Lista completa de Questões sobre Organização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A empresa Criativa S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado que se apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:
matricial
de linha
BCG
cruzado ou conjugado
linha x staff
Ao optar pela departamentalização por projeto, a qual combina as estruturas por função e por produto, a diretoria do Laboratório LABOMED Ltda. solicitou a você que traduzisse esta opção em um novo organograma, sendo escolhido o organograma:
Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.
Flexibilidade Organizacional
Trabalho em equipe
Programa de Qualidade
Melhoria contínua de processos
Aprendizagem Organizacional
Quanto à departamentalização, podemos afirmar que:
Para que os empregados de sua empresa colaborem e trabalhem juntos em diversos projetos optou-se por uma estrutura matricial de desenho departamental. Isto significa que a organização:
Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:
história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.
história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.
história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.
história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.
história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.
O texto descreve a estrutura organizacional básica denominada
Sobre centralização e descentralização administrativa, analise as afirmativas a seguir:
I. A descentralização, também chamada de desconcentração administrativa, consiste na distribuição interna de competências entre os órgãos que integram a estrutura de uma mesma pessoa jurídica.
II. Na Administração Direta, a atividade administrativa será desenvolvida diretamente por um dos entes que integram a federação brasileira, ou seja, União, Estados, Distrito Federal e municípios, através dos órgãos e agentes que integram a sua estrutura.
III. Na descentralização, pode haver delegação de funções de um poder para órgãos de outro poder.
É/São verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
As organizações formais necessitam descobrir formas eficazes de administração; uma delas é a departamentalização, que pode ser entendida como:
o agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz;
uma quantidade significativa de autoridade delegada aos níveis mais baixos de uma organização;
a forma de delegação que envolve uma quantidade ilimitada de poder, conforme os objetivos organizacionais;
a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível;
um novo método de gerenciamento, com base na delegação, na centralização e nos padrões de desempenho.
A estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas. Assim sendo, existem alguns elementos fundamentais que os gestores precisam considerar quando projetam a estrutura da organização:
a cadeia de comando, que apresenta a autoridade fluindo dos níveis mais baixos da organização para os mais altos;
a centralização e a descentralização, que envolvem a delegação de autoridade; e a cadeia de comando, que representa a definição clara da autoridade;
o produto ou processo que será fabricado pela organização e os níveis de comando do núcleo operacional e fabril;
a especialização do trabalho, que permite identificar a autoridade para a tomada de decisão;
a formalização, que envolve o nível adequado de centralização, e permite à organização responder com rapidez às exigências do mercado interno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...