Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de tomada de decisão está associado ao conceito de planejamento. E uma das etapas do planejamento é a fixação de objetivos. Há três tipos de objetivos a atingir: CP - curto prazo (objetivos operacionais); MP - médio prazo (objetivos departamentais); e LP - longo prazo (objetivos organizacionais).

Assinale a sigla correspondente na coluna da direita, associando os objetivos listados na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (MP) / 4 (MP) / 5 (CP)

  • B.

    1 (MP) / 2 (LP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (MP)

  • C.

    1 (LP) / 2 (MP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (LP)

  • D.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (CP) / 4 (MP) / 5 (LP)

  • E.

    1 (MP) / 2 (CP) / 3 (MP) / 4 (LP) / 5 (CP)

"É a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios".

O texto acima, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se

  • A. ao indicador de desempenho.
  • B. à meta.
  • C. à avaliação.
  • D. ao diagnóstico.
  • E. ao projeto.

No planejamento, a atividade básica do diagnóstico é a

  • A. formulação de objetivos.
  • B. coleta de dados.
  • C. identificação de hipóteses.
  • D. avaliação.
  • E. definição de indicadores.

Ansoff, em seu modelo de delineamento de estratégia empresarial, afirma que dois tipos correlatos de estratégia são usados para caracterizar a direção do desenvolvimento estratégico da empresa: a estratégia de carteiras e a estratégia competitiva. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: vetor de crescimento geográfico, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. Analise a representação:

Para esse modelo de estratégia, o resultado da relação produto/missão, para cada quadrante do vetor de crescimento é, respectivamente:

  • A.

    quadrantes 1 e 2 diversificação e desenvolvimento de produtos.

  • B.

    quadrantes 1 e 4  penetração de mercado e desenvolvimento de mercados.

  • C.

    quadrantes 2 e 3 desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de mercados.

  • D.

    quadrantes 2 e 4  desenvolvimento de mercados e diversificação.

  • E.

    quadrantes 2 e 4 desenvolvimento de mercados e diversificação.

Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação destaca- se a falta de

  • A. empenho do diretor do serviço.
  • B. harmonia da equipe de profissionais.
  • C. apoio da alta administração.
  • D. informações correntes sobre a comunidade.
  • E. registro sistemático de dados de desempenho.

A teoria de Reddin da eficácia gerencial apresenta quatro estilos básicos de gestão que são:

  • A.

    dedicado, transigente, relacionado e burocrata.

  • B.

    missionário, transigente, executivo e separado.

  • C.

    integrado, dedicado, relacionado e separado.

  • D.

    desertor, promotor, burocrata e relacionado.

  • E.

    separado, desertor, burocrata e executivo.

Em planejamento, o sucesso da avaliação externa (realizada por terceiros) depende da

  • A. experiência dos avaliadores e do tempo dedicado ao processo de avaliação.
  • B. competência da equipe responsável e da forma como for implementada.
  • C. exaustividade da coleta de dados e da característica da unidade de informação.
  • D. carga de trabalho da equipe e do apoio do responsável pelo serviço.
  • E. ocasião da avaliação e de sua importância para a instituição mantenedora.

No modelo organizacional proposto por Mintzberg, o Planejamento Estratégico é parte

  • A.

    da linha intermediária.

  • B.

    da cúpula estratégica.

  • C.

    do núcleo operacional.

  • D.

    da tecnoestrutura.

  • E.

    da assessoria de apoio.

As ações estratégicas que uma organização empreende para melhorar sua posição diante de concorrentes reais ou potenciais são as

  • A. normativas.
  • B. operacionais.
  • C. objetivas.
  • D. táticas.
  • E. competitivas.

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia

  • A. da maximização ou otimização.
  • B. da satisfação ou projetiva.
  • C. da otimização ou analítica.
  • D. de adaptação ou homeostase.
  • E. da minimização ou analítica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...