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No Dicionário de Administração de Lacombe (2004) o comportamento organizacional é definido como um campo de estudo sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, que visa:
prever, explicar e excluir os comportamentos das pessoas indesejadas;
modelar, alterar e reajustar os comportamentos das pessoas indesejadas;
compreender, explicar e alterar os comportamentos das pessoas;
prever, identificar e readaptar os comportamentos das pessoas;
compreender, prever e explicar os comportamentos das pessoas.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da dinâmica das organizações e da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
A existência de um sistema social em uma organização implica que esse ambiente organizacional seja um conjunto de relações estáticas, conforme descrito em um organograma empresarial.
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Acerca da dinâmica das organizações e da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhados pelos membros de uma organização e pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo.
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Acerca da dinâmica das organizações e da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
As culturas organizacionais são bastante dinâmicas, por isso modificam-se rapidamente para adequar-se a novos objetivos organizacionais.
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O comportamento organizacional refere-se às ações de indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação.
Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.
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Em artigo denominado Cultura e Competência Organizacional, Fischer, Fleury e Urban abordam o conceito de competência no contexto coletivo e concluem, entre outros aspectos, que a cultura exerce papel essencial para que a competência individual possa emergir. De forma análoga, o clima organizacional é fundamental para que indivíduos coloquem suas competências à disposição da empresa. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.
Cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de elementos simbólicos capazes de ordenar, atribuir significações e construir a identidade de uma coletividade.Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em artigo denominado Cultura e Competência Organizacional, Fischer, Fleury e Urban abordam o conceito de competência no contexto coletivo e concluem, entre outros aspectos, que a cultura exerce papel essencial para que a competência individual possa emergir. De forma análoga, o clima organizacional é fundamental para que indivíduos coloquem suas competências à disposição da empresa. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.
O nível de análise da variável clima organizacional vinculase às percepções individualizadas de cada profissional a respeito dos atos e dos fatos institucionais e às consequências destes para seu desempenho, independentemente da percepção coletiva.Administração - O comportamento organizacional - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2009
Ajudar as organizações e as pessoas a fazer mudanças positivas no modo como elas conduzem suas atividades, o que, frequentemente, também muda a cultura organizacional, é uma característica do líder
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Acerca das teorias da motivação, no que diz respeito ao comportamento organizacional, julgue os itens subsequentes.
Segundo a teoria da expectância (VIE), a expectância é definida como a expectativa de que os resultados almejados pelo indivíduo serão alcançados por meio de uma determinada ação.
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Texto para as questões 33 e 34
A interação das organizações é feita, tanto internamente, entre seus colaboradores, quanto externamente, considerando as influências do meio que as circunda. E é da qualidade dessas interações que muito depende a continuidade de uma organização.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca da cultura organizacional e de estruturas organizacionais.
Na cultura organizacional, há componentes observáveis externamente, como a linguagem, por exemplo, que não se revelam tão prontamente, assim como os valores e crenças de seus colaboradores.
Constitui consequência da disfunção da cultura organizacional, entre outras, a resistência às mudanças por parte dos colaboradores.
Socialização ou aculturação é o processo de aquisição de uma cultura organizacional.
Não é indicado que, na admissão de novos empregados, sejam-lhes repassadas normas de conduta da organização, visto que estas devem ser aprendidas com o dia-a-dia do serviço.
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