Questões sobre O&M

Lista completa de Questões sobre O&M para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem. Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o gerenciamento de processos:

( ) Quando realizado de modo eficiente, permite para as organizações vantagem competitiva, melhor rentabilidade, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes por meio de produtos e serviços em nível superior de qualidade.

( ) Tem como um dos modelos emblemáticos a reengenharia de processos.

( ) Tem como uma de suas técnicas a identificação dos gargalos, ou seja, a verificação de quem está atrasando e o de quanto está atrasando determinada tarefa.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V
  • B. V – V – F
  • C. V – F – V
  • D. F – V – V
  • E. F – F – V

Planejar o layout engloba desde a localização da empresa até as dimensões interdepartamentais e departamentais. Decidir qual o layout adequado é fundamental para a estrutura, pois exerce impacto direto nos resultados da operação. Assinale a única alternativa que contém os tipos de layout comumente utilizados:

  • A. Processo – Produto – Posicional – Celular.
  • B. Processo – Produto – Orgânico – Estrutural.
  • C. Estratégico – Gerencial – Tático – Operacional.
  • D. Físico – Virtual – Fixo – Móvel.
  • E. Triangular – Retangular – Circular – Hexagonal.

A respeito da gestão de processos, assinale a alternativa correta.

  • A. Na gestão de processos, a construção de indicadores de desempenho e a sua mensuração devem ter como referências essenciais o enfoque preponderante na produtividade dos empregados e a definição de padrões como limites máximos para a performance.
  • B. O ciclo de vida de um processo envolve as etapas indicadas na seguinte sequência: criação; redesenho; maturidade institucional; e, experiência adaptativa.
  • C. A gestão de processos pode produzir vários benefícios para a organização, tais como desenvolvimento de habilidades e compartilhamento de responsabilidades. No entanto, não favorece o trabalho em equipe em razão de que se fundamenta na unidade de comando.
  • D. Um processo pode ser entendido como a transformação de um conjunto de inputs/entradas (por exemplo: materiais, pessoas, informações) em outputs/saídas (por exemplo: produtos, serviços) para atender a clientes internos ou externos.
  • E. Na reengenharia de processos, o escopo não admite envolver mais de duas áreas funcionais (escopo interfuncional), tampouco mudanças simultâneas na cultura e na estrutura organizacionais.

Na organização voltada para processos, a gestão tem características específicas. Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção incorreta.

  • A. Na organização voltada a processos, existe o objetivo de otimizar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade.
  • B. Na organização voltada a processos, os processos são melhorados em busca de maior eficiência, velocidade ou qualquer outro objetivo de desempenho.
  • C. Na organização voltada a processos, existe uma estrutura que privilegia áreas funcionais e as trata como funções permanentes não integradas.
  • D. Na organização voltada a processos, os processos cruzam fronteiras funcionais provocando a horizontalização em detrimento da verticalização da cadeia de comando.
  • E. Na organização voltada a processos, permite-se que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência de longo prazo.

As empresas, no contexto atual caracterizado pela constante mudança, precisam adaptar-se a cada momento, garantindo a sua sobrevivência e competitividade no mercado. Uma abordagem que vem sendo utilizada com o objetivo da melhoria da qualidade e do aumento da competitividade é o gerenciamento por processos.

O gerenciamento por processos caracteriza-se por

  • A. ter o foco na estrutura da organização, considerando a predominância da verticalização da hierarquia.
  • B. ter o foco no processo produtivo e na sua relação com o desempenho financeiro da empresa.
  • C. identificar os gargalos do processo produtivo e delimitar a área de atuação de cada setor da organização.
  • D. identificar tanto os clientes quanto os fornecedores, assim como as entradas e saídas de cada processo.
  • E. privilegiar os macroprocessos que são os elementos fundamentais no gerenciamento da rotina.

Qual é o objetivo da Matriz GUT?

  • A. Registrar informações da empresa.
  • B. Mapear processos.
  • C. Analisar problemas.
  • D. Identificar problemas.
  • E. Priorizar problemas.

Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens de 61 a 66. A gestão por processos compreende a seguinte hierarquia decrescente de estágios: macroprocessos, processos, operações e atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. 2,3,4,5,1.
  • B. 3,4,5,1,2.
  • C. 1,2,3,4,5.
  • D. 4,5,1,2,3.
  • E. 5,4,3,2,1.

Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens de 61 a 66. Atualmente, a gestão por processos é uma tendência nas organizações, visto que contribui para o aumento da qualidade e para a redução de custos dos produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...