Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A ferramenta elementar de visualização de processos utilizada no gerenciamento da qualidade que preconiza que alguns poucos defeitos respondem pelo maior potencial de perda é o:
fluxograma;
histograma;
folha de checagem;
diagrama de Pareto;
diagrama de dependência.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:
benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;
benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;
benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;
benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;
benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"O problema logístico de qualquer empresa é a soma dos problemas de cada um dos seus produtos. A linha de artigos de uma empresa típica é composta por produtos variados em diferentes estágios de seus respectivos ciclos de vida, e com diferentes graus de sucesso em matéria de vendas. A qualquer momento no tempo, isto cria um fenômeno de produto conhecido como a curva 80 – 20, um conceito extremamente valioso em termos de planejamento logístico".
O texto refere-se a um importante conceito de controle estatístico conhecido como:
médias móveis;
amortecimento exponencial;
estoque ponto a ponto;
amostragem por camadas;
lei de Pareto.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
É necessário que o ciclo PDCA planejar, desenvolver, checar e agir seja implementado nessa organização para que as discrepâncias do processo sejam identificadas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Em relação ao que preconiza a teoria do ciclo de vida dos produtos, NÃO é correto afirmar que:
os produtos geralmente têm uma vida limitada no mercado;
na fase introdutória há um crescimento lento das vendas;
os lucros são praticamente iguais nos diferentes estágios do ciclo de vida dos produtos;
o volume de vendas atinge seu maior nível no estágio da maturidade;
na fase de declínio a empresa deve buscar reduzir os custos de produção.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
As ferramentas da qualidade incluem o diagrama de Ishikawa, que se caracteriza pela representação gráfica das causas e efeitos de um problema em particular.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Os sistemas flexíveis de manufatura (FMS) são configurações, controladas computacionalmente, de estações de trabalho semi-independentes conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizados.
Entre as vantagens desses sistemas, NÃO podemos apontar:
os sistemas FMS são mais flexíveis do que quaisquer outros sistemas de manufatura;
redução do lead time e do tempo de atravessamento entre 60% e 70%;
economia de estoque, notadamente de materiais em processo;
utilização aumentada, na faixa de 200 a 400%;
redução do número de máquinas em operação, associada à melhoria obtida na utilização.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre os princípios integrantes da escola da qualidade, relacione os autores com os assuntos:
( ) Qualidade total, círculos da qualidade.
( ) 14 pontos, ênfase no fazer certo da primeira vez, qualidade desde os fornecedores até o cliente final.
( ) Trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento).
( ) Departamento de controle de qualidade, sistema da qualidade, qualidade total.
( ) Cartas de controle, controle estatístico da qualidade, técnicas de amostragem, Ciclo PDCA.
A seqüência assinalada acima é:
2, 3, 4, 5, 1
3, 5, 4, 1, 2
5, 3, 2, 1, 2
5, 3, 4, 2, 1
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Com vistas a identificar as expectativas de seus clientes com relação a um novo serviço a ser implantado, cujos resultados servirão de base para a elaboração do programa de qualidade no atendimento, a empresa Alfa realizou ampla pesquisa junto aos seus clientes. Os resultados apresentaram grande quantidade de itens considerados importantes pelos clientes, com as mais variadas freqüências, indicando a necessidade de um programa de qualidade demasiadamente amplo, o que configurava um grande problema para a empresa.
Nessa situação, a utilização do método de análise de Pareto como meio para buscar a solução é incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...