Lista completa de Questões sobre Organização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O novo gerente de produtos químicos da Empresa Jaú, em Parintins, ao assumir sua função, constatou que a organização está perdendo clientes e mercado por causa da sua estrutura organizacional extremamente conservadora. Tendo isso em conta, assumiu como meta uma mudança estrutural que propicie o máximo de especialização nos diversos cargos da empresa, permitindo melhor supervisão técnica e comunicações diretas, sem intermediários, além de favorecer a separação das funções de planejamento e controle das de execução. A meta adotada pelo gerente indica vantagens de uma organização do tipo:
linear.
staff.
linha-staff.
funcional.
matricial.
Duas empresas de produção de alimentos no Município de Tabatinga, no Amazonas, para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, adotaram estruturas organizacionais que classificam uma como organização moderna e a outra como organização contemporânea. Assim, são características destas organizações, respectivamente, as estruturas do tipo:
funcional e matricial.
matricial e staff-linha.
staff-linha e de equipes.
divisional e funcional.
de equipes e divisional.
Assinale a alternativa incorreta sobre descentralização:
A descentralização seletiva refere-se à dispersão do poder para muitos tipos de decisões no mesmo local.
A descentralização horizontal refere-se à extensão em que os não-gerentes controlam os processos de decisão.
Deve-se descentralizar, porque ela constitui um estímulo para a motivação.
A dispersão do poder formal cadeia abaixo da autoridade de linha é denominada descentralização vertical.
Rodrigo, supervisor técnico da Empresa Alfa de material ortopédico da região sul do Amazonas, elaborou um relatório, indicando que a empresa tem ambiente empresarial estável, produção rotineira, tecnologia tradicional e desafios apresentados aos indivíduos rigorosamente previsíveis, repetitivos e programados. Assim, o tipo de organização dessa empresa é o:
contingencial.
situacional.
sistêmico.
burocrático.
adhocrático.
Sobre os tipos de departamentalização assinale a alternativa correta:
Estrutural, por produtos ou serviços, por base territorial, por fornecedor, por processo, por projeto e matricial.
Funcional, por produtos e serviços, por fornecedor, por concorrentes, por clientela, por processo, por projeto e matricial.
Funcional, estrutural, locacional, por clientela, por fornecedor e por concorrente.
Funcional, por produtos e serviços, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e matricial.
Em visita de supervisão à Clínica Central de Olhos, Marcos constatou que os grupos de funcionários desconheciam o espaço organizacional ocupado pelos outros grupos, o que demonstra que, do ponto de vista organizacional, existia entre eles uma separação:
geográfica.
funcional.
de status.
de prestígio da função.
pelo poder.
Existem critérios para avaliar a departamentalização, todos eles baseados na interdependência. Sobre o assunto, assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
A seqüência assinalada acima é:
V, V, V, V, F, F, F
V, F, V, V, F, V, F
F, V, F, V, V, F, V
F, V, F, F, V, F, V
O diagnóstico realizado na empresa Floral de artigos ortodônticos mostrou que ela apresentava as seguintes características: processo de decisões centralizado na cúpula da organização, permitindo pequena delegação de decisões simples e rotineiras; relações interpessoais toleradas em clima de relativa condescendência e sistema de comunicações relativamente precário, prevalecendo comunicações descendentes. Tais características mostram que o sistema administrativo da Floral é do tipo:
consultivo.
complexo.
funcional.
autoritário coercitivo.
autoritário benevolente.
Sobre os tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional é correto afirmar:
Organização formal, organização informal e organização de linha-staff.
Organização burocrática, organização funcional e organização formal.
Organização linear, organização funcional e organização burocrática.
Organização linear, organização funcional e organização de linha-staff.
Sobre as principais características da organização formal, é correto afi rmar:
Responsabilidade, motivação, especialização, autoridade, racionalismo e coordenação.
Departamentalização, supervisão, comunicação e negociação, delegação e descentralização.
Divisão do trabalho, verticalização, hierarquia, autoridade e diagnóstico.
Divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade, responsabilidade, racionalismo e coordenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...