemas, NÃO podemos apontar:

  • A.

    os sistemas FMS são mais flexíveis do que quaisquer outros sistemas de manufatura;

  • B.

    redução do lead time e do tempo de atravessamento entre 60% e 70%;

  • C.

    economia de estoque, notadamente de materiais em processo;

  • D.

    utilização aumentada, na faixa de 200 a 400%;

  • E.

    redução do número de máquinas em operação, associada à melhoria obtida na utilização.

Sobre os princípios integrantes da escola da qualidade, relacione os autores com os assuntos:

  1. 1. Schewhart, Dodge e Romig
  2. 2. Feigenbaum
  3. 3. Deming
  4. 4. Juran
  5. 5. Ishikawa

( ) Qualidade total, círculos da qualidade.

( ) 14 pontos, ênfase no fazer certo da primeira vez, qualidade desde os fornecedores até o cliente final.

( ) Trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento).

( ) Departamento de controle de qualidade, sistema da qualidade, qualidade total.

( ) Cartas de controle, controle estatístico da qualidade, técnicas de amostragem, Ciclo PDCA.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    2, 3, 4, 5, 1

  • B.

    3, 5, 4, 1, 2

  • C.

    5, 3, 2, 1, 2

  • D.

    5, 3, 4, 2, 1

Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Com vistas a identificar as expectativas de seus clientes com relação a um novo serviço a ser implantado, cujos resultados servirão de base para a elaboração do programa de qualidade no atendimento, a empresa Alfa realizou ampla pesquisa junto aos seus clientes. Os resultados apresentaram grande quantidade de itens considerados importantes pelos clientes, com as mais variadas freqüências, indicando a necessidade de um programa de qualidade demasiadamente amplo, o que configurava um grande problema para a empresa.

Nessa situação, a utilização do método de análise de Pareto como meio para buscar a solução é incorreta.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...