Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao planejamento organizacional e à relação das organizações com o ambiente, julgue os itens a seguir.
Entre as etapas do planejamento operacional estão o planejamento do uso do tempo e dos recursos, a análise da turbulência externa e a previsão dos meios de controle.
No processo de planejamento, a estratégia da empresa voltada para a dominação de um segmento de mercado que ela atua, concentrando os seus esforços e recursos na preservação de algumas vantagens competitivas, denomina- se estratégia de
No planejamento estratégico, a análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de
Acerca do processo administrativo e da administração contemporânea, julgue os seguintes itens.
Os objetivos caracterizam a razão da existência de uma organização e a atividade de planejamento inicia-se por sua formulação. Assim, os objetivos refletem as dimensões econômicas, sociais e de serviços da organização.
Segundo a UNESCO, a organização contemporânea baseada na informação necessita ser flexível e aumentar sua capacidade de aprender devido a estruturas complexas e a um panorama econômico dependente de inovações propiciadas por tecnologias da informação distintas e mutáveis e dos efeitos da globalização. Em relação à gestão da informação no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.
A incerteza ambiental é determinada pela complexidade e pela sua variação, sendo a complexidade associada à magnitude e à variedade dos componentes ambientais, enquanto a variação é definida pela freqüência e previsibilidade das mudanças em tais componentes.
No que se concerne à solução de problemas, à modelagem de sistemas e ao processo de construção de modelos, julgue os itens a seguir.
Uma vez que são estratégias simplificadoras ou regras práticas, a heurística auxilia a compreender o complexo ambiente que cerca as decisões. Embora úteis, sua utilização, em algumas vezes, pode levar a sérios erros.
Com respeito ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue os itens seguintes.
A análise do ambiente externo da organização proporciona à equipe responsável pelo planejamento o conhecimento das oportunidades e ameaças proporcionadas pelos fatores ambientais.
O Balanced Scorecard (praticamente sem tradução no Brasil) é uma ferramenta recente que permite à alta administração focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para o sucesso a longo prazo. Por essa razão, é correto afirmar que:
o desempenho operacional de curto prazo tem importância reduzida, em face da orientação de autores no sentido da prevalência do caráter holístico do Balanced Scorecard nas organizações.
a conhecida e tradicional ordenação de temas organizacionais típicos da abordagem contingencial de Lawrence e Lorsch perde relevância em função da criação de processos críticos gerenciais listados pelos estudiosos da nova ferramenta, críticos que são da ordenação de temas organizacionais que não consideram o caráter sistêmico, hoje tão presente.
as estruturas conceituais derivadas de processos e programas cedem lugar ao caráter ideológico do scorecard que trouxe uma nova forma de avaliar os esforços organizacionais, preterindo recentes esforços teóricos importantes como a abordagem estruturalista de Etzioni, em benefício deste seu caráter ideológico.
as metas definidas para as unidades constitutivas das organizações, as equipes e comitês de trabalhos são agora balanceadas e a unidade que melhor demonstrar possibilidades de sucesso num determinado projeto assume a liderança e segue até outro momento de análise que também considere as unidades, equipes e comitês anteriormente em cogitação.
não elimina o papel dos indicadores financeiros, mas integra esses indicadores a um sistema gerencial mais equilibrado que vincula o desempenho operacional de curto prazo a objetivos estratégicos.
Com respeito ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue os itens seguintes.
A fase de controle e avaliação do planejamento estratégico é uma das atividades inseridas na análise de pontos fortes e fracos internos à organização.
A teoria da autopoiesis, que tem em Gareth Morgan um excepcional divulgador, reconhece que sistemas podem ser caracterizados como tendo ambientes, mas insiste em que as relações com qualquer ambiente são internamente determinadas. Sendo assim:
pode haver incontáveis cadeias de interação entre sistemas e, dentro deles, A ligando-se a B, C, D, E, e assim por diante, não existe qualquer padrão independente de causalidade.
o feedback estratégico tem de ser repensado para testar, validar e modificar as hipóteses incorporadas às estratégias diretamente conectadas aos negócios.
a teoria da autopoiesis pode ser entendida como uma rede de partes separadas, razão pela qual faz sentido dizer que um sistema interage com seu ambiente externo, já que as transações de um sistema com seu ambiente não são transações internas, nem são transações automáticas.
a teoria da autopoiesis é considerada como um esforço de auto-reprodução por um sistema internamente aberto de relações conducentes ao estabelecimento de estratégias e táticas centradas apenas no ambiente que interessa, pois tal ambiente é o desejado pela administração superior porque traz resultados de cunho financeiro.
autores consideram que a teoria da autopoiesis tem uma indesculpável semelhança com a abordagem de sistemas abertos apontada pelo Daniel Katz e Roberto L. Kahn no final da década de 70, por intermédio da obra Psicologia Social das Organizações e, portanto, não merece um tratamento diferenciado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...